Ano 8 – Nº 273 / sexta-feira, 24 de abril de 2020
EDITORIAL
A pandemia e as Desigualdades Escolares
As desigualdades escolares no Brasil são imensas e têm origem nos mais diversos fatores. Desde pelo menos os anos de 1960, as pesquisas educacionais vêm demonstrando que as desigualdades escolares não são produzidas – e reproduzidas – apenas por fatores escolares e extraescolares e não podem entendidas de formas apressadas.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 27 de abril, o Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai conversar com a coordenadora da Rede Emancipa, movimento social de educação popular, Sara Azevedo. Como ficam as desigualdades educacionais neste período de pandemia? Todos tem a mesma condição de “salvar” o ano letivo? Segunda também teremos a sessão Especial Belimbeleza, as colunas Valorizando o Saber e Pensando Bem e a agenda da Educação com atividades para fazer em casa.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
Educação nos momentos atuais – Carlos Rodrigues Brandão (para o GT 06 da Anped)
Considerando que na atual conjuntura política, econômica e social em que se encontra nosso país, urge (re)construir formas de educação capazes de iluminar caminhos para essa nova era que se avizinha, Brandão nos brinda com algumas narrativas sobre sua relação com Paulo Freire.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O ciberespaço democratiza o conhecimento? – Natascha Stefania Carvalho De Ostos – EXCLUSIVO
No âmbito virtual desenvolvem-se movimentos políticos, efetuam-se transações financeiras, criam-se laços amorosos e de amizade […], mas, ao mesmo tempo, em inextricável conexão com o plano da realidade concreta.
Pandemia no pior cenário. E a educação? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Imaginando os piores cenários (ou, ao menos, realistas/pessimistas) para a pandemia do Covid-19, como fica a sociedade? Como fica a educação?
Educação em Ciências: uma resposta às fake news em tempos de pandemia – Deborah Cotta – EXCLUSIVO
Quando criança, minhas aulas de Ciências envolviam pesquisas, leitura e produção de textos sobre conhecimentos científicos. Fomos ensinados a encontrar, selecionar e apresentar dados conforme as demandas do trabalho…
Confinados por aqueles que confinamos – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Um aspecto da pandemia pouco explorado é o fato de estarmos confinados devido à forma equivocada como nos relacionamos e confinamos as outras espécies. Vivemos em uma casa comum, entretanto procedemos como se a nossa espécie fosse a única com direitos
A Pandemia de Agora e a Pandemia de Sempre – Carlos Rodrigues Brandão – EXCLUSIVO
Vivemos uma nova pandemia. A humanidade terá vivido inúmeras outras. E mesmo a Idade Moderna viveu e segue vivendo pandemias como esta de agora. Ou piores. Mas há algo na pandemia de agora que tem sido pouco comentado.
Saudade da Escola – por Raquel Menezes Pacheco (para o Blog do Pensar a Educação)
O dicionário diz que saudade é um sentimento melancólico que acontece em razão do afastamento. Sinto saudade de quem estou afastada. Sinto saudade do que estou afastada. Sinto saudade até mesmo do que eu ia conhecer, mas não conheci porque já estava afastada.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
A ordem do dia de 31 de março – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Tal como já ocorreu em anos anteriores, no dia 31 de março passado, o Ministério da Defesa divulgou um texto pertinente ao Movimento de 1964. Nos dias que se seguiram à sua veiculação emergiram algumas manifestações públicas referentes ao seu conteúdo.
Minorias – Sem Terras? – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
O processo de implantação do Capitalismo passa pela expropriação dos meios de produção e nessa época de pandemia fica muito evidente o que é necessário para a manutenção da vida humana.
EAD, tecnologias e finalidades da educação – Avaliação Educacional
Em tempos de fechamento das escolas para enfrentamento da pandemia do coronavirus, o debate sobre a EAD reaparece com força.
CONVITE À LEITURA
Você não sabia que eu estava a sua espera? Um convite à leitura de A origem dos outros, de Toni Morrison – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Em A origem dos outros, Toni Morrison procura realizar algumas “conversas sobre raça”, a partir da reunião de seis ensaios sobre racismo e literatura para o ciclo de palestras que a premiada escritora ministrou em Harvard no ano de 2016.
A experimentação do periférico – quatro anos sem Salim Miguel – Natan Schmitz Kremer e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Como se a literatura deixasse de ser um meio, deixasse de ser sublimação, e virasse coisa inteira: fonte da angústia e da violência, logo matéria do texto, ao mesmo tempo em que forma de elaboração.
EM CASA
Crianças e adultos na quarentena: um convite às escutas possíveis e sensíveis – Coletivo Geral Infâncias – EXCLUSIVO
O período da quarentena escancarou algo que, provavelmente, já sabíamos: todo aprendizado cultural associado à proximidade de uns com os outros; na presença física, trocando olhares, toques, cheiros; enfim, no aguço de nossos sentidos e quando nos ocupamos uns com os outros.
ENTREMEMÓRIAS
Memórias de minha trajetória no mestrado profissional – Gean Breda Queiros – EXCLUSIVO
Um caminho percorrido, quase meio século de vida. Vivências sóbrias. Saudades partidas. Desconfiguro meu mundo para me reconfigurar nesta etapa. Pausa para um café. Um convite para a escrita. Não é fácil falar de si. Um exercício.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O direito humano à alimentação em tempos de COVID-19 – Analise da Silva – EXCLUSIVO
Sabemos que é função do Poder Público adotar medidas estruturais e emergenciais que contemplem as populações mais carentes. Entretanto a ausência de políticas públicas efetivas articuladas à situação da atual pandemia do Coronavirus vulnerabiliza mais ainda estas pessoas.
LIVRE EXPRESSÃO
Metáforas de alto risco – parte I – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Sobravam-lhe dores. Recebidas de geração em geração, conhecia a direção dos que nascem desprovidos. Já habitara as cancelas da intransigência, os limites do invisível, já limpara o cuspe da indignidade.
Suerte Fatal!? – Marileide Lázara Cassoli – EXCLUSIVO
A cidade de Londres, nos idos do século XVI, era cenário inspirador nesse sentido. Máscaras e quarentenas já faziam parte das medidas profiláticas de então e a disseminação das epidemias se relacionava diretamente à falta de saneamento e de higiene.
PESQUISA EDUCACIONAL
Educação como prática de liberdade: a trajetória do filho e neto de escravizados que se tornou médico – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Quantos vezes você já se consultou com um(a) médico(a) negro(a)? Uma visita as fotos de formatura nas paredes dos cursos de Medicina no Brasil é mais uma evidência do racismo estrutural, um dos legados da escravidão por aqui.
As percepções de um adulto que estuda as infâncias – Sabrina Moreira – EXCLUSIVO
Rogério Correia, passou por diversas áreas e atualmente, o pesquisador estuda a Educação Infantil e Infância. Conheça mais sobre as experiências e trabalhos do pesquisador da Faculdade de Educação da UFMG
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Sobre a “vida acadêmica” – Eduarda Moro – EXCLUSIVO
Por que dizemos vida acadêmica quando nos referimos ao tempo dedicado ao pensamento? Há uma vida dicotômica? Há uma vida que pensa e outra que não? Tenho pensado nisso nos últimos tempos. E todo o tempo pensado resultou no texto que se segue…
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Plano de Estudo Tutorado ofertado aos alunos da rede pública estadual também poderá ser utilizado pelas redes municipais de ensino de Minas Gerais – Educação MG
De acordo com a Undime-MG, o uso do material pelas prefeituras será facultativo, mas todos receberão o Plano de Estudo Tutorado (PET) e poderão adequar o material de acordo com a sua realidade.
Weintraub quer retomada das aulas e diz que pessimistas não podem ganhar o jogo – Carta Capital
Ministro garantiu que o Enem não corre riscos: ‘É de novo a turma do terrorismo, que quer destruir as famílias, quebrar as expectativas’
AMÉRICA LATINA
Ciclo escolar se va a salvar, asegura Esteban Moctezuma – Televisa – México
El secretario de Educación Pública aseguró que no existe la posibilidad de perder el ciclo escolar 2019-2020.
El ministro de Educación, Nicolás Trotta, dijo que no hay certezas sobre el regreso a clases – La Nacion – Argentina
Estamos profundizando las herramientas para la educación a distancia y analizando con el comité de expertos como será la vuelta a las aulas. No hay certezas.
PENSAR INDICA
O APUBH UFMG+ criou a campanha “Corona se combate com o SUS” para alertar a sociedade sobre a atual situação. No espaço, você confere informações confiáveis sobre a pandemia e depoimentos de especialistas sobre a contribuição da produção de conhecimento para salvar a vida das brasileiras e dos brasileiros. Além disso, confira dicas de saúde, para cuidar do corpo e da mente durante este período de quarentena. Reforçamos sempre: o isolamento social e os cuidados com higiene pessoal são medidas fundamentais para evitar o contágio e a proliferação do vírus.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense – A Comissão Organizadora do XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação, que seria realizado em Lisboa. decidiu adiar o congresso para 2021. A organização manterá tudo o que já estava definido até agora em relação às propostas aceites, participantes inscritos e pagamentos efetuados.
Yolanda Assunção – O Instituto Vladimir Herzog está produzindo uma série de materiais online sobre a pandemia. A proposta é que os formadores atuem como curadores acerca de temas que dialogam com o conteúdo do projeto Respeitar é Preciso. Confira mais sobre a Campanha especial Respeitar! nos tempos de coronavírus.
Diogo Nascimento – Cumprindo com o papel de levar informação com qualidade a Revista Desafios da Universidade Federal do Tocantins lança edição especial sobre a Covid-19 com série de artigos no contexto da atual pandemia abordando temas relevantes como: impactos das fake news, medicamentos, nutrição, segurança de alimentos, entre outros.
OPINIÃO DO LEITOR
Matheus da Cruz e Zica em 17/04/2020 (Editorial, edição 272, Ciência e Educação agem vagarosamente). Caro Luciano, Muito bem colocado: para o saber da educação que é também o científico, não há atalhos. Não há colinha mágica que salve aquele que não estudou para a prova.. O investimento deve ser contínuo e planejado a longo prazo. É triste, senão que também frustante, ver nossos primeiros passos se desmoronarem a olhos vistos.
Rodrigo Baeta em 18/04/2020 (Em casa, edição 272, Infâncias em quarentena? Sobre desafios e descobertas). Publicação com reflexões e situações vividas, sob pontos de vistas transmitidos com enorme precisão e sensibilidade! Totalmente conectados com as agruras impostas por esse novo “modus vivendi” instaurado recentemente!
Rodrigo Kinchescki em 19/04/2020 (Educação em Debate, edição 272, A cultura e identidade: Qual a importância dessas práticas dentro da escola?). Lais, concordo com suas palavras. Esta reflexão só nos leva a pensar nos currículos da educação no ensino fundamental e médio para que quando este aluno alcançar o ensino superior possa ser e sentir-se como um cidadão (em todo seu direito e dever) e possa usufruir de todo o universo que se abre para este aluno no ensino superior.
Aline Gomes em resposta a Rodrigo Baeta em 21/04/2020 (Em casa, edição 272, Infâncias em quarentena? Sobre desafios e descobertas). Rodrigo, agradeço pelo comentário e reitero que é momento do simples ser cada vez mais valorizado ou ressignificado. Ninguém sairá “ileso” desta pandemia, não é verdade? Você pode nos ajudar também nesta divulgação e obrigada pelo suporte nas ideias. Abraço virtual, Aline.
Marlene Santos em 22/04/2019 (Entrevista, edição 272, Pesquisa e Prática educativa, possibilidades para Ciências da Natureza). Muito bom…esclarecedor.
TIRINHA
Ribs