ED Nº 080 – 30/04/2015

Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira? – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira   EXCLUSIVO

O que se viu nas ruas de Curitiba nos últimos dias, com destaque à última quarta feira, causa asco. O inexpressivo governador do Paraná, não bastasse o mar de lama no qual seu nome se vê envolvido, assumiu claramente a sua vocação autoritária ao lançar um absurdo contingente de quase dois mil policiais contra manifestantes, na sua maioria professores da rede pública de ensino.

A fábula fala de ti – Bruno Bontempi Jr. – EXCLUSIVO

As políticas de governo para a educação no regime militar brasileiro resultaram, trocando em miúdos, na perda de oportunidades educacionais para a maioria da população, expressa na redução de frequência à escola elementar e no aumento da evasão.

Está no ar uma nova revista de educação – Alexandra Lima da Silva /Evelyn Orlando – EXCLUSIVO

Nesta edição, abrimos nosso primeiro número com a temática Intelectuais e Educação, elaborada pelo prof. Carlos Eduardo Vieira, da Universidade do Paraná e, atualmente, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação.

A Pátria Educadora da SAE é uma Madrasta Deseducada!! – Luciano Mendes de Faria Filho  EXCLUSIVO

Intitulado Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional, o documento é mais uma das pérolas de insignificâncias e de ideias escabrosas saídas da Explanada (ou dos Palácios?) brasilienses nos últimos meses.

Aprendizagem! para quem, mesmo? – Tiago Tristão Artero  EXCLUSIVO

Não privemos nossos alunos do conhecimento estruturado, desenvolvido no decorrer do desenvolvimento da humanidade, pois o objetivo do professor é justamente o contrário.

Universidade Administrada (III) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

A considerar o tempo médio que muitos periódicos levam para avaliar e, se aceito, publicar um artigo, não é possível dizer que a velocidade é maior do que aquela do aparecimento de um livro. Por outro lado, se é fato que um livro é um produto de mercado, os periódicos frequentemente desenvolvem estratégias de sobrevivência (na maior parte dos casos) ou de avanço (na menor parte) que originalmente são do mundo do business.

“Precisamos criticar a visão ufanista da educação” – Boletim UFMG

Para o professor Luciano Mendes de Faria Filho, “não é lícita” a distância salarial e de condições de trabalho que separa professores universitários de seus pares da educação básica.

VII Conferencia Municipal de Educação de Belo Horizonte – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Do dia 24 a 26 de abril, Belo Horizonte realizou a Sétima Conferencia Municipal de Educação. Representantes da Educação da Capital Mineira se reuniram para estruturar o Plano Municipal de Educação e a criação do Fórum Permanente de Educação de Belo Horizonte. Na coluna educação em Pauta do dia 27, o Jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o fim de semana de discussões.

Nota Pública do FNE sobre o documento da SAE – Fórum Nacional de Educação

O Fórum Nacional de Educação (FNE) apresenta, nesta quarta-feira (29), a  26ª Nota Pública como manifestação a respeito do debate em curso  sobre o  documento Pátria Educadora: A qualificação do ensino básico como obra de construção nacional – Versão Preliminar, elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, veiculado em 22 de abril de 2015.  A nota também é assinada pelos Fóruns Estaduais e Distrital de Educação que participam de reunião com o FNE, em Brasília.

O relato de um jornalista de Curitiba sobre a pancadaria policial de 29 de abril – Diário do Centro do Mundo

A série de explosões começou a ser ouvida pouco antes das três da tarde. Quem estava a distâncias que chegavam a seis quilômetros, por exemplo, conseguia ter uma ideia clara de que as coisas no Centro Cívico, a praça dos três poderes do Paraná (mais a Prefeitura de Curitiba), não estavam para brincadeira. Os estrondos eram resultado da ação violenta de policiais militares contra servidores públicos, a maioria professores da rede estadual.

SEÇÃO ESPECIAL – MAGDA BECKER SOARES

Desigualdades e a educação – Magda Soares – Entrevista – Canal Futura

A educadora da UFMG Magda Soares fala sobre as diferenças entre as crianças quando começam na escola com conhecimentos já adquiridos ou não, e as diferenças de salário entre os professores.

Jornal Letra A  Ceale (FaE/UFMG)

Este número especial do Jornal Letra A presta uma justa homenagem à Profa. Magda Soares que, ao completar 80 anos, evidencia uma grande vitalidade que inspira o trabalho e as ações do Ceale.

Um Texto – Eliane Marta Teixeira Lopes – EXCLUSIVO

Pela terceira vez a uma mulher, no dia cinco de maio de 2015, o CNPq entrega à Professora Doutora Magda Becker Soares o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, instituído em 1981, que vem sendo atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área.

Magda Soares: linhas, cores e tramas de uma grande obra educacional – Maria Aparecida Paiva – EXCLUSIVO

Magda Soares, mineira de Belo Horizonte, reúne em sua trajetória uma pluralidade de saberes e fazeres difíceis de serem abordados isoladamente. Ela é uma das nossas maiores reservas intelectuais e éticas; uma professora ímpar, uma pesquisadora incansável, uma referência nacional reconhecida internacionalmente; uma artífice incansável, ao longo de quase seis décadas de dedicação à Educação.

Professora, por escolha, por opção – Juliana Melo  – EXCLUSIVO

E foi assim, por estas ironias do destino, caminhando entre as prateleiras de livros – dessa vez, não mais aquelas do escritório de minha Madrinha –, que a descobri Magda Soares, em 2002. Eu procurava livros que me ajudassem a pensar a alfabetização e o letramento, buscava também livros didáticos. Foi então que encontrei vários de uma mesma autora, organizados em prateleiras específicas da Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG.

 

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