Vol. 4, Nº 131 / Agosto de 2016 – sexta-feira, 12.

EDITORIAL

As eleições municipais e a educação: precisamos discutir sobre isso!

Vivemos um tempo em que boa parte das políticas públicas que, ao custo de muitas lutas, a população brasileira conquistou nas últimas décadas, está em questão. Num país em que, notoriamente, o Estado foi mobilizado para garantir os privilégios da “casa grande” e combater a rebeldia da “senzala”, foram poucas as ocasiões em que, ao longo da República, a ação do Estado esteve pautada pela garantia dos direitos da maioria da população. Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil faz uma pausa no dia 15 de agosto. Por causa do feriado Municipal de Belo Horizonte não teremos transmissão na Rádio UFMG Educativa. Mas você pode ouvir nossos ultimos programas de 2016. Voltaremos, ao vivo, no dia 22 de agosto.

ENTREVISTA

Letramento literário Infantil” – Professora Monica Baptista

Ensinar o valor da literatura e despertar o gosto pela leitura desde a primeira idade é o objetivo do Projeto de Letramento Literário Infantil coordenado pela professora Monica Baptista na FaE/UFMG. No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 8 de agosto a professora  falou um pouco sobre o projeto que integrou a programação do II Inova Minas Fapemig.

CONVITE À LEITURA  

Mestres e Doutores – 2015: as faces da elite acadêmica brasileira – Blog Pensar a Educação

Como já tivemos ocasião de comentar em nosso Facebook, o CGEE acaba de lançar um importante estudo sobre os Mestres e Doutores no Brasil. Dando continuidade a estudos já realizados pela mesma instituição, a pesquisa representa uma ferramenta fundamental para a avaliação e para a elaboração de políticas para a pós-graduação no país.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Blog Pensar a Educação

Durante a semana o Blog do Pensar levantou debates sobre a escola pública, o programa Ciência sem Fronteira e a imprensa brasileira. Sobre a relação das elites com a escola pública, o artigo de 05 de agosta apresenta o quão necessário é entender qual o motivo para tantos ataques que buscam deslegitima-las. Com mais um corte no Ciências sem Fronteiras, o Blog destaca algumas das manifestações contrárias e salienta o silêncio da mídia sobre o uso dos recursos do FNDCT e exclusão das Ciências Humanas e Sociais no programa. Na semana em que o primeiro ouro olímpico do Brasil nas Olimpíadas de 2016 foi conquistado por uma “mulher, negra, pobre e guerreira”, a capa do Estado de Minas demonstra, ainda que de maneira velada, o lugar que as minorias devem ocupar na sociedade. E para reforçar nossa parceria com outros blogs, o professor Luciano Mendes escreveu sobre “Como ensinar introdução à sociologia na graduação?”, para o A vida pública da sociologia.

Mais de 180 mil eleitores a favor – Dalvit Greiner – EXCUSIVO

Não sei de quem são esses eleitores do título. Em quem votaram, por que votaram, em quais partidos votaram. Mas, são eleitores que, até o dia 10 de agosto de 2016, data em que escrevo essas mal traçadas linhas, haviam votado a favor do Projeto Escola Sem Partido do Senador Magno Malta.

II Inova Minas” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Em conversa com o jornalista Vinicius Luis, o professor Luciano Mendes fez um balanço da segunda edição da Mostra Inova Minas FAPEMIG que reúne representantes da produção científica no estado.

Pautas do legislativo” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Na coluna Pensando Bem, a presidente do Sind-UTE discute as propostas que estão em pauta no Congresso Federal.

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ENTREMEMÓRIAS

Memórias de um marco educacional: o Polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985)– Genis Alves Pereira de Lima – EXCLUSIVO

Em meio a este contexto histórico, a cidade de Ituiutaba recebe assim, através do PREMEM (Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio) em convênio com o Estado, a implantação da Escola Estadual Polivalente “Antônio Souza Martins”, situada em área central desta cidade. No entanto, esta Escola trazia um diferencial que a distinguia das demais escolas também implantadas neste período: a proposta de ensino curricular, bem como as metodologias aplicadas no processo de ensino e de aprendizagem aos alunos.

PESQUISA EDUCACIONAL

ABADI, Adejalmo Moreira; REHDELDT, Márcia Jussara Hepp. Autonomia para aprendizagem: uma relação entre o fracasso e o sucesso dos alunos da Educação a Distância. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 1-22, mai.-ago. 2016.

A investigação teve como objetivo analisar a relação entre a autonomia para aprendizagem na Educação a Distância (EaD) e os resultados finais dos alunos. A problemática foi investigar quais as causas relacionadas à autonomia que contribuíram para o baixo índice de aproveitamento. 

Pesquisa em andamento – A formação de professores na UFMG nas décadas de 60 e 70: entre práticas e representações – João Victor da Fonseca Oliveira -EXCLUSIVO

Essa pesquisa se insere em um grupo de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre a história, memória e os modelos atuais da formação de professores para a educação básica na UFMG. Como parte desse esforço, esse trabalho ocupa-se em identificar, analisar e compreender os modelos de formação de professores nas décadas de 1960 e 1970, na Faculdade de Educação, recém-criada à época.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

“Abertura da Rio 2016 mostrou que Brasil participa de questões científicas globais”– Agência FAPESP

Avaliação é do professor da USP Paulo Artaxo, que atuou como consultor da equipe que elaborou o filme exibido na abertura dos Jogos Olímpicos.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL

​Pesquisa quer saber o que estudantes pensam do projeto Escola Sem Partido –EBC Agência Brasil
Em julho deste ano, o projeto de lei Escola Sem Partido (PL 867/2015, de autoria do deputado federal Izalci Lucas, do PSDB), que tramita em cinco estados, oito capitais e DF, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais brasileiras. Uma enquete, na página do Senado Federal, mobilizou milhares de votantes de ambos os lados. Especialistas, intelectuais, professoras e professores deram suas opiniões. Mas e os estudantes? Alguém parou para escutá-los?

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PENSAR INDICA

As atividades de comemoração dos 45 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) serão abertas oficialmente com o seminário “Patrimônio Cultural e Contemporaneidade: A preservação do patrimônio cultural e as noções contemporâneas de urbanismo, ocupação e arte”. Nos dias 17 e 18 de agosto, o Iepha-MG, em parceria com o Instituto Inhotim, reunirá  14 especialistas entre gestores públicos, estudiosos e membros de comunidades tradicionais para um intenso debate que envolve a preservação dos bens culturais  e as relações contemporâneas de urbanismo, ocupação e arte.

INDICAÇÃO DO LEITOR

GEPMTE – Submissão de trabalhos para I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo

Leda Scheibe  Revista Retratos da Escola (CNTE/Esforce) –  Volume 10

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OPINIÃO DO LEITOR

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TIRINHA

Por Dona Isaura Tiras

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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022

Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago

Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas

Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte – MG – CEP: 31270-901
E-mail:  – Telefone: (31) 3409-6167

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