Educação em debate, edição 300

Valorizar as experiências extraescolares fortalece a aprendizagem – Marcus Periks B. Krause – EXCLUSIVO
Quando a escola não oferece condições para que os alunos desenvolvam suas experiências extraescolares ela vai contra os princípios que regem o ensino no Brasil.

Políticas e políticos, parem de prometer esporte! Cadê as práticas corporais? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Na nossa “Neurose Cultural Brasileira” nossos olhos brilham quando vemos crianças tocando violino ou dançando balé, mas ficamos assustados quando uma criança inicia-se no candomblé, bate um tambor ou faz um teatro de orixás.

Quem vem junto com o prefeitoDalvir Greiner de Paula – EXCLUSIVO
O que as alianças partidárias revelam sobre as candidaturas? Na hora de votar, é preciso estar atento aos interesses e aos acordos entre os diversos partidos.

Vota no João e elege o Tião – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Entenda os sistemas – majoritário e proporcional – que definirão os rumos das eleições deste ano em todos os municípios do país.

Deseducação política (um fracasso mais) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
A política reduzida à disputa eleitoral é mostra de que algo falhou. Falta-nos educação política, aquela que forma para a esfera pública.Experiência social, pensamento, bom combate: precisamos de democracia sem adjetivos, de esfera política que possa ser chamada como tal.

História pública digital e educação
A Live Pensar ao Vivo do dia 11 de novembro abordou a relação entre a história pública digital e os usos de mídias na difusão e produção de conhecimento nas áreas da educação e história. Esse bate papo reuniu Olivia Morais de Medeiros Neta, professora da UFRN; João Gilberto Neves Saraiva, professor da Educação Básica no RN; Vinícius Monção, pós-doutorando na USP; Anita Lucchesi, doutora em História Digital e História Pública pela Universidade de Luxemburgo, e Vanessa Macêdo, do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

‘Direcionar recursos para escolas privadas é ampliar a desigualdade’ – CBN
Colunista alerta que, após regulamentação, novo FUNDEB pode canalizar mais recursos para instituições particulares o que aumentaria o abismo em relação ao ensino público no país.

“A educação online para crianças é uma opção, mas a interação social é o mais importante” – El País
Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera, analisa como a pandemia mudou os hábitos e interesses de milhões de estudantes em todo o mundo.

Pandemia expõe as fragilidades do nosso sistema de avaliação – Revista Educação
Para Francisco Soares, testes de múltipla escolha não ajudarão escolas a reorganizar o trabalho pedagógico e atender às necessidades dos alunos que ficaram sem aulas durante o isolamento.

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