O Intelectual Theobaldo Miranda Santos: memória à História da Educação – Jaqueline de Andrade Calixto

O Intelectual Theobaldo Miranda Santos: memória à História da Educação

Jaqueline de Andrade Calixto

A obra de Theobaldo Miranda Santos é relevante para a memória da História da Educação brasileira por permitir uma reflexão das práticas sociais desse intelectual no campo da Educação católica. Seus estudos contribuíram para a divulgação de uma Pedagogia católica disseminada em seus escritos. Militante dedicado à causa religiosa e educacional, apoiou-se em autores como Newemann, Aguayo, Luzuriaga e Franz De Hovre entre outros autores representantes da Pedagogia Cristã.

Protagonizou a divulgação da doutrina católica em Campos, sua cidade natal, no Centro Dom Vital. Converteu ao catolicismo no ano de 1928 pela influência do amigo Alceu Amoroso Lima, codinome de Tristão de Athayde. Por ocasião do Congresso Eucarístico que se realizou em Campos, em seu discurso, Theobaldo abona sua conversão ao amigo Alceu construindo a partir daí sua trajetória de intelectual cristã. Portanto podemos afirmar que nosso autor é um intelectual ligado ao campo da educação católica.

Sua trajetória de vida, consta que nasceu em 22 de Junho de 1904 em Campos, no estado do Rio de Janeiro, cidade famosa pela produção de cana-de-açúcar e usinas de álcool.  Diplomou-se no ano de 1920 no Liceu de Humanidades e na Escola Normal, em Campos e logo após seguiu-se para a cidade mineira de Juiz de Fora onde concluiu os cursos de Odontologia e Farmácia, sendo o primeiro no Colégio Metodista Grambery. Seu primeiro contato com a docência foi na região da Zona da Mata Mineira, em Manhuaçu. Há um registro em sua correspondência com Alceu Amoroso Lima, onde o autor explica que tem também graduação em Pedagogia.

No ano de 1928 retornou a Campos lecionando Física, Química, História Natural e História da Civilização. Também ministrou aulas de Ortodontia e Odontopediatria. No ano de 1932 começa a publicar seus artigos em Revistas e, Jornais da região sobre temas relacionados à educação. Podemos destacar dentre eles os Jornais: O Monitor Campista, Gazeta e Folha do Comércio e a Revista Livro Verde. Foi também grande colaborador da Revista de divulgação católica, A Ordem. Um destaque é para o ano de 1934 onde está o auge de suas publicações.

Sua história na docência transcende o período da década de 1930, pois transfere para a cidade carioca de Niterói onde ministra aulas de História Natural no Instituto de Educação, e posteriormente fixa residência no Distrito Federal (Rio de Janeiro) ocupando a cátedra de Práticas de Ensino entre 1935 e 1939.Entre as cartas remetidas ao amigo Alceu Amoroso Lima, na época Reitor da Universidade do Distrito Federal (1937)há uma menção em que o nome de Theobaldo está arrolado para a cadeira de Filosofia da educação, neste momento era explicito o interesse do mesmo em trabalhar essa disciplina.

A partir da década de 1940 sua vida foi mesclada entre a docência e os serviços administrativos. Foi nomeado Diretor Técnico Profissional e Diretor da Educação Primária do Distrito Federal. Já em 1942 assumiu o cargo de Diretor Geral do Departamento de Educação Básica concomitante atuando como professor a disciplina Filosofia e História da Educação na Pontifícia Universidade Católica, e Professor no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia de Santa Úrsula. No ano de 1944 por meio de concurso foi nomeado para a cátedra de Filosofia da Educação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Requereu aposentadoria em 1958, dedicando-se a partir desse momento a escrita de livros didáticos. Registra-se seu falecimento em 1971 aos 66 anos de idade.

Sua trajetória releva seu engajamento político filosófico nas causas da educação onde por quase quatro décadas (re)produziu manuais escolares destinados à formação de professores.  Identifica-se em sua obra uma cultura baseada nos princípios católicos, porém sem refutar o ideal pedagógico advindo dos movimentos educacionais contrários a sua concepção de educação.   Fazendo assim uma abordagem católica de ideais renovadores unindo religião e ciência.

Participante da estratégia da Imprensa católica no Brasil na difusão de publicações no campo educacional combateu o laicismo republicano expressando seu pensamento pedagógico cristão renovador.  Portanto pode ser considerado um intelectual que mesmo defendendo uma Pedagogia Católica contribui com uma educação de cunho modernizante.

O legado do pensamento católico educacional expresso nas obras de Theobaldo Miranda dos Santos molda-se em um modelo de uma educação cristã para a formação integral, tendo como fim supremo a perfeição moral.

Jaqueline de Andrade Calixto – Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia

 

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