ED Nº 071 – 19/12/2014

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano II – Edição 071 / sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Brasil, país do futuro: incoerências de um país que busca desenvolvimento social por meio da educação. Busca? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Um sistema de ensino não pode ser importado de um outro país e implantado, em sua totalidade, em uma cultura diferente. Mas isso justifica não aprendermos com aqueles que, absurdamente, estão à nossa frente no que se refere ao sistema de ensino?

A Esperança e a Docência – Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO

O conhecimento que emerge dessa relação dialógica estabelecida com os professores é um conhecimento crítico, porque vem sendo obtido a partir da reflexão e implica em um ato constante de conhecer a realidade e de se posicionar frente a ela, permitindo que se descubram como seres históricos atuantes e transformadores das conjunturas sociais.

Criacionismo e ensino religioso (de novo) em discussão – Bruno Bontempi Jr. – EXCLUSIVO

Vale repetir que o Estado brasileiro é laico, assim como o é seu sistema de educação. Ainda assim, a lei concede ao ensino religioso presença facultativa nos horários normais das escolas públicas, desde que não haja constrangimento, proselitismo e desrespeito à diversidade. 

A doença da “normalidade” na universidade – Pragmatismo Político

Somos todos normóticos em um sistema acadêmico de formação de pesquisadores e de produção de conhecimentos que está doente, e nossa Normose acadêmica tem feito naufragar o pensamento criativo e a iniciativa para o novo em nossas universidades.

Educação: Discursos e realidades – Por Isaac Roitman – Jornal da Ciência

Avaliações nacionais e internacionais denunciam a crise de qualidade na educação brasileira. A educação deve preparar os jovens para o mundo do trabalho e principalmente para uma convivência social com ética e solidariedade.

Editorial Reprova Brasil – Jornal Zero Hora

É inadmissível que, por deficiências nas políticas de ensino no país, crianças e jovens estejam condenados à exclusão no mundo do conhecimento.

 

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