Jornal 280

Ano 8 – Nº 280/ quarta-feira,  10 de junho de 2020

EDITORIAL

Reinventar a Escola?

Nos dias que correm, um conjunto expressivo de atores públicos tem manifestado a ideia de que é preciso reinventar a escola. Muitos deles advogam até que a pandemia veio “antecipar o futuro”, buscando ler na situação atual em que vivemos ares de alguma positividade. Na verdade, como já afirmamos aqui, a ideia de crise da escola e de que ela é uma instituição atrasada em relação ao seu tempo, nasceu junto mesmo com a escola moderna.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 15 de junho vai falar de cinema! Às vésperas do Dia do Cinema Nacional vamos receber a Cineasta Dayane Gomes, do Coletivo Cine Sem Churumelas e Tatiana Carvalho, professora nos cursos de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo do Centro universitário UNA e produtora de cinema.

Segunda também teremos a Sessão Especial Mídia na Escola. Fabricio Lacerda vai receber o professor Eduardo Geraldo Teixeira Neves da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, que fica em Prudente de Morais para conhecer o projeto Comunicartes.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

LIVE – PENSAR AO VIVO
Editoria em tempos de pandemia e pandemônio
Com a pandemia de COVID-19 novos desafios são colocados na rotina de produção e editoria de publicações acadêmicas. Que desafios são esses? E como fica o trabalho de editores nesse cenário? Pensando nisso, o PENSAR ao Vivo recebe no dia 17 de junho Lia Machado Fiuza Fialho, da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e José Luís Bizelli, do Fórum de Editores Periódicos da  Área da Educação (FEPAE).

ENTREVISTA
Pensar Jovem, Fazer Sentido
No programa de rádio do dia 08 de junho, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil iniciou uma nova parceria, com o projeto Pensar Jovem: Fazer Sentido do CEFET-MG. Este é um espaço de interação e reflexão para divulgar atividades que abrangem ensino, extensão, produção do saber e divulgação científica. Também para divulgar o que acontece nos espaço escolar, os diferentes modos de expressão dos alunos, discutir as relações sociais e o modo como os jovens alunos estão pensando os acontecimentos, os direitos humanos e temas relevantes para a formação e para sua participação na sociedade.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Sobre Isolamento, Nudes e uma Oportunidade – Laís Patrocino – EXCLUSIVO
O isolamento social como medida de contenção da pandemia do coronavírus tem trazido desafios nos mais diversos aspectos de nossas vidas. Um deles, com consequências diretas para a saúde das mulheres.

Sangue LGBTQIA+, estigma e pandemia: a ética da vida precária – João Victor da Fonseca Oliveira – EXCLUSIVO
Não é novidade que o discurso médico tenta estabelecer uma “verdade” sobre os corpos. Ainda assim, a interdição à doação de sangue, à partida, significa o aumento da precariedade das condições de possibilidade de uns em detrimento aos outros.

Cuidar da água para não escorrer pelo ralo – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A água é um bem que a natureza nos oferta gratuitamente e, portanto, nada pode ser cobrado por ela. Nosso cuidado com  a água significa o cuidado com as pessoas. Nossa água tem escorrido pelo ralo não por descuido nosso.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O pandemônio das teleaulas – Karen Dayanne Nunes – EXCLUSIVO
Muitos colegas expuseram as fragilidades, a suspeita de plágio e outros erros gravíssimos do material conteudista e que desconsidera o estimulo ao pensamento crítico do aluno.

Relações de poder e gestão escolar na contemporaneidade – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
Qualquer grupo está permeado por questões de poder. O poder é inerente ao ser humano. E isso porque o poder é político. E o homem é um animal político.

O ensino remoto em tempo de pandemia e o homeschoolingChristian Lindberg – EXCLUSIVO
Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados a medida provisória nº 934/2020. Ela estabelece normas excepcionais para o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes da pandemia do coronavírus.

Década de 1920 e 2020: nacionalismo e sanitarização moral das escolas – Raquel Melilo e Renata Fernandes Maia de Andrade – EXCLUSIVO
Hoje, parece que se pretende terminar o assentamento que não foi integralizado no passado. E que fique claro: por assentamento entendemos o apagamento de identidades étnicas e nacionais.

Aulas Remotas e seus desafios em tempo de pandemia – Marcelo Silva de Souza Ribeiro e Clara Maria Miranda de Sousa – EXCLUSIVO
Uma vez os estudantes confinados em suas casas, ou supostamente nelas isolados, também escancara outro problema, ainda relativo a desigualdade social, que é a própria qualidade de vida.

A educação para os empobrecidos em tempos de pandemia – Shellen de Lima Matiazzi e Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
Diante do sofrimento causado pela pandemia do COVID-19, que atingiu vários países e levou à morte, até o momento, mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, cabe questionar sobre o futuro da escola e dos alunos empobrecidos.

A reunião ministerial de Bolsonaro e o roubo da galinha de Rui Barbosa: a língua é a mesma, a retórica NÃO – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Este paradoxo, entre a admiração de uns e o menosprezo de outros pela língua portuguesa, nos faz retomar dois casos diferentes: o primeiro, refere-se ao polímata jurista baiano Rui Barbosa, envolvido em processo de comunicação com um ladrão de galinhas e o segundo caso, relaciona-se, exatamente, a essa recente reunião ministerial.

Educação Física Decolonial, para além da Lei 11.645/08 – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Podemos pensar nos corpos para além da instrumentalização… da preparação para um esporte, para a guerra, para o trabalho braçal alienado.

Sujeitos Históricos
Neste episódio conversamos com Raquel Nascimento, graduanda de Licenciatura em História pela UFPE e bolsista do projeto “Professora Maria Celeste Vidal: formação e militância de uma presa política”. Ela falou sobre sua pesquisa, suas experiências em sala de aula e da relação entre pesquisa e prática educacional.

Professoras da educação básica: os desafios da autoria
A experiência da professora-autora foi o destaque do PENSAR ao Vivo do dia 10 de junho. O bate papo “Professoras da educação básica: os desafios da autoria”, com Marcelino Curimenha, Daiana Zanelato e Renata Oliveira, autores de artigos publicados pela RBEB, pretende valorizar e refletir sobre a publicação de práticas escolares de professoras e professores da Educação Básica.

“Da creche à educação superior: desafios sanitários e pedagógicos para o retorno pós isolamento social” – Frente Pela Educação Democrática
Debate com o objetivo é construir coletivamente parâmetros e orientações que garantam, aos estudantes, às famílias e aos profissionais, condições sanitárias seguras e, ao mesmo tempo, o direito à Educação de qualidade.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Direito à Educação e direito de reinventar a escola em tempos de pandemia – Fabiana Vilas Boas Borges – EXCLUSIVO
Estamos falando nesse momento de educação, mas acima de tudo da manutenção e preservação da vida, falamos de emoções, de saúde mental, sustento básico, dignidade e humanidade.

CONVITE À LEITURA
“O amanhã não está à venda”: diálogos com Ailton Krena – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A natureza precisa de tempo para se recuperar. O mundo parou. Uma pandemia fez tudo parar. Mas o que a dor ensina.

A Peste Negra e a Covid-19. O que Boccaccio tem a nos ensinar? – Ione Ribeiro Valle – EXCLUSIVO
É explicitada a precariedade da existência, de uns mais que de outros, podendo ser lida como denúncia de uma sociedade que, por estar familiarizada com a miséria, a violência e as doenças, banaliza a morte: “Não escutamos outra notícia senão que ‘“’Fulanos e fulanos faleceram’ e ‘Sicranos e sicranos estão à porta da morte’”.

Moral, habitus de classe, gênero e protagonismo feminino na série Elite – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
É interessante pensar como esse mundo das séries vem produzindo uma inversão dos papéis sociais nas narrativas e provocando o olhar para representações antes impensadas.

LIVRE EXPRESSÃO
Teletubbies emergenciais  – as redes pedagógicas não caem no marIvane Perotti – EXCLUSIVO
Queria gritar contra o sumiço dos objetivos da educação. Queria falar sobre a importância da motivação para o ensino, para o investimento em tecnologias de comunicação, e sobre a segregação alimentada pela crise da crise em crise.

PESQUISA EDUCACIONAL
Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19 – Berta Rodrigues Mais e Paulo Cesar Dias (revista Estudos de Psicologia PUC-Campinas)
Este trabalho analisou se os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes universitários se alteraram no período pandêmico (2020) comparativamente a períodos anteriores/normais. Os resultados sugerem um impacto psicológico negativo da pandemia nos estudantes. Importa continuar a explorar as implicações da pandemia na saúde mental dos estudantes, para que se possam prevenir e minorar os seus efeitos.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Exclusão, plágio e desamparo: Entenda o caos na educação em Minas – BHZ
Para a coordenadora-geral do Sind-UTE, além de prejudicar os alunos, a situação também prejudica os professores. Sem uma mediação estabelecida pelo Estado, eles disponibilizam números pessoais, usam o próprio pacote de dados e o próprio computador para trabalhar, além de não terem um horário de trabalho

Maioria das escolas brasileiras não tem plataformas para ensino online – Agência Nacional
Dados são da pesquisa TIC Educação 2019

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadoras alertam para problemas ambientais evidenciados com a pandemia – IF Baiano
Efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus no meio ambiente foi o tema discutido no sexto episódio do podcast Papo Ciência lançado no Dia do Meio Ambiente.

Pandemia exige resgate dos investimentos públicos em CT&I – Jornal da Ciência
Em mesa de debates virtual, os presidentes da SBPC e da ABC e dois ex-ministros apontam necessidade de fortalecer a ciência e aumentar o engajamento desta com a indústria e a sociedade.

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Aprueban moción que prohíbe sanciones académicas-financieras a universitarios que no paguen arancel – Biobio Chile / Chile
La sala de la Cámara de Diputadas y Diputados aprobó la moción que prohíbe sanciones académicas y financieras a los estudiantes de educación superior

Coronavirus en la Argentina. Con distanciamiento y recreos por grupos, Córdoba vuelve a clases en agosto – La Nacion / Argentina
En Córdoba ya hay un protocolo diseñado para la vuelta a las aulas.

Leia mais.

PENSAR INDICA
A iniciativa Periferia Viva – Força Tarefa Covid-19 é uma plataforma de mudança social para compartilhar conhecimento e conectar pessoas transformadoras em Minas Gerais. Com atuação prioritária na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a força-tarefa foi criada para dar visibilidade e articular apoios e parcerias aos esforços já em curso de mobilização social e vigilância civil para o enfrentamento à pandemia do coronavírus na perspectiva da defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania das populações periféricas. A ideia é conectar as iniciativas, campanhas e demandas da sociedade civil organizada a quem pode contribuir e fortalecer essa rede de solidariedade.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Hormindo Pereira de Souza Júnior – Já está no ar o novo número da revista Trabalho & Educação. Essa edição apresenta o tema “Em tempos de pandemia e crise do capital”.

Dalila Andrade – O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG (GESTRADO), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), está desenvolvendo a pesquisa “Docência na Educação Básica em Tempo de Pandemia”. A pesquisa se propõe a analisar os impactos sobre o trabalho docente na educação básica pública decorrentes das medidas de isolamento social. Para participar da pesquisa basta responder um questionário.

OPINIÃO DO LEITOR
Antonio Teixeira
em 06/06/2020 (Convite à Leitura, edição 279, A cruel pedagogia do vírus: diálogos com Boaventura de Sousa Santos). Professor Emérito da Universidade de Brasília tive a oportunidade de formar grupo de pesquisa multidisciplinar. Aos colegas de trabalho disponibilizei uma frase: – “O que ouvi, esqueci; tudo que aprendi fazendo levei comigo ao longo da vida”.

Aline em 06/06/2020 (Em Casa. edição 279, “Perdemos um grande parceiro: as escolas”). “Em redes de apoio, é preciso empoderar as crianças”. Fiquei com essa afirmação da Iara na cabeça. Concordo plenamente!!! Há desafios para torna-la uma realidade, mas é o reconhecimento da criança como sujeito que perpassa o empoderamento. Parabéns pela entrevista.

Carlos Roberto Carriel em 06/06/2020 (Pesquisa Educacional, ediçã0 278, Educação e Exclusão: os inaptos à EaD!). Quero receber mais sobre a educação.

Joaquim Ramos em 08/06/2020  (Entrememórias, edição 278, Silene). Marileide, quanta singeleza em sua história! Humana, até onde alcança a sensibilidade humana! Vistas assim, com o coração, essas lembranças não se apagam, nem morrem, não podem morrer!

Aline Coelho Russel da Cunha em 09/06/2020 (Entrememórias, edição 277,Sobre (re)começos: 20 anos de UFSC).
Que trajetória inspiradora! Ajuda a lembrar que os tempos difíceis passam e que no persistir, há ganho. Alegria em ler algo positivo em tempos como esse que vivemos.

TIRINHA
Gilmar