Jornal 323

Vol. 9, Nº 323/Julho de 2021- sexta-feira, 02.

EDITORIAL

Negacionismo científico, um grande negócio!

O negacionismo científico se tornou, nos últimos anos, mais do que nunca, uma preocupação recorrente da comunidade científica internacional e de parte significativa dos governos do mundo inteiro. Cientistas e autoridades públicas do mundo inteiro denunciam que não se trata mais de pessoas ou grupos localizados que, diante de evidências científicas que contrariam suas crenças, reagem condenando os produtores de tais conhecimentos. Trata-se, cada vez mais, de um amplo e rentável negócio que precisa ser combatido em escala local e global.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza, no mês de julho, uma série especial sobre educação em tempos de pandemia. Para abrir as conversas, o programa do dia 5 de julho conta com a participação de Cecília Vieira e Rubia da Conceição Camilo, pesquisadoras do NEPEI e que participaram do estudo Infância em tempos de pandemia: experiências de crianças da Grande BH.

A sessão especial Belimbeza traz trechos do livro “A sombra desta mangueira”, de Paulo Freire, sobre a cidade de Recife. O programa conta ainda com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. 

PENSAR AO VIVO
Educação e resistências: Conquistas e desafios em torno da Lei 11.645
O Pensar ao Vivo da próxima quarta-feira, 7 de julho, é sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas públicas e privadas. A live “Educação e resistências: Conquistas e desafios em torno da Lei 11.645” acontece às 17 horas e reúne professores e pesquisadores envolvidos com as lutas afirmativas. A transmissão será no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A covid-19 e a morte das consciências  – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Há tempos, temos presenciado as grandes enchentes, nevascas, furacões, tempestades, desregulações climáticas de toda ordem. Porém, a humanidade insiste em não refletir sobre suas ações no planeta, devorando de forma cada vez mais irracional seus recursos naturais.

Relações de gênero na infância: uma experiência na escola democrática – Divimary Borges – EXCLUSIVO
A pergunta que regia meu olhar empírico sobre as crianças que investiguei era: Como as crianças constroem suas relações de gênero inseridas em uma pedagogia que, pelo menos a priori, imaginamos libertária?

Autonomia funcionalAleluia Heringer (Estado de Minas)
Como adultos, devemos ter no horizonte a independência e a autonomia daqueles que estão sob a nossa responsabilidade. Essa é uma genuína e responsável forma de amor, pois torna o sujeito “capaz” para algo.

É preciso viver o 28 de Junho todos os dias  – Sander Palmer – EXCLUSIVO
Encarnar o corpo que está fora das normas de gênero é ter nas costas um alvo de caça, colocado muitas vezes por um grupo específico que considera o binarismo de gênero como regra social e determinante para julgar quem pode ou não viver.

O Ensino da Ditadura nas escolas (Parte III) – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Cabe notar também que tal modo de ensino não se encontra presente nas escolas militares. A esse respeito existem publicações reveladoras de que desde há um bom tempo, nos colégios castrenses o período ditatorial é estudado por meio do livro intitulado História do Brasil: Império e República editado pela Biblioteca do Exército

Emancipação, empoderamento e protagonismo: um breve esboço pedagógico do curso BH Itinerante, Região Metropolitana de Belo HorizonteVagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O curso de extensão em Educação Ambiental “BH Itinerante” objetiva constituir “Agentes Ambientais” adequados ao desenvolvimento de ações. O princípio máximo do curso é desenvolver agentes responsáveis frente as realidades socioambientais, organizados para idealizar e formatar atividades, ressaltando o cuidado com o homem e o ambiente, em sua totalidade.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Histórias das independências no Brasil: a instrução feminina – Patrícia Cardoso da CostaEXCLUSIVO
Cinco anos após a emancipação brasileira, temos a criação da Lei Geral do Ensino, de 15 de outubro de 1827, que procurou organizar as escolas públicas do ensino elementar. Nela, pela primeira vez, aparecia o ensino primário para o sexo feminino como uma política pública.

Formar o corpo da nação: a Educação Physica na constituinte de 1823 – Felipe Lameu dos SantosEXCLUSIVO
Visconde de Cairu, homem de letras e autor de mais de 3 dezenas de livros e livretos, e que estava atento aos diversos meios de intervenção política no Brasil, daquele período. Entre esses meios estavam os impressos periódicos, alguns dos quais vinham de sua “veia panfletária”, responsável por uma série de folhetos, pasquins e jornais no período de implantação do Estado Nacional.

02 de Julho e a Independência da Bahia: “Os baianos são um povo de brasileiros”Marcelo Gomes da Silva
Em termos de narrativas históricas, é mais frutífero defender aquela que ilumina a memória de luta e resistência dos povos que habitaram o território onde hoje se denomina Bahia.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Antônio Conselheiro, O Profeta do SertãoAlexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Peregrino, tal como um profeta, tinha lá a sua missão: construir igrejas, capelas e açudes, reformar cemitérios. Por onde passava, impressionava o povo rude e triste da região. De Antônio Peregrino (como se auto denominava, como se pode notar em suas prédicas escritas) passou a Antônio Conselheiro devido aos frequentes conselhos dados àquela gente sertaneja. 

Os bilreiros de março – Parte II – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
O fundão da floresta que circundava São Gabriel da Cachoeira guardava um laboratório de aprendizagens. Espaço em risco pela invasão da inconsciência. Devastação. Mocambos e aldeias mais próximos da exploração já contavam com morte pela gripe.

CONVITE À LEITURA
Enciclopédia negra: uma referência fundamental na nossa estanteAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Organizada por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, o trabalho é um importante esforço para romper o escandaloso e “constrangedor silêncio que habita a maior parte dos arquivos brasileiros e coloniais.

Convite à Leitura: Uma brasiliana para a América Hispânica  – Marcos Cezar de Freitas – EXCLUSIVO
O que fez Luciano? Ou melhor, como fez? Demonstrou a potência analítica que desponta quando é possível desvelar cenários enquadrados por “intelectuais mediadores”.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Crianças com microcefalia por zika regridem na pandemia: ‘Estão desaprendendo a falar e a comer’ – BBC
Para as crianças que nasceram com a síndrome congênita da Zika, é a segunda vez que um vírus global muda radicalmente o curso de suas vidas.

Projeto #MemoriasCovid19 reúne experiências vivenciadas durante o isolamento social – Agência Fapesp
A iniciativa conta com a colaboração de uma equipe multidisciplinar de nove universidades brasileiras – representando Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país – e também da França e de Portugal.

Brasil tem ‘legião de bebês prematuros’ com alta de covid em grávidas – BBC
A epidemia de covid-19 no Brasil já matou pelo menos 1.461 grávidas, sendo 1.007 apenas neste ano, segundo dados oficiais compilados pelo Observatório Obstetrício Covid-19.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A História de Lázaro: O que a escola tem a ver com isso?Luiz Carlos C. B. Rena – EXCLUSIVO
A Escola seria uma das ferramentas fundamentais para oferecer ao sujeito os recursos cognitivos, emocionais e sociais necessários à sustentação de um projeto de vida que o integrasse na comunidade como cidadão que agregasse valor à vida em sociedade e não uma ameaça à vida.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Da escola ao subemprego: o que resta à comunidade LGBTQIA+?Daniela Salú, Ergon Cugler, Marina Paredes, Caroline Gonçalves de Oliveira   e Isabella Natali Miranda Cuccin – EXCLUSIVO
Os dados indicam que a evasão escolar das populações LGBTQIA+ – que tem relação com a LGBTQIA+fobia – é tanto sintoma, quanto consequência e causa, retroalimentando-se nesse grupo plural e com especificidades.

Des-colonizar para desnaturalizar: reflexões sobre epistemicídio eurocêntrico na educação brasileiraMatheus Crivelari Fortes e Gabriela Iamara Lupianhe PereiraEXCLUSIVO
Na versão digital do dicionário da língua portuguesa (Porto Editora) a palavra “descobrimento” tem como significado: “ato ou efeito de achar algo desconhecido, ignorado ou escondido”. No entanto, o que está escondido e que pouco foi descoberto são os processos que estão escamoteados por trás da expressão “descobrimento do Brasil”.

ESPAÇO FREIREANO
Cursinho Emancipa e seu Viver Freireano – Rádio UFMGDébora Souza e Luciano Mendes – EXCLUSIVO
Paulo Freire, que tanto gostava e valorizava as transmissões radiofônicas, foi assunto do programa de rádio Pensar a Educação Pensar o Brasil  da Rádio UFMG Educativa no último  dia 21 de junho. Com o tema “Paulo Freire e educação popular”, foi entrevistada a profa. Paula Fullana, coordenadora do cursinho pré-vestibular “Emancipa”, uma rede de educação popular criada em 2007 em Itapevi, São Paulo.

EJA EM PAUTA
Sob a ordem lúgubre do dia… Ainda assim, pedimos: esperancemos! – Douglas Tomácio e Walesson Gomes da Silva – EXCLUSIVO
A despeito do fatigante respirar (às vezes ainda mais custoso e alvo de imitações esquálidas e pérfidas do quadro executivo brasileiro), o coro nosso é calejado pelas lutas tantas, pela brasilidade desigual cotidiana que em nós percorre (corpos pretos, indígenas, LGBTQIA+, deficientes, rurais etc) e que também expressa o nosso fazer-ser EJA.

PENSAR JOVEM
Por que eu deveria aprender Linguística hoje?  – Dalmo BuzatoEXCLUSIVO
Outro ponto facilitador é a interdisciplinaridade da área: linguistas também são cientistas da computação, matemáticos, fonoaudiólogos, psicólogos, publicitários! Isso gera um grande aglomerado de possibilidades e projetos transdisciplinares, que superam as “caixinhas imaginárias” do conhecimento, e conseguem ver os fenômenos do mundo de maneira mais holística, do jeito que eles são de verdade.

LIVRE EXPRESSÃO
CorpoVinícius Mollendorff Roberto – EXCLUSIVO
Corpo, gaita, flauta, o seu é violão.

ENTREMEMÓRIAS
Uma trajetória constituída por mudanças internas e externasGiuliana Marton Borsari – EXCLUSIVO
Minha irmã gêmea e eu sempre víamos as movimentações de várias crianças ao lado da porta de casa. Com isto, contávamos os dias para começar a frequentar a escola. No primeiro dia não choramos, muito pelo contrário, era a realização de um sonho.

Poema sobre amor para Frida KhaloAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Onde não houver amor / não se demores / Me ensinou Frida

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Unicef: queda de renda e acesso à educação na pandemia prejudica nutrição e aprendizado de crianças e jovens – Jornal da Ciência
Pesquisa mostra aumento de desigualdades nas classes mais baixas e reforça importância de reabertura segura das escolas para saúde física e mental dos mais vulneráveis.

António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir – Revista Educação
O reitor honorário da Universidade de Lisboa alerta que a escola não deve voltar ao que era antes, mas corre o risco de ficar ainda pior se a ênfase na tecnologia e personalização substituir o sentir e o fazer comum.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Contra negacionismo, Tv Cultura estreia série sobre valor da ciência – UOL
A produção conclui que, a despeito de seus grotescos inimigos atuais, a ciência vence no final da história.

Ministério da Saúde exonera diretor acusado de cobrar propina – Jornal da Ciência
Roberto Dias é afastado pouco depois de empresário denunciar cobrança de suborno para a compra de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, em entrevista à Folha de S. Paulo”. CPI convocará o vendedor.

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AMÉRICA LATINA
En Guayaquil, profesores protestan en defensa de la reforma de la Ley de Educación Intercultural – El Universo / Equador
Se concentran esta mañana en la plaza Vicente Rocafuerte, centro de la ciudad.

Bolivia anuncia clases los sábados y ampliación del curso para equilibrar el calendario escolar por la pandemia – El Comercio / Bolívia
El Gobierno de Bolivia anunció que se amplían las clases hasta los sábados, ante la afectación que han tenido los estudiantes por la pandemia.

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PENSAR INDICA
De 18 a 20 de agosto de 2021, acontecerá o V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. Para saber mais, clique aqui

Na próxima segunda-feira, dia 5 de julho, o “E por falar em ciência”, live quinzenal do Observatório da Comunicação Pública da Ciência organiza um bate papo sobre “Desigualdades de gênero e raça na academia: percursos de mulheres negras” e conta com a participação de Mayra Bernardes, doutoranda em Comunicação na UFMG e Cida Moura, professora  da UFMG, Diretora da Universidade dos Direitos Humanos. A live acontece às dez da manhã, em youtube.com/pensaredu

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção  – Lançamento do livro “Desembola na Ideia – arte e psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil”. No próximo sábado. Acesse aqui

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Maria de Fátima em 25/06/2021 (Pensar a Educação em Pauta, número 111, A importância da Sociologia no ambiente escolar). Parabéns por sua contribuição a cerca da sociologia no âmbito da educação, que são ciências importantes para formação da humanidade e seu convívio social.

Pedro Moura em 27/06/2021 (EJA em Pauta, número 322, EJA: uma modalidade negra). Obrigado professor! Suas palavras são um Sul, um Oriente para nós estudantes e educadores da EJA.

Natalino Silva em 28/06/2021 (EJA em Pauta, número 322, EJA: uma modalidade de ensino negra!). Pedro, agradeço pelas palavras. De fato, consideramos que pensar acerca de uma EJA popular negra pode contribuir e muito para realizarmos propostas educativas condizentes com o público estudantil atendido por essa modalidade de ensino. Abraços e sigamos.

Renata Maia Peres em 28/06/2021 (Educação e Direitos-Humanos, número 322, O negacionismo e o direito à verdade). Obrigada pelo texto maravilhoso José Heleno. Sua clareza e perspicácia me entusiasma. Sigamos na luta!

TIRINHA
Cartunista das Cavernas – Gilmar