Jornal 350

Vol. 17, Nº 350/maio de 2022 – sexta-feira, 27.

EDITORIAL

Qual o limite da nossa indiferença?

Nas  semanas anteriores foi  o estupro de uma criança indígena por garimpeiros; na semana passada foi a denúncia mais mortes patrocinadas por fazendeiros no norte do país; no  início desta semana foram 24 pessoas negras chacinados no Rio de Janeiro; no meio da semana, o assassinado de um outro brasileiro pela polícia de Sergipe. Tudo isso, sabido, algumas vezes, filmado e divulgado para o mundo inteiro. Mas nem assim a gente dá um basta!

Há um processo educativo em curso que, de forma perversa, vai nos tornando indiferentes à violência e ao genocídio que aqui se pratica. É uma educação pela morte e para a morte. Já não se trata, mais, de termos medo da polícia, das milícias e das quadrilhas que tomaram de assalto a República. Trata-se, pura e simplesmente, de indiferença.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A difícil conquista da cidadania – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Ao contrário de outras cidadanias, construídas tendo como base princípios de liberdade, a brasileira se fez e continua se fazendo com o indivíduo sendo dobrado, amansado, ajustado a seu lugar, diz o artigo. As raízes dessas distorções estão em nosso processo colonizatório.

Estratégias antirracistas na educação básica: o espaço escolar em questão – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
Se o racismo se manifesta institucional e estruturalmente como um conjunto de relações de poder assimétricas, precisamos combatê-lo também dentro da escola. Uma forma de fazê-lo é confrontar a invisibilização a que são submetidas pessoas negras.

Homeschooling. Quem perde? – Greice Franco – EXCLUSIVO
Uma criança não precisa somente de uma pessoa “com ensino superior” como é colocado nessa aberração bolsonarista. Mais do que isso: é comprovado cientificamente que uma criança necessita de outras crianças da sua faixa etária convivendo e realizando trocas juntos.

Lutas e contradições em torno à gestão democrática da educação – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
A ideia de que a educação pública precisa ser gerida de modo democrático obrigou a revisão posterior das legislações estaduais e municipais, visando adequá-las ao novo momento vivido pelo país, após mais de 20 anos de vigência da ditadura militar.

A pandemia e a saúde mental de crianças e adolescentes no contexto escolar – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
A despeito do possível mal-estar em falar de pandemia da Covid 19, algo que carrega uma certa saturação, é necessário encarar os seus desdobramentos. Faço aqui referência aos problemas relacionados à saúde mental dos escolares.

A importância do Brincar – Marcus Periks B. Krause – EXCLUSIVO
As brincadeiras e jogos virtuais têm tomado espaço das brincadeiras tradicionais, e isso tem trazido para nossa geração inúmeros problemas de naturezas diversas, além dos problemas de saúde, como obesidades, diabetes, hipertensão arterial e aumento do colesterol.

Portas escancaradas para a privatização da Educação no Brasil  – Valter Machado FonsecaEXCLUSIVO
Os cortes drásticos na educação em todos os níveis, somados a inúmeros ataques a professores e estudantes que se levantam contra este desmonte e, tudo isso somado ao fatiamento (clandestino) das verbas do MEC, visando ao atendimento dos anseios de alguns pastores evangélicos e aos ataques contra à cultura são sintomas que alguma coisa de muito grave estava por vir.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Academia brasileira de letras: a casa de Machado de Assis – parte II – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Excetuando-se aí Machado e Nabuco, Euclides da Cunha (1866-1909) sempre foi a “menina dos olhos” daquele Silogeu. O sucesso esplendoroso de Os sertões fez com que o novel escritor ingressasse não só no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, como também na Academia Brasileira de Letras.

À beira do entendimento – sintaxe da reversão – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Na geografia gramatical, regência é esquema. Esquenta. Na mais plena forma das gírias urbanas. Relevo morfológico com acentuados graus de altitude. Atitude.

CONVITE À LEITURA
Grafias no Cotidiano: um convite à cultura escrita – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Uma obra densa e necessária, e também, um belo exercício de uma vida dedicada à pesquisa histórica: assim leio o livro Grafias no Cotidiano: Escrita e Sociedade na História (Séculos XVI a XX), do historiador espanhol Antonio Castillo Gómez. 

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Autoridades de saúde das Américas discutem resposta à pandemia de COVID-19 na 75ª Assembleia Mundial da Saúde – OPAS
A Assembleia Mundial da Saúde acontece até 29 de maio, em Genebra, Suíça, sob o tema “Saúde pela paz, paz pela saúde”.

Saúde é democracia. Democracia é saúde – Comitê das Trabalhadoras, Trabalhadores e Estudantes da Fiocruz em Defesa da Democracia (via Jornal da Ciência)
Documento é endossado por entidades científicas, pesquisadores e autoridades de todo o País

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Ensino domiciliar flerta com o que há de mais perverso no pensamento conservadorFabiana Vilas Boas – EXCLUSIVO
Estamos testemunhando um momento histórico onde censuras perversas disfarçadas de democracias viáveis se entranham nas nossas relações sociais e profissionais. E assim vamos, dia-a-dia, perdendo direitos, espaços e conquistas.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e as potencialidades de uma educação feminista e antirracistaFranciele Rodrigues e Leiliani Peschiera – EXCLUSIVO
Educadas no interior paulista, diversas vezes ouvimos lições sobre casamento e maternidade, mesmo que tenhamos frequentado instituições em cidades diferentes e com quase uma década de distância, entre 2008 e 2017, em Penápolis e Catanduva, respectivamente.

EJA EM PAUTA
Juventude, cárcere e a EJA como possibilidade livre – Douglas Tomácio – EXCLUSIVO
Uma escola que, erigida pelas ferramentas do mestre e nelas se subvencionando (1), longe está de fornecer os caminhos para seu desmantelamento: apegamo-nos à exclusão, e o fizemos também quando as faces desta expressam jovens em privação de liberdade.

Coceira na mão esquerda é dívida – Pedro Henrique Souza da Silva – EXCLUSIVO
Sonhar com rato é roubo, sonhar com cachorro é a polícia, sonhar com baseado é liberdade, sonhar com cobra é traição, deixar peças íntimas ou fotos para trás é te trazer de volta para tranca, o passarinho que entra e voa no barraco é trazendo a liberdade… na rua a mão coçar é dinheiro para ser recebido, na cadeia é o alvará que vai cantar

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Parlamentares defendem continuidade de ações afirmativas nas universidades públicas – Jornal da Ciência
Audiência debateu a Lei de Cotas, que completa dez anos e passará por revisão.

‘As consequências são muito ruins’ – CBN
Colunista criticou a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece a cobrança de mensalidade em Universidades Públicas e alertou para o papel dessas instituições em relação às pesquisas e ao desenvolvimento do bem comum.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Vida de pesquisador(a) docente hoje, no Brasil, é vida de luta. É vida que se faz entre a agonia e a luta – Célia Rocha
Como ser pesquisador(a) e docente diante da agonia pela qual passa a Ciência no Brasil? Sim, a Ciência agoniza e os(as) docentes e pesquisadores(as) lutam para que ela sobreviva à barbárie dos tempos atuais.

TIRINHA
Cartunistas das Cavernas – Gilmar