Jornal 267

Ano 8 – Nº 267 / sexta-feira,  13 março de 2020

EDITORIAL

A (re)Descoberta do Legislativo e o Fortalecimento da Democracia

Há algo de novo na interlocução dos movimentos e grupos sociais com o Estado brasileiro. E essa novidade é a relevância cada vez maior que o Poder Legislativo tem adquirido na pauta de diversos sujeitos coletivos que, até a bem pouco tempo, mantinham relações muito mais frequentes, e próximas, com o Executivo. As razões da quase onipresença do Poder Executivo, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, na relação com a população, organizada ou não, tem complexas raízes históricas no Brasil.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 16 de março vai discutir as expectativas e realidades da Educação Básica em Minas Gerais para 2020. Vamos receber representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (APUBH) e também do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH).

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA 
Perspectivas para a educação Federal em 2020 – Cristina Del Papa (Sindifes e Maria) Rosária Barbato (APUBH)
As coordenadoras de importantes sindicatos de servidores da educação Federal em Belo Horizonte  e Região Metropolitana apresentaram a realidade das instituições.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Suzy e os invisíveis – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Fica bem demarcado o intento de emplacar uma solução para o fim dos problemas que assolam a humanidade: eliminar os diferentes.

Repensar a educação na Estranha ordem das coisas – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Como podemos avançar na compreensão da crise da democracia liberal, da ascensão do neoconservadorismo e das dificuldades da escola se converter em laboratórios da democracia?

Acabemos com a escola – Tentativa 2 – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A escola pública é aquela que“acolhe e não escolhe”. Nela deve caber todos e todas para aprender os valores republicanos – ou seja, aqueles valores da convivência pública tanto com as coisas inanimadas quanto com os seres irracionais e racionais.

Entre o saber popular e o saber acadêmico: Viradouro de alma lavada – Laís Melo de Andrade – EXCLUSIVO
Sem desmerecer, sem enaltecer, o científico e o popular se completam, e a necessidade do diálogo entre os saberes, faz ficar evidente que através do popular se tem o científico e os seus processos de construção para a ciência e evolução da humanidade.

A rainha da sucata e o sucateamento do Brasil – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A devastação de biomas significativos, a desterritorialização de comunidades tradicionais, em especial, indígenas e quilombolas demostram que a democracia está em desconstrução.

A luta dos trabalhadores na educação – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana a coordenadora do SindiUTE-Minas fala sobre a importância de toda comunidade escolar apoiar a greve.

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CONVITE À LEITURA
A esperança está na raiva: como sobreviver em tempos de uberização – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Não há direitos. Não há tempo para lazer. Não há tempo para viver. Sobrevive-se sob a falsa ideia de liberdade.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Crianças que estão na escola, mas nela não aprendem – Sueli Maria de Oliveira – EXCLUSIVO
Em nossa sociedade a cultura letrada exerce uma função social de destaque e embora domine outros saberes que são importantes, uma pessoa não alfabetizada enfrentará diversas dificuldades para sobressair socialmente.

ENTREMEMÓRIAS
Educando o olhar em territórios periféricos – Jéferson Silveira Dantas – EXCLUSIVO
No que se refere aos aspectos culturais daquele território, eram e são comuns as tendas espíritas, os terreiros de candomblé e a presença de templos evangélicos e católicos, dando bem a medida de uma pluralidade religiosa no local (sincretismo religioso).

LIVRE EXPRESSÃO
A PALAVRA DO ARESTO – acórdão da opressão – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
No processo de construção da história os muros não são símbolos, são tijolos suados. Discutir a natureza dos tijolos contrariaria a natureza do projeto, e possivelmente, alteraria o resultado da massa.

PESQUISA EDUCACIONAL
RBEB – Revista Brasileira de Educação BásicaMatheus Phillip – EXCLUSIVO
A Revista Brasileira de Educação Básica é um periódico eletrônico, de acesso aberto, para a divulgação das experiências escolares e das pesquisas em educação desenvolvidas na escola básica brasileira.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O coronavírus é uma pandemia. E agora? – Maria G. Lara/Observatório – EXCLUSIVO
Na última quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde declarou o COVID-19 uma pandemia, mas isso não quer dizer que o vírus tenha se tornado mais perigoso.

O sucesso e o verdadeiro impacto da ciência brasileira – Darwin e Deus, na Folha de S. Paulo
Em poucos parágrafos simples e diretos, o professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do IFSC-USP, ajuda a desfazer a névoa de desinformação que insiste em classificar a ciência brasileira como irrelevante ou pouco produtiva

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
USP oferece cursos online para alunos de rede pública – Agência Brasil
Inscrições podem ser feitas pela internet até sexta-feira

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​AMÉRICA LATINA
Rechazo a Adriana Puiggrós por decir que los exámenes son instrumentos de control – La Nacion Argentina
La viceministra de Educación cuestionó el sistema de evaluaciones implementado durante el macrismo y el exministro Finocchiaro le respondió.

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​PENSAR INDICA
O programa Papo Ciência, podcast de divulgação científica produzido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano lançou no dia 8 de março o episódio especial com o tema “Mulheres na Ciência”. O tema foi discutido com o objetivo de inspirar e incentivar meninas e mulheres a participarem da Ciência.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção
 – Na próxima semana a Faculdade de Educação da UFMG realiza a Semana SER PROFESSORA / SER PROFESSOR. O evento apresenta um conjunto de debates e atividades para recepcionar os novos alunos da Universidade e discutir a construção de um projeto institucional para as licenciaturas da UFMG.

OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Tretel em 12/03/2020 (Educação e Debate, edição 266, 06/03/2020, FUNDEB Permanente: porque Educação é Direito Humano). Concordo plenamente com a professora Analise. Dia 18 próximo, Dia Nacional de Luta na Rua pela Educação, é preciso que levantemos a bandeira do FUNDEB PRÁ VALER, com ampliação da participação da União no investimento em educação dos atuais 10% para 40%

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TIRINHA
CavalcantiEXCLUSIVO