Educação em Debate, edição 280

O pandemônio das teleaulas – Karen Dayanne Nunes – EXCLUSIVO
Muitos colegas expuseram as fragilidades, a suspeita de plágio e outros erros gravíssimos do material conteudista e que desconsidera o estimulo ao pensamento crítico do aluno.

Relações de poder e gestão escolar na contemporaneidade – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
Qualquer grupo está permeado por questões de poder. O poder é inerente ao ser humano. E isso porque o poder é político. E o homem é um animal político.

O ensino remoto em tempo de pandemia e o homeschoolingChristian Lindberg – EXCLUSIVO
Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados a medida provisória nº 934/2020. Ela estabelece normas excepcionais para o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes da pandemia do coronavírus.

Década de 1920 e 2020: nacionalismo e sanitarização moral das escolas – Raquel Melilo e Renata Fernandes Maia de Andrade – EXCLUSIVO
Hoje, parece que se pretende terminar o assentamento que não foi integralizado no passado. E que fique claro: por assentamento entendemos o apagamento de identidades étnicas e nacionais.

Aulas Remotas e seus desafios em tempo de pandemia – Marcelo Silva de Souza Ribeiro e Clara Maria Miranda de Sousa – EXCLUSIVO
Uma vez os estudantes confinados em suas casas, ou supostamente nelas isolados, também escancara outro problema, ainda relativo a desigualdade social, que é a própria qualidade de vida.

Sujeitos Históricos
Neste episódio conversamos com Raquel Nascimento, graduanda de Licenciatura em História pela UFPE e bolsista do projeto “Professora Maria Celeste Vidal: formação e militância de uma presa política”. Ela falou sobre sua pesquisa, suas experiências em sala de aula e da relação entre pesquisa e prática educacional.

Professoras da educação básica: os desafios da autoria
A experiência da professora-autora foi o destaque do PENSAR ao Vivo do dia 10 de junho. O bate papo “Professoras da educação básica: os desafios da autoria”, com Marcelino Curimenha, Daiana Zanelato e Renata Oliveira, autores de artigos publicados pela RBEB, pretende valorizar e refletir sobre a publicação de práticas escolares de professoras e professores da Educação Básica.

“Da creche à educação superior: desafios sanitários e pedagógicos para o retorno pós isolamento social” – Frente Pela Educação Democrática
Debate com o objetivo é construir coletivamente parâmetros e orientações que garantam, aos estudantes, às famílias e aos profissionais, condições sanitárias seguras e, ao mesmo tempo, o direito à Educação de qualidade.

Entrevista com Evaldo Piolli: “Estamos diante de uma situação que pode nos conduzir a um processo irreversível de privatização na educação” – Ideias de Esquerda
Professor da Faculdade de Educação da UNICAMPconversou sobre as políticas do MEC, o processo de privatização, o cenário da educação na pandemia e as perspectivas do financiamento da educação pública no país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *