Ano 7 – Nº 255 / sexta-feira, 04 de outubro de 2019

EDITORIAL

Solidariedade, ou Morte!

Uma das razões do sucesso do neoliberalismo é que ele não é apenas uma doutrina econômica, mas se instala nos corações e mentes das pessoas, é uma espécie de consciência do mundo e autoconsciência de si. As relações de competição desenfreada de todos contra todos, em que vencem os mais fortes e os mais aptos, custe o que custar, está no cerne do neoliberalismo e se espraia pelo conjunto das relações sociais e dos sujeitos consigo mesmos.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 07 de outubro receberá as estudantes do Projeto Pioneiras, que destaca mulheres que abriram caminhos na história do Brasil. Segunda feira também tem a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial, a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a Sessão Especial Ciência e Tecologia.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Cinema, educação e negritudes – Edileuza Penha de Souza
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 30 de setembro conversou com a professora da UnB sobre o cinema para a sala de aula e as possibilidades de tornar mais intenso relações afetivas com e entre os estudantes.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
#Tsunami da Educação III – a Universidade tá na Praça – Priscilla Bahiense – EXCLUSIVO
As diversas tendas montadas nos quatro quarteirões fechados que formam a praça tiveram como objetivo aproximar a população – que passava apressada pelo espaço – da Universidade, compondo a agenda de 48h de Greve Nacional pela Educação.

A classe dominante e a censura decorrente do racismo estrutural nas escolas – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Na busca por um Brasil moderno e civilizado, os escravizados negros e indígenas tiveram que assumir um papel de subalternidade.

O ser humano tem possibilidades ilimitadas de identidade – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
Existe um só gênero: Homo sapiens. Cada ser humano neste gênero tem sua unicidade biológica.

Jornalismo de educação na era da desinformação – Maria G. Lara – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
Na UFMG, a jornalista e historiadora Marta Avancini falou sobre divulgação científica, fake news e as novas dinâmicas do jornalismo.

Nota do ICOM Brasil em defesa das políticas de preservação do patrimônio cultural brasileiro – SISEMSP
O Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), em consonância com outras entidades da área cultural e da sociedade civil, vem a público pedir o compromisso de todos os níveis de governo na manutenção das políticas de preservação do patrimônio material e imaterial nacional, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, conforme disposto no Artigo 216 da Constituição Federal.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Homescholling e o direito à educação escolar – Sandra Pereira Tosta – EXCLUSIVO
O fato é que, mesmo quando não desejamos, acabamos tendo que interagir com os “outros” de alguma maneira.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias 4 – Carla Rebeca Coelho Vieira – EXCLUSIVO
Meu sonho era ir à escola

LIVRE EXPRESSÃO
A arquitetura das sombras – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Entre as guerras e o mundo as coisas enterram os seres, digerem os sentidos e criam armadilhas de segregação.

PESQUISA EDUCACIONAL
NUPEDE – estatisticas educacionais e escola de qualidade – Matheus Philipp – EXCLUSIVO
O Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares se dedica à pesquisas na interface entre a sociologia da educação e a política educacional, especificamente à avaliação de sistemas de ensino e escolas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Marcha Pela Ciência leva 46 entidades ao Congresso – Jornal da Ciência
Parlamentares mostraram boa receptividade às demandas das comunidades acadêmica e científica. “Continuaremos nossa luta até termos garantias de que nossas instituições terão as condições adequadas para seguir com seus trabalhos”, afirma o presidente da SBPC.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Orçamento do MEC regride uma década com Bolsonaro e Weintraub – Rede Brasil Atual
Redução dos investimentos e despesas cotidianas no orçamento do MEC vai da educação básica à universidade e contradiz discurso de campanha do presidente.

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Educación inclusiva: una camino difícil para muchos padres, pero posible – La Nacion – Argentina
Según datos del Ministerio de Educación, de 2003 a 2017, creció cuatro veces el número de niñas, niños y adolescentes con discapacidad cursando en escuelas de modalidad común.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
No próximo dia 6 de outubro, domingo, das 8h às 17h, a população poderá escolher os conselheiros e conselheiras tutelares.  O Conselho Tutelar age sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. Para votar basta apresentar título de eleitor, documento de identidade e comprovante de residência. Confira os candidatos e os locais de votação no site da prefeitura de sua cidade.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Elaine Teixeira – A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizará Ato Solene em homenagem aos 50 anos do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina no dia 9 de outubro, às 17h.

Yolanda Assunção – No Dia 5 de Outubro, a Escola Municipal Francisca de Paula em Belo Horizonte realiza a “3° Mostra Cultural EMFP”, que este ano tem o tema “Cultura de Paz e Sustentabilidade”. A mostra é de 8h às 11h e a Escola Municipal Francisca de Paula fica na R. Júlio de Castilho, 234, no bairro Cinquentenário.

Gisele Souza – Está publicada e disponível a última edição da Educar em Revista. Esse número da revista publicada pela UFPR apresenta um dossiê temático da história da educação.

Mônica Abranches – A primeira edição do Projeto Democracia na Laje acontece no próximo sábado, 5 de outubro, na Casa do Hip Hop, no bairro Taquaril, zona leste de BH. Democracia na Laje é uma proposta de mobilização e formação política nas periferias de BH e região metropolitana. De caráter itinerante, a ideia é promover o debate e a reflexão sobre a realidade local.

Vera Lucia Sebastião – A Oficina ‘Laboratório de escrita criativa pra mulheres’, com Nina Rizzi, busca compreender o desenvolvimento das relações sociais de gênero, raça, culturais e econômicas das mulheres participantes do laboratório e suas consequências na vida cotidiana dessas mulheres e em suas leituras e escritas.

OPINIÃO DO LEITOR
Odair em 30/09/2019 – (ENTREMEMÓRIAS – Edição 248 – 16/08/2019 – Uma oportunidade de formação em um momento “maduro” da vida)
Agradeço a professora Gisele, e a professora Mariândes, pela oportunidade de escrever e publicar meu memorial.

Joaquim Ramos em 27/09/2019 (EDITORIAL – Edição 254 – 27/09/2019 – Matar a Infância, Infantilizar os Adultos)
Nestes tempos de violência contra as crianças brasileiras…

Carlos Neto em 27/09/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 254 – 27/09/2019 – O problema não é a Greta, são suas pautas que afrontam o capital e é a violência aplicada aos que se manifestam)
Boa, Tiago! Que venham mais Gretas!

Leia mais.

TIRINHA
Gilmar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *