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Ano 4 – Nº 133 / sexta-feira, 26 de agosto de 2016

EDITORIAL

A PEC 241 e o presente/futuro da educação brasileira

Nesses dias em que vivemos o período mais sombrios de nossa história recente, em que a Constituição da República é rasgada e a democracia violentada, os defensores dos interesses da minoria da população seguem seu curso de agressão ao direitos da maioria da população, de destruição das políticas públicas e de destruição do Estado brasileiro. E, mais do que isso, criam as condições para que num futuro próximo haja um retrocesso brutal nas conquistas sociais, nomeadamente no campo da educação. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de abril receberá o mestre em Ensino da Ciência, Marcio Antônio da Silva, para falar de sua dissertação “A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local: o olhar dos professores do ensino médio”. O trabalho discute como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar e como eles e os alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas.

Segunda também tem a coluna Educação em Pauta, com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Jovem Protagonista.

ENTREVISTA

“Tenho Dois Papais” – Bela Bordeaux

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 22 de agosto, recebeu autora do livro “Tenho Dois Papais” Bela Bordeaux. A entrevista tras à tona discussões sobre a diversidade no universo infantil. O livro “Tenho 2 papais” conta a história de uma família muito feliz, que por acaso tem dois papais. A ideia é mostras que todos os formatos de família são lindos, o que importa é ter amor. E a mensagem não é apenas para os pequenos, alguns grandões também precisam rever conceitos.

CONVITE À LEITURA  

“A Qualidade da Escola Publica: um debate permanente” – Virgilino Martins Félix – EXCLUSIVO

O livro “A Qualidade da Escola Pública no Brasil”, apresenta artigos cuja temática vem sendo discutida há anos, mas que nunca deixou de ser atual. No mundo em constante desenvolvimento, principalmente tecnológico, não podemos deixar de pensar no desenvolvimento da própria educação e questionar constantemente sobre sua qualidade.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

O Blog do Pensar reproduziu o editoria do Pensar a Educação em Pauta da ed. 132. Dada a importância do debate sobre o Ensino Médio, o texto aborda a complexidade dessa modalidade de ensino e a necessidade de uma reforma ampla que atenda docentes e estudantes. Além disso, o Blog traz uma reflexão sobre a serventia da História da Educação. Tal questão teve a conclusão de que: “Num momento em que grande estradas e pontes para o passado estão sendo rapidamente pavimentadas, talvez uma das responsabilidades dos(as) historiadores(as) da educação seja mesmo, e mais uma vez, ajudar a nossa gente a  conhecer as grandes novidades que essa passado pode revelar”.

Série Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852) – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Aprofundar-se é estabelecer relação com a tradição. Não é a primeira vez que a elaboração crítica de um golpe se torna necessária. Muitos outros já o fizeram em outros tempos.

Más apuntes sobre maestros y maestras en México – Blanca Susana Vega -EXCLUSIVO

En México, desde el año 2013, los maestros han protestado por la nueva Reforma Educativa que ha implementado la presidencia de la República sin su consulta, una Reforma que apunta entre otras cosas a una evaluación de los maestros sin considerar los contextos en los que desarrolla su práctica educativa.

Da Arte de Organizar o Circo a partir da Jaula dos Macacos: putsch e democracia dos ridículos – Marcus Vinicius Corrêa Carvalho – EXCLUSIVO

Podemos pensar que democracia seja, ao contrário do senso comungado, a ação que arranca, continuamente, dos governos oligárquicos o monopólio da vida pública e da riqueza, sua pretensiosa onipotência sobre a vida. Um dos valores desse modo de ver seria a ideia de recuperar a força singular que sonhamos como própria à ação democrática.

A paciência é uma virtude democrática – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Muitas vezes na Democracia assumimos o risco de correr demais: perdemos a paciência e acreditamos que o debate se tornou perda de tempo. Não conseguimos equacionar nossa relação entre os objetivos e procedimentos da Democracia com o Tempo necessário à sua execução.

Jogar, lutar e estudar como mulher! – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

As atletas brasileiras ganharam destaque na mídia nos Jogos Olímpicos 2016, pela demonstração de força e garra. Lutar e jogar como mulher ganhou um tom imperativo, ao mesmo tempo irônico. No subtexto, um recado para os atletas do time masculino. O destaque, apesar de, inicialmente, passar como elogio, denota que esses atributos não são “naturalmente” femininos e nem o esperado.

O que esperar do Governo definitivo de Michel Temer” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Em conversa com o jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes avalia o julgamento final do impeachment que deverá retirar Dilma Rousseff definitivamente da Presidência.

“Golpe na educação” – Pensando Bem – Professor Otávio Dulcy

O cientista político, Otávio Dulcy, comenta os impactos do impedimento da presidenta Dilma na educação. A coluna Pensando Bem é uma parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sind-UTE MG.

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PLANOS DE VISTA

Convite aos leitores e leitoras do Pensar a Educação em Pauta – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO

A fim de que combatamos o efeito negativo provocado por vivermos em um estado de informações parciais ou truncadas – de desinformação, pois, que nos leva, no limite, até por desmobilização decorrente, a não termos ainda hoje monitoramentos e avaliações consistentes de planos de educação – lançamos a partir desta edição uma nova seção, PLANOS DE VISTA.

PESQUISA EDUCACIONAL

ZEQUINÃO, Marcela Almeida; MEDEIROS, Pâmella de; PEREIRA, Beatriz; CARDOSO, Fernando Luiz. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 181-198, jan.-mar. 2016.

O objetivo deste estudo foi descrever como ocorre o bullying em escolas de alta vulnerabilidade social da Grande Florianópolis e os papéis assumidos pelos alunos nesse fenômeno.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

“Esse governo interino não valoriza a ciência, a tecnologia e a inovação” – Nossa Ciência

Em entrevista ao portal Nossa Ciência, o ex-ministro Sérgio Rezende espera que o MCTI volte e traga com ele recursos mais significativos para os cientistas brasileiros

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

Escola investe em integração de alunos, pais e funcionários – Revista Gestão Universitária
O empenho de pais, familiares, cuidadores, professores, gestores e demais responsáveis pelo desenvolvimento das crianças é sempre lembrado no Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto. Para Michelle Mendes, diretora do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professora Norma Andrade Nogueira, do Rio de Janeiro, a escola também tem a missão de integrar pais e funcionários, para que todos participem de forma ativa do processo educativo.

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PENSAR INDICA

Lazer, cultura, diversão e convívio entre pais e filhos. Essas são as quatro palavras-chaves que guiam o projeto Uma Tarde No Museu que reúne diversas atividades gratuitas para as crianças e suas famílias, no dia 28 de agosto, das 14h às 18h, no MM Gerdau – Museu de Minas e do Metal. A tarde de diversão vai ter como tema o Folclore! Lendas, contos e brincadeiras vão fazer a diversão da criançada. Para mais informações, acesse o site do museu.

INDICAÇÃO DO LEITOR

Leandro Castella – Reunião para Discussão de Políticas de Periódicos no Estado de Minas Gerais

Otávio Henrique – Chamada de artigos para o Livro Fóruns de Educação no Brasil

Camila Flecha – Lançamento do livro: Correntes atuais do pensamento arquivístico

Sociedade Brasileira de História da Educação – Convite para envio de artigos para o dossiê “A biblioteca no contexto escolar: espaços, acervos e práticas”

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OPINIÃO DO LEITOR

Joaquim  em 23/08/2016 (EDITORIAL – Edição 132 – 19/08/2016 – A hora do Ensino Médio, mais uma vez!)

De que adianta ter professores com boa formação profissional se a escola não oferece condições minímas para a desenvolvimento das práticas profissionais. Por isto me acosto a ideia de é necessário primeiro reformar a escola, dotando-a de boas condições de ensino e aprendizagem. Boas codições de ensino é dotâ-la de bons ambientes de ensino e pesquisa, boa biblioteca, bons laborstórios.

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TIRINHA

Por Laerte Coutinho

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Pensar a Educação em Pauta
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