ED Nº 120 – 06/05/2016

Ano 4 – Nº 120 / sexta-feira, 06 de maio de 2016 

Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação Financiamento à pesquisa em educação no Brasil – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

Observa-se que, além da existência de um conjunto de modalidades de financiamento – de forma direta por meio do fomento à pesquisa e, de forma indireta, por meio da formação de novos pesquisadores – é preciso considerar que nem toda a pesquisa sobre educação ocorre nos departamentos, programas ou grupos que se auto-identificam como sendo dessa área.

Greve de professores em BH não é novidade – Dalvit Greiner  EXCLUSIVO

É o resultado da necessidade e da constância das lutas para fazer valer direitos que afetam toda a Comunidade belorizontina e não apenas os trabalhadores professores. Um dos motivadores da greve desse ano é o PL 1.581/15 que vem tramitando na Câmara Municipal de Belo Horizonte e já recebeu vários pareceres e votações favoráveis.

O vento mudou: há algo novo no ar – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

O vento mudou de direção e há algo novo no ar. Têm sido recorrentes algumas falas, vindas de diferentes contextos, diferentes sistemas de ensino e de diferentes professores, em relação a imaturidade e falta de autonomia dos estudantes. No desdobramento desta constatação, segue a dificuldade de ouvir (acompanhar o que o outro está dizendo); organizar o próprio espaço de trabalho; a ausência da coordenação motora grossa e fina que influencia no recorte de uma folha, na colagem, no manuseio de equipamentos ou na própria escrita.

A difícil tarefa de ser pai / mãe em tempos de consumo Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

Sem sombra de dúvidas, vivemos um espaço, um tempo e contingências marcadas pelo consumo e para a sobrevivência (obviamente, para manter o próprio consumo). Quais as consequências disso no ser pai e ser mãe? Como estes têm educado seus filhos nesse mundo? Como a escola tem dialogado e também lidado com isso tudo?

Escola sem partido: a nova fase do conservadorismo na educação – Christian Lindberg L. do Nascimento – EXCLUSIVO

A recente aprovação do projeto de lei conhecido como Escola Livre, pela Assembleia Legislativa de Alagoas, gerou certo desconforto entre aqueles que defendem a democracia e, principalmente, o caráter plural da educação. Entretanto, os legisladores alagoanos avaliaram a medida como relevante, já que consideram a escola, especialmente a pública, como um ambiente propício para os mais diversos tipos de doutrinamento, sejam eles políticos, ideológicos ou religiosos.

Trabalhadores da educação – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Um dia depois do Dia do Trabalhador, a coordenadora geral do Sind-UTE MG, Beatriz cerqueira tras algumas reflexoes sobre a atual situação do trabalhador em Educação no estado de Minas Gerais.

“O silenciamento dos professores” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Escola sem partido, escola livre. É assim que tem chamado alguns projetos de Lei em tramitação pelo Brasil, que visam limitar a atuação dos professores em sala de aula, os docentes vão ficar proibidos de dar opinião, falar sobre política, religião e sexualidade. De acordo com especialista, são projetos que atentam contra o papel da escola que é de ensinar e de promover debates, indo contra a diversidade e liberdade de expressão. O jornalista Gustavo Cunha conversou com o professor Luciano Mendes sobre o assunto.

Educação pública boa é a melhor forma de consolidar a democracia Portal UOL

O avanço científico e tecnológico, infelizmente, não tem sido acompanhado de avanços na consolidação de valores virtuosos e nas condutas éticas da nossa sociedade, que são promovidas principalmente através da educação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *