ED Nº 099 – 02/10/2015

Ano III – Edição 099 / sexta-feira, 02 de outubro de 2015 

Pedagogia dos avós – Isaac Roitman – EXCLUSIVO

Que tal criarmos de maneira análoga às Associações de Pais e Mestres, às Associações de Avós e Mestres. Essas entidades poderiam mediar a presença constante dos avós nas escolas. Eles poderiam participar de várias atividades que certamente afetariam positivamente os netos.

Por que o bônus regional é ilegítimo? O caso Univasf – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO

Antes de mais nada é importante sublinhar que as chamadas políticas reparadoras, portanto, inclusivas em sua perspectiva maior, são necessárias, sobretudo em um pais com marcas profundas de desigualdades, como é o caso do Brasil. Assim, o bônus, como possibilidade em si, de um tipo de política reparadora pode ter suas pertinências.

O trabalho colaborativo como estratégia de redução da reprovação escolar – Renata Simões – EXCLUSIVO

Além da importância e necessidade de políticas públicas municipais e estaduais, é necessário que as instituições pesquisem as causas da reprovação e façam um diagnóstico dos problemas locais para criar políticas públicas internas adequadas.

La (in) definición de la especificidad de ser profesor – JorgelinaTallei – EXCLUSIVO

La desprofesionalización docente está marcada por múltiplesconflicto, entre loscuales citamos: desvalorización de lacarrera, luchas por lograr una mayorautonomíaenlosespacios educativos, mejores condiciones de carrera, masificación de laescuela, entre muchosotros.

Protagonismo dos estudantes: entre o individualismo e o empoderamento? – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

Atualmente, essa busca pelo protagonismo tem adquirido novos delineamentos e, inclusive, sendo reposicionada no interior de uma nova gramática educativa, com relações mais estreitas com as demandas do mundo da economia.

Universidades: interesse público e limites da crítica – Marcus Vinicius Corrêa CarvalhoEXCLUSIVO

A crise da instituição universitária muitas vezes é tratada como decorrência de diagnóstico melancólico de um mal-estar relativo a certo sentimento nostálgico que se ressente da perda de uma posição enobrecedora, circunspecta e ilustre que as universidades teriam tido no passado e que no presente haveria se esvanecido.

A Educação entre o pessimismo da razão e o otimismo da vontade – Otavio Henrique Ferreira da Silva EXCLUSIVO

A educação não está precisando de heróis que de um dia por outro irão nos salvar dos descuidados sofridos e dos descasos aos oprimidos. Aliás, é bem improvável já a um bom tempo, que isso ocorra. 

Papel da universidade pública e o mestrado profissional em debate – UNICAMP Notícias

O mestrado profissional tem sido uma importante ferramenta para o aprimoramento dos professores da educação básica no Brasil, mas a universidade pública ainda precisa de um maior engajamento nessa área de aperfeiçoamento docente para contribuir de uma maneira mais ampla para a melhoria da educação do país.

“A questão do plagio” – Educação em Pauta – Professor Marcus Taborda

No inicio da semana, o então Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro publicou em sua conta pessoal do Facebook uma notícia que denuncia a Ministra da Defesa Alemã de plagio. Segundo a matéria do espanhol El País, Ursula von der Leyen teria copiado seu trabalho de doutorado em medicina. Junto na notícia, informou que MEC vai lançar em breve uma iniciativa explicando o que é o plagio e suas implicações. Na coluna Educação em Pauta reprisamos uma conversa do professor Marcus Taborda Com o jornalista Vinicius Luiz sobre o assunto.

 

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