Ano 7 – Nº 251 / sexta-feira, 06 de setembro de 2019

EDITORIAL

Educação, histórias para compreender o presente

No período de 02 a 05 de setembro ocorreu, na Universidade Federal do Pará, em Belém, o X Congresso Brasileiro de História da Educação. Em um importante ato de resistência e criatividade de professoras(es), alunas(os) e pesquisadoras(es) da área ao investimento do governo Bolsonaro contra o pensamento crítico e a pesquisa científica, foram apresentadas no evento centenas de investigações que buscam construir a história da educação brasileira em suas múltiplas dimensões e, ao mesmo tempo, ajudam a entender a profunda crise que vivemos hoje no Brasil.

Leia mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de setembro receberá Thais Teles Rocha, do projeto MaternAtiva, uma coletiva de mães (e apoiadoras) que circulam pelo espaço da Universidade Federal de Minas Gerais. Segunda feira também tem a sessão especial Belibeleza, a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Voluntariado – Rodrigo Starling e Wagner Santos Faria
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de setembro conversou com integrantes do Minas Voluntários sobre o movimento de pessoas que doam tempo ou habilidades em prol de uma determinada causa.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A doce e justa ira da Professora Nilma Lino Gomes – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Quando Nilma fala, ela ensina, emociona e impulsiona seus ouvintes a sair das zonas de conforto. Então, é “doce” escutá-la, mas é de uma doçura exigente e comprometedora…

Excluídos – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Amanhã, 7 de setembro, é um dia de reflexão, educação e luta. Temos um Tsunami da Educação e o Grito dos Excluídos para darmos um FORA BOLSONARO!!! bem sonoro. Política de verdade é na rua, não nos gabinetes

Educação para a afetividade, diversidade e sexualidade: por uma paisagem cultural homoafetiva? – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Eu visto a cor que eu quiser e se quer saber visto o branco da paz, a essência que me refaz.

Por que Glenn teve que dar aula aos jornalistas sobre o que é jornalismo? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
É o obscurantismo escrachado e naturalizado numa evidente glamourização da ignorância e isso nos impele a apoiarmos as manifestações pela democracia no dia 07 de setembro.

Fusão e fechamento de turmas em Minas Gerais – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG  comenta o processo de fechamento e fusão de turmas na Rede Estadual de Minas Gerais.

Universidade Pública e Diversidade –  Claudio Nunes
Em 2019 o Programa de pós-graduação e educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia promoveu a palestra Universidade Pública e Diversidade: Desafios em tempos de retrocessos com a professora Nilma Lino Gomes. O Professor do programa, Claudio Nunes comenta a experiência.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Militarizando as escolas: dificuldades para uma prática articulada com os Direitos Humanos – Jorge Artur Caetano Lopes dos Santos – EXCLUSIVO
Outros estados também buscam na militarização uma resposta que equacione questões da área de educação.

ENTREMEMÓRIAS
Escrevendo sobre memórias: a escola e suas vivências – Daniela Oliveira Ramos dos Passos – EXCLUSIVO
Desse ponto de vista, a memória abarca a psicologia, neurologia, psiquiatria e também às ciências humanas e sociais, especificamente, à História.

LIVRE EXPRESSÃO
Narrativas de um olho só – Parte III – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
O desejo de construir um trocadilho foi substituído lentamente. Acima de tudo, o profissionalismo. Nem a neutralidade, nem a neutralização!

PESQUISA EDUCACIONAL
Neoliberalização e Reforma Educacional : a chegada da organização Teach For America no Brasil – Eliel Moura, Jorge Najja e Waldeck Carneiro –  Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (UFRGS)
O artigo analisa alguns dos principais apontamentos teóricos e debates envolvendo os estudos sobre a organização estadunidense Teach For America (TFA) e sua rede global Teach For All, iniciativas que se têm notabilizado pelo forte apoio a reformas educacionais de matriz liberal.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Dificuldades enfrentadas por mulheres cientistas são pauta de congresso – Maria G. Lara – Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
O Segundo Congresso de Mulheres na Ciência aconteceu semana passada na UFMG e mesas discutiram diversidade, assédio e ascensão na carreira acadêmico-científica.

Os cortes afetam suas pesquisas? – SBPC
A SBPC lança a campanha “Ciência, pra que Ciência?”, em que estudantes e pesquisadores de todo o País contam como os severos cortes de bolsas impedem o desenvolvimento de pesquisas importantes para o Brasil e comprometem o futuro da ciência e dos cientistas.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
O mito da disciplina e as escolas cívico-militares – Gaucha ZH
Se não fosse a indisciplina, estaríamos ainda nas cavernas

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
Agenda 2030: Como está a educação na primeira infância no Brasil, no Chile, em El Salvador e na Guatemala? – RedClade
No contexto da revisão da Agenda de Desenvolvimento 2030 na ONU, fóruns que defendem o direito à educação alertaram sobre a falta de acesso e qualidade na educação infantil em seus países.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Observatório do Conhecimento organizou um Pequeno Guia de Cotas Sociais e Raciais com informações verificadas e confiáveis como uma ferramenta de apoio na defesa ás políticas em questão.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Tarcísio Mauro –
No dia 10 de setembro, terça – feira, a UFMG recebe o professor Bruno Sena Martins, do centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para a  aula inaugural da Formação Transversal UFMG: Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira. A palestra “Lutas de libertação, racismo e memórias de revolução: para uma descolonização do presente” será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues da FaE/UFMG.

Priscilla Bahiense – O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e Educação Infantil convida para a edição do Nepei Pesquisa de setembro com o tema “A Escola e a Cidade: as experiências de ocupação do espaço público pelas crianças e adultos de uma EMEI” com Tulio Capos e Maria Cistina Gouveia. O Encontro será dia 11 de setembro, às 16h na Sala de Telecoferências da Faculdade de Educação da UFMG. Mais informações no e-mail nepei@fae.ufmg.br

Yolanda Assunção – O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG realizará, no dia 12 de setembro, a mesa redonda: A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais. O evento irá reunir o professor António Costa Pinto, da Universidade de Lisboa, a antropóloga e jornalista Rosana Pinheiro-Machado, da UFSM e colunista do The Intercept Brasil, e os professores da UFMG Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto, do Departamento de História.

OPINIÃO DO LEITOR
Joaquim Ramos em 30/08/2019 em resposta a Maria José em 01/07/2019 (CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR – Edição 243 – 28/06/2019 – A velha não dizia nada mas seu olhar pedia um prato de comida)

Obrigado, Zezé! Nestes tempos tenebrosos, tendo a acreditar que a elaboração de textos, como esse mencionado por você, nos ajuda a exorcizar os demônios alojados nesta sociedade hipócrita e injusta! Sigamos, fortes, na luta!

TIRINHA
Latuff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *