Jornal 349

Vol. 16, Nº 349/maio de 2022 – sexta-feira, 20.

EDITORIAL

A escola doméstica e a democracia

Retirar a criança da casa, do ambiente doméstico de convívio com os seus, e lançá-la, paulatinamente, no espaço público e à convivência com os outros, é um imperativo que veio se estabelecendo face à necessidade crescente de, pelo menos formalmente, preparar as pessoas para a convívio democrático.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Escola e movimentos sociais: essa parceria dá certo? – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
No ano de 2019, antes de eclodir a pandemia de COVID-19, vivenciei o momento mais feliz da minha trajetória como educador. Na escola em que sou diretor, ajudei a organizar um projeto intitulado “Nós fazemos a História: a escola e os movimentos sociais”.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Academia brasileira de letras: a casa de Machado de Assis – parte I – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
A Academia Brasileira de Letras ou simplesmente Casa de Machado de Assis, tornou-se a instituição literária mais amada e odiada do Brasil. Apesar de símbolo do conservadorismo intelectual, teve a Academia, ao longo de sua história, alguns rompantes de liberalismo.

Sobrevivem os famintos – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
De ideias nascem homens. Especialmente os engajados em atravessamentos. E calçadas: ilhas sociais rodeadas de indignidades por todos os lados. Foi assim que se foi Serafim. Serafino. Destituído de asas, ideias e incandescências. Invisível aos olhos. Aos fatos e apoios.

CONVITE À LEITURA
A morte do professor – Cleide Maciel – EXCLUSIVO
A leitura do livro recém-publicado – A morte do professor (Luciano Mendes, ed. Caravana) – levou-me a outras paragens, me fez embrenhar, com novas emoções, pelos caminhos traçados pelo autor.

O voo da bailarina negra: um convite à leitura – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Querida leitora, / Que sonha voar. / Tenho um livro para que você, / Para que possa voar. /

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
OPAS lança nova plataforma de informação sobre saúde e migração nas Américas – OPAS
O número de migrantes na América Latina e no Caribe mais do que dobrou desde 2005 para 15 milhões em 2022, destacando a necessidade de fortalecer políticas baseadas em dados para proteger direito à saúde.

Margareth Dalcolmo: As cicatrizes da pandemia – Revista Pesquisa Fapesp
Médica conta das dificuldades dos profissionais da saúde em enfrentar a Covid-19, dos dramas de pacientes que atendeu e do provável aumento de casos de tuberculose nos próximos anos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Saúde mental e educação: uma discussão necessária – Cláudia Maria Abreu Cruz – EXCLUSIVO
No âmbito da educação, a questão da saúde mental continua a apresentar desafios, uma vez que o tema ainda pode ser considerado tabu nesse ambiente. Sabe-se que problemas de saúde mental podem dificultar o desempenho dos/as aprendizes e ampliar de forma significativa a evasão escolar e a distorção ano/série/idade.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
“Quem defende a criança queer?”: o uso da infância como estratégia de grupos conservadores – André Holanda de Melo Filho e Marcos Ribeiro Mesquita – EXCLUSIVO
A defesa da infância tem sido um dos motes mais presentes nos discursos de alguns grupos políticos e religiosos que se movimentam no sentido de estabelecer e manter relações que reforcem as ideias de gênero e sexualidade numa perspectiva cisheteronormativa.

PENSAR JOVEM
Duna: Educação e crítica literária – Antônio Augusto Barboza de Souza e Sousa Simão – EXCLUSIVO
Nessa resenha crítica o enfoque será sobre os temas ecológicos. Duna aborda o tema de maneira sútil e assertiva, prendendo a atenção do leitor e o ensinando sem que esse perceba, e, aos poucos, esse leitor toma gosto pela temática.

ENTREMEMÓRIAS
Projetos engavetados – Karina Finatto – EXCLUSIVO
Eu realmente acreditava em uma frase que ouvi meu pai dizer “Uns nascem para estudar, outros para trabalhar”, sempre pensei que estava no segundo grupo, mas a escola me abriu os olhos, mostrando que eu poderia ser mais que uma trabalhadora esforçada, que poderia fazer a diferença na vida dos outros.

LIVRE EXPRESSÃO
O amor trabalha, o ódio passeia – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Na sociedade moderna dos tempos presentes o ser humano se coisifica, se transforma literalmente em mercadoria. (…) Tudo se justifica pela ótica do neoliberalismo, onde qualquer coisa, inclusive nós mesmos, é transformado em mercadoria.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
‘A linguagem estrutura a sociedade’ – CBN
Colunista destacou que o estranhamento à linguagem neutra não pode ter como consequência a proibição como vem acontecendo em escolas de Minas Gerais. O tema também é debatido nas Câmaras de municípios do estado. 

Notas de cotistas e não cotistas da UFMG são menos desiguais que pontuação no Enem – Nexo
Desigualdades iniciais no Enem não se traduzem diretamente em diferenças de rendimento na graduação.

Leia mais.

TIRINHA
Alexandre Beck