ED Nº 129 – 08/07/2016

Ano 4 – Nº 129 / sexta-feira, 08 de julho de 2016 

Blog Pensar a Educação

Como fazer uma escola de qualidade para todos? Debatendo com Claudia Costin, foi a questão que abriu os debates sobre a educação essa semana no Blog do Pensar. No artigo em resposta ao texto da Profa. Claudia Costin, publicado no Estadão. A Carta da viúva de Paulo Freire ao vice-Presidente Michel Temer, na qual Ana Maria Araújo Freire questiona a edição realizada na Wikipédia pelo SERPRO, que coloca um dos teóricos brasileiros mais reconhecidos mundialmente, “como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador”. O Blog também compartilhou o texto Em defesa da liberdade de expressão em sala de aula, produzido para subsidiar a exposição do prof. Fernando Penna na audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado realizada dia 07 de julho. O texto A Ciência e a Política – reflexões sobre os legados da ditadura, apresenta reflexões sobre o atual momento político brasileiro e o período militar a partir da abertura 68° Reunião da SBPC. Além disso, o Blog ainda reeditou o texto do Prof. Luciano M. de Faria Filho, Políticas do MEC: mais do mesmo, originalmente publicado no Boletim UFMG, em 2012. Finalmente, o Blog reproduziu a notícia Educadores vão ao STF contra Temer para retomarem cargos em conselho, da Folha de São Paulo, considerando a reação dos Conselheiros destituídos pelo Ministro da Educação como muito salutar e o questionamento à decisão do Ministro, no STF, como  legítimo e necessário.

A “escola sem partido” e a educação infantil – Marcelo Ribeiro – EXCLUSIVO

Em suma, a ideia da “escola sem partido” se assenta no entendimento de que a escola, ou melhor, o professor, precisa se focar nos conteúdos e se desvencilhar dos aparatos ideológicos, sejam eles partidários, religiosos etc. Estes aspectos seriam, para os defensores da “escola sem partido”, uma das grandes mazelas da educação, contribuindo para o entrave do desenvolvimento da sua qualidade.

Das novas possibilidades de fazer escola – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Ou, das novas possibilidades de fazer escolhas. Afinal de contas, fico me perguntando todos os dias se não é esta a nossa verdadeira vocação de professores/as. Colaborar – naquele sentido de laborar juntos, trabalhar com alguém e não em alguém – para que os mais novos tenham opções e façam suas escolhas com segurança e tranquilidade.

Educação na cidade, contra o esquecimento – Alexandre Fernandez Vaz EXCLUSIVO

Uma cidade pode ser educadora, nos termos do conhecimento que ela sintetiza da história e do contemporâneo, nas particularidades que dialogam com o movimento universal.

Aqui é assim!! – Nilton Ferreira Bittencourt Junior – EXCLUSIVO

O Amapá é um Estado brasileiro peculiar. Uma área de aproximadamente 150 mil km2 e apenas 16 municípios. 70% do Estado é considerada reserva de preservação natural onde vivem nove etnias indígenas. A indústria é praticamente inexistente e a economia ainda é marcada por um extrativismo primário (madeira; açaí; peixe; ouro) e pelo comércio. Há um certo isolamento pois só se chega por barco ou avião.

O mundo do “todo mundo” – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

O problema não é a formação de grupos, mas a pasta homogênea que esta nova entidade virtual cria. Ali o “um” vira “todo mundo”. Todos falaram, todos reclamaram, todos estão insatisfeitos e, esse “todos” do grupo, sem identidade, toma a forma de enxame, seguindo em direção à instituição escolar, para dizer o que o “todos” pretende.

A importância da Reunião Anual da SBPC do desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

O jornalista Vinícius Luiz conversou com o Professor Luciano Mendes, da Faculdade de Educação da UFMG, sobre a importância da reunião anual da SBPC e do desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil.

Precarização da escola pública – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Na coluna Pensando Bem, a presidente do Sind-UTE discute a precarização da escola pública no governo do presidente interino, Michel Temer.

Carta à comunidade universitária – UFRJ

A UFRJ está de luto. Estamos consternados com a morte de Diego Vieira Machado, nosso estudante do curso de Português-Hebraico, da Faculdade de Letras.

Carta da viúva de Paulo Freire ao vice-presidente MT‏ 

Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador PAULO FREIRE, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V.Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipédia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.

 

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