Jornal 283

Ano 8 – Nº 283/ sexta-feira,  03 de julho de 2020

EDITORIAL

Educação: Ministro, para quê?

A elite brasileira, ao longo de nossa história, tem sido uma das mais inventivas do mundo para criar maneiras de mudar as coisas de forma que tudo permaneça como está. Não satisfeita em fazer do Brasil uma das sociedades mais desiguais e violentas do mundo, vive inventando mecanismos para aumentar a violência contra os mais pobres e aumentar as nossas, já indecentes, desigualdades sociais, de raça, de gênero e regionais. Assim, não foi por acaso que orquestraram o golpe de 2016 e, nas últimas eleições, apoiaram Bolsonaro, ainda que soubessem de seus projetos antidemocráticos, racistas, machistas, homofóbicos e destrutivos.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 06 de julho teremos mais uma edição do Pensar Jovem Fazer Sentido. Nessa segunda edição da nossa parceria com o projeto de extensão do CEFET-MG vamos conversar com estudantes e docentes sobre Desigualdades em isolamento.

Segunda também teremos a Sessão Especial Belimbeleza com Libéria Neves. Além disso, o programa também vai contar com as colunas Pensando Bem, Valorizando o Saber e Pioneiras.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.  

LIVE – PENSAR AO VIVO
Museu, saberes e inclusão social
Como parte da programação do Dia Nacional da Ciência, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil promove uma live para conversar sobre o papel dos museus e espaços de ciência na circulação e produção de conhecimentos. A live contará com Silvânia Souza do Nascimento, coordenadora do Laboratório de Estudos em Museus e Educação (LEME), Lídia Maria Meirelles, coordenadora do Museu do Índio (UFU), Letícia Julião, coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG e Eloi Teixeira César, diretor do Centro de Ciências da UFJF.

ENTREVISTA
Livros didáticos da educação Infantil – Mônica Correia
O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de junho refletiu sobre o lugar dos livros na educação infantil e sobre a crítica de especialistas ao edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2022.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
A Educação em Saúde em tempos de pandemia: tecnologias e novos sentidos no campo Bráulio Silva Chaves e Polyana Aparecida Valente – EXCLUSIVO
Hoje as tecnologias são aliadas importantes para que certos princípios conquistados pela Educação em Saúde estejam garantidos. Nessa aliança, cabe também um resgate: da tecnologia como produção social, fruto do trabalho e que deve ser apropriada coletivamente.

Tia, hoje tem merenda na escola? – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Após o Brasil ser atingido pela pandemia do COVID-19, que resultou na suspensão de aulas, milhares e crianças, que tinham na merenda escolar a única refeição do dia, ficaram em condições mais preocupantes.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
As cores das manifestações, uma ausência sentida e a necessidade de educar nossa ação – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Ao observar o embate que cada vez mais acirra uma polarização, percebo que muitos símbolos e sinais acabam surgindo ou ressurgindo com força, marcando espaços de poder. Meu atual desconforto está relacionado ao uso ou desuso de uma cor que sempre simbolizou e sensibilizou as mobilizações e manifestações.

Por uma renda mínima para estudantes – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
Estudar é uma profissão e incentivar os estudantes financeiramente aumentaria o número de estudantes, e assim seria feito um nivelamento entre estudantes “ricos e pobres”. Ou seja, a desigualdade de situação entre ambos iria diminuir.

Reset or Delete – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Os mais velhos, como eu, devem se lembrar do terror que foi a expectativa do bug do milênio. Os mais novos, como nossos filhos, nem devem saber o que foi isso. E agora, com um vírus real rondando sua máquina corpo? Resetar ou deletar?

O imaginário coletivo e o golpe militar –  Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Num artigo publicado em maio deste ano o general Mourão fez algumas afirmações preocupantes.

Democracia fala mais alto e governo baixa a bola – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
A crise brasileira na atualidade é multissetorial, o que revela mais do que incompetência política e falta de conhecimento sobre gestão pública, mas também e, principalmente, deficiência cognitiva dos nossos dirigentes, como já apontaram alguns estudiosos.

Provocações sobre a atual Educação – Tiago Tristão – EXCLUSIVO
O ‘notório saber’, mecanismo pelo qual pessoas sem formação pedagógica ou sem formação escolar podem atuar no ensino básico, não foi feito pra valorizar outros saberes e quebrar o cientificismo eurocêntrico. Mas, por que não usá-lo para tal?

Educação e Corporeidade
Neste episódio conversamos com Txay Tamoyos, graduando de Filosofia pela UFMG e professor da rede privada e de cursinhos preparatórios do ENEM. Além de batermos um papo sobre suas experiências dentro de sala de aula e sobre as mudanças em sua rotina durante a pandemia, também falamos sobre como sua experiência trabalhando no setor educativo de um museu afetou a sua abordagem dentro de sala de aula e o seu percurso dentro da filosofia.

Escolas municipais: hora do retorno?
O PENSAR ao Vivo do dia 01 de julho refletiu sobre o retorno das atividades em escolas municipais a partir das perspectivas da professora de Educação Básica Letícia Stephan Tavares, do vide-precisente da UNDIME-MG, Sérgio Luiz Nascimento e da pesquisadora Mônica Correia.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O “entra e sai” no Ministério da Educação e o desprezo ao direito a educação de qualidade – Sebastião Everton – EXCLUSIVO
Fica latente a importância de novos mecanismos de controle social e de articulação entre os poderes públicos brasileiros, sobretudo, colaborando para processos duradouros e de desenvolvimento mais abundantes no “estado de coisas” que se deseja alterar.

CONVITE À LEITURA
A poética dos fragmentos: a escrita como A fonte da autoestima em Toni Morrison – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A palavra escrita foi a fonte de realização para Toni Morrison. A partir de fragmentos e com muita imaginação, Toni Morrison construiu outras narrativas para mulheres negras historicamente silenciadas e sub-representadas nas artes, na literatura e nos livros de história.

Sobre crianças e aldeias saudáveis – Marco A. Correa – EXCLUSIVO
Por essas leituras que precisamos fazer pra descobrir os nossos tesouros, os que não foram saqueados, assimilados ou queimados, descobri a preciosidade que é o livreto Kindezi – a arte Kôngo de cuidar de crianças.

Entre a submissão e a rebeldia: o papel do professor em Florestan Fernandes – Jackson B. da Costa e Virgínia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO
Florestan Fernandes traz a figura do professor-cidadão: “O professor precisa ser professor-cidadão e um ser humano rebelde.” Em outras palavras, educar é um ato político.

ENTREMEMÓRIAS
E agora? Tornei-me professora – Dina Mara Pinheiro Dantas – EXCLUSIVO
Quando alguém afirma que a vida de um professor é fácil, é porque não a vivenciou! Vou relatar uma pouco da minha trajetória que me fez voar pelo Brasil à procura de realizar um sonho: ser professora universitária.

LIVRE EXPRESSÃO
Do ideal e do necessário – a democracia não atende por liroliro – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Se alguém soprasse a tosse, o medo da doença deixava de ser ilusão. E foi assim por muitas semanas. Os que arriscaram fugir, não voltaram. Os que ficaram, sem água potável, sem remédios, sem acesso ao mínimo de proteção, aguardavam a hora.

PESQUISA EDUCACIONAL
As relações que permeiam as pesquisas em ambiente escolar – Sabrina Moreira – EXCLUSIVO
Entrevista com Maria de Fátima Cardoso Gomes. A pesquisadora, que é coordenadora do grupo de pesquisa “Infância e escolarização: BEBÊS e CRIANÇAS PEQUENAS: afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL)”, fala sobre a pesquisa no ambiente escolar, inclusive na pandemia.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC e Inep divulgam resultado da enquete sobre novas datas do Enem – MEC
Data definitiva será escolhida após diálogos com entidades educacionais.

Ministro Decatelli cai por maquiar currículo e reforça pessimismo sobre o futuro da Educação sob Bolsonaro – El País
Economista seria primeiro ministro negro do Governo, mas deixa cargo antes da posse. “Grotesco ter como indicado alguém que mente no currículo”, diz Movimento Campanha Nacional pela Educação.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Variações sobre o Lattes – I – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
A plataforma Lattes trouxe muitas vantagens para a vida de quem pesquisa no Brasil, para além do evidente conforto de poder atualizar (e eventualmente corrigir) constantemente o mesmo repositório de informações que depois as transforma de maneira ordeira em documento apresentável.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Coronavirus en la Argentina: el Consejo Federal de Educación aprobó por unanimidad el protocolo para la vuelta a clases – La Nacion – Argentina
El Consejo Asesor creado para tal fin fue el responsable de la redacción de las casi 70 páginas que tiene el documento, en el que se detalla una serie de pautas que serán de cumplimiento obligatorio en todas las escuelas.

¿Cómo enfrenta la pandemia la universidad más antigua de Colombia? – El Tiempo – Colombia
La Universidad Santo Tomás cumple 440 años. El rector de la institución habla sobre su trayectoria.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Para entender como as múltiplas infâncias brasileiras se relacionam com o meio virtual e como podem atuar ativamente na construção desse espaço, o Portal Lunetas conversou, via plataformas digitais, com 32 crianças de todos os Estados, de diferentes classes sociais e etnias, com e sem deficiência. O resultado dessas conversas você confere na série de vídeos e infografias “Um olhar sobre as infâncias conectadas”. O material mostra como as crianças pensam e sentem sobre o ambiente digital, quais são as oportunidades e os desafios do espaço virtual e como é possível usar a internet para expressarem suas individualidades e opiniões.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Joaquim Ramos – A revista Zero-a-Seis convida docentes, pesquisadoras/es e estudantes a enviarem artigos, até 15 de julho de 2020, para o Dossiê “Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências”. Além de Artigos originais, o dossiê receberá também submissões para as Seções: Entrevistas com especialistas da área, Resenhas de livros e Relatos de Experiência.

OPINIÃO DO LEITOR
Josiane Cristina Amorim da Silva em 26/06/2020 (Editorial, edição 282, Escola pública, os desafios do retorno às atividades). Esse texto é muito relevante, justamente por nos convidar a pensar na real situação daqueles, que de certo modo, são parte constitutiva da esfera escolar como os educandos e familiares, os educadores e demais profissionais que atuam nessa ambiência. Principalmente quando o assunto em pauta é à volta as aulas.

Josiane Cristina Amorim da Silva em 26/06/2020 (Em Casa, edição 279, “Perdemos um grande parceiro: as escolas”). Dentre tantas questões decorrentes do isolamento social no momento pandêmico que vivemos “a violência no ato de educar” é muito pertinente. De fato, nem todos(as) estão capacitados para realizarem essa importante prática que, de certo modo, requer boa dose de boa vontade,paciência, além de conhecimentos específicos e por último mas não menos importante o respeito as especificidades e ritmo de cada criança nesse processo de ensino/aprendizagem.

Álvaro em 26/06/2020 (Educação e Direitos Humanos, edição 280, Não-morando). Lindo e POTENTE, Analise! Adorei essa reflexão porque nos convida a pensar e estranhar a presença dessas pessoas em situação de rua. Convida a vê-los como gente, como a gente, a nos indignar com as condições sociais que produz essa situação de desigualdade! Convida a Olhar e enxergar essas pessoas como seres humanos, devolver a humanidade que lhes foi roubada, ver que a rua não é o lugar natural delas é deles, mas o lugar que a nossa sociedade capitalista escolheu reservar pra eles!

Joaquim Ramos em 27/06/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 283, Dia do Orgulho LGBT: visibilidade, direitos e políticas públicas). Muito bom!

Josiane Cristina Amorim da Silva em 28/06/2020 (Convite à Leitura, edição 282,  Ausências presentes: uma leitura do filme Dias sem fim). Me senti impactada pela pertinência dessa narrativa,Concordo plenamente que em muitos momentos estamos apenas reproduzindo a violência que sofremos ao longo de nossas vidas.Pena que na maioria dos casos nos danos conta tarde demais, como aconteceu com esse jovem afro-americano,que só entendeu isso ao ser ver na mesma situação que seu pai,atrás das grades. Infelizmente, a justiça só existe para os mais vulneráveis.

Luiz Villas Boas em 01/07/2020 (Livre Expressão, edição 283, Quando se cai na tentAÇÃO em tempos de pandemia: uma conversa entre pai e filho). Gostei muito dessa conversa e tenho a mesma.sensacão, pois mesmo morando na mesma.cidade e não posso abraçar meu filho.

TIRINHA
Ribs