Educação em debate, edição 290

Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Seria o comportamento da babá (ou suposta babá) uma consequência social ou sua falta de mérito a levou a ser uma babá (que, provavelmente, faz parte dos que ganham 01 salário dito mínimo ou pouco mais do que isso)?

Bacurau e Coringa, duas faces de uma mesma moeda  – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Sem pretensão quanto a fazer reflexões sobre qualquer um dos filmes que se enquadre nesta ou naquela categoria analítica, nem tampouco traçar um panorama geral comparado, atento-me aqui para possíveis aproximações entre eles e a nossa realidade.

Muros que caem, Socialismo e Democracia – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Estávamos em meados da última década do século passado e vivíamos o rescaldo e a ressaca do fim do socialismo realmente existente, que caíra, na expressão insuspeita de Eric Hobsbawm, como um castelo de cartas.

As razões da militarização do ensino II: Período Contemporâneo – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A interferência desse aparato alcança o sistema educacional. Nas escolas os alunos usam fardas militares, fazem cursos e estágios de defesa em unidades bélicas.

Democracia e Educação do corpo em tempos de (contra)reformas educacionais – Tarcísio Mauro Vago
Alguma coisa está “fora da ordem”, e a Democracia corre perigo. Novamente, volta um sentimento de que “aqui tudo parece que era ainda construção e já é ruína”.

Sobral, caso de sucesso da educação brasileira – Educa 2022
É claro que muita gente se interessa por saber qual o “segredo de Sobral”: como foi que o município chegou até esses indicadores de cobertura, acesso, fluxo e desempenho?

Sem compromisso com a valorização docente – Márcia Ângela Aguiar (para o Trem das Letras)
Para diretora da Anpae, versão atual das DCNs traduz abordagem reducionista e tecnicista da formação docente

Coletivo de professores de Vinhedo divulga carta sobre ações ilegais e autoritárias contra professora – Carta Campinas
Não se omitir diante de agressões cometidas contra professores, grupos de professores ou escolas que realizem trabalhos pedagógicos críticos e cidadãos é uma postura fundamental.

Para especialistas, Future-se compromete autonomia universitária – Agência Senado
Segundo os especialistas, a iniciativa do governo que busca atrair recursos financeiros a universidades e institutos federais de educação, compromete a previsão constitucional de autonomia universitária.

Petróleo: leiloando o futuro da Educação – Avaliação Educacional
No momento em que se discute o FUNDEB, principal fonte de financiamento da educação básica, é particularmente importante atentarmos para o desmonte do financiamento do Estado que está em curso.

Análise: Novo programa do MEC pode mascarar ineficiências no ensino superior – Estadão
Especialista vê risco em proposta do governo federal de aumentar nota para faculdade privada que ceder espaço no ensino básico

O jornalismo de educação merece o mesmo tratamento que o político, diz editora-chefe da Chalkbeat – Folha
A escassez de cobertura é propícia à ignorância, desengajamento e má conduta.

Educação e Democracia –  Inês Barbosa
Considerar o currículo quando falamos de educação democrática é fundamental e esse é o ponto de pesquisa da ex-Presidente da Associação Nacional de Currículo.

Formação específica melhora educação infantil – Trem das Letras
A compreensão de aspectos do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos tem feito com que educadores tenham interações mais ricas com crianças.

Descompromisso explícito com a educação – Luiz Araújo (para o blog do Ivan Valente)
A ideia do governo é ir desmontando rapidamente tais programas e jogar a responsabilidade para estados e municípios.

CNE aprova resolução que define as novas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores e institui BNC-Formação – Undime
Foi aprovada hoje (7) no CNE a resolução que define as novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial de Professores da Educação Básica e Institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

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