ED Nº 079 – 24/04/2015

Concepções de gestão escolar e as consequências no processo de ensino-aprendizagem – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

As conduções que o processo de gestão provoca nas mediações existentes, devem ser analisadas desde a elaboração do projeto político da escola, até a repercussão desse projeto no trato com o aluno e na relação docente/dicente.

Diálogos entre Universidade e Escola Básica: aproximação entre espaços de atuação – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO

As inúmeras demandas do cotidiano escolar, na maioria das vezes, não permitem que reservemos um tempo para estudos e aprofundamentos, tão caros ao trabalho docente. Isso se agrava se estiverem em pauta os conhecimentos advindos das ciências que embasam a educação, como é o caso da História e da Sociologia.

Eduardo Galeano y América Latina – Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO

Eduardo Galeano, aquel entrañable periodista y escritor uruguayo, se nos fue el pasado.

Rodas de Conversa: interesse público, acolhimento ético, ação formativa – Marcus Vinícius Carvalho – EXCLUSIVO

Ações e discursos políticos, na medida em que permaneçam fora da esfera da violência, são realizados por meio de palavras, constituindo ação decisiva o ato de encontrar as palavras certas no momento certo a fim de que tudo possa ser decidido mediante palavras e persuasão, e não por força e violência.

Ensinar arte para quê? – Iriana Nunes Vezzani – EXCLUSIVO

A palavra mediador significa “entre”, “entre as coisas”. Entre a arte e o aprendiz é possível um encontro rico, instigante e sensível. Mediação é encontro de repertórios, é ir além dos conteúdos, é reflexão, é experiência, é aproximação, é polimento!  E se polimento é uma estranha transação entre o sujeito e o objeto, entre aluno e professor é um desafio!

Carta aberta: educadores se opõem aos ataques contra Paulo Freire – change.org

Suas ideias foram consideradas “perigosas”, no Brasil, durante a ditadura militar, porque desafiavam o autoritarismo. Hoje elas continuam a incomodar e fustigar grupos que, equivocada e deliberadamente, buscam impor e legitimar propostas autoritárias e conservadoras.

Os desafios da Nova presidência da CAPES – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

No dia 15 de abril o Ministro da Educação, professor Renato Janine convidou o professor e pesquisador Carlos Nobre para assumir a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes. O órgão é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação pelo país e pelo programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Na coluna educação em Pauta de Segunda feira o professor Luciano mendes conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre os desafios que o professor enfrenta à frente do coordenadoria.

Diálogos entre educação e saúde – Boletim UFMG

A reflexão acerca da inserção da saúde no processo educacional é uma temática pouco explorada no âmbito universitário no que diz respeito aos cuidados e atenção que se deve dispensar à saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *