ED Nº 063 – 24/10/2014

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano II – Edição 063 / sexta-feira, 24 de outubro de 2014 

Universidade (ou: no princípio era o verbo, que se fez carne) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

A Universidade brasileira não tem sido capaz de assumir a condição de formuladora e porta-voz de projetos de nação. Em seu lugar, amiúde, vivemos a proliferação de eventos e a produção em série de trabalhos que frequentemente não chegam a compor uma tradição intelectual ou científica.

Autistas nas aulas de Educação Física: o que fazer? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Um dos papéis do professor de Educação Física é estimular as possibilidades e as potencialidades do autista com atividades lúdicas e jogos adaptados às necessidades de cada indivíduo ou grupo. 

A educação infantil e as eleições: breves reflexões – Sandro Vinicius Sales dos Santos  EXCLUSIVO

Neste momento decisivo das eleições majoritárias para Presidência da República em nosso país, inúmeras questões relativas ao campo educacional tem sido foco de discussão e debate no âmbito do pleito – dentre elas: aquelas relativas à educação das crianças de até cinco anos em espaços públicos de Educação Infantil têm sido alvo de intensas discussões entre os candidatos.

Ouço o apito do trem –  Iriana Nunes Vezzani – EXCLUSIVO

“Acredito que a formação da sensibilidade é o núcleo central e a chave de toda a educação artística.  É preciso perceber o mundo como uma paisagem, fazer desvios dos caminhos habituais”. 

Como os candidatos a presidência lidam com as temáticas relativas a educação no 2º turno – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Especialista destaca a ausência da educação no debate educacional dos candidatos ao segundo turno das eleições.

A história de mais de 78 mil trabalhadores de Minas Gerais – Por Beatriz Cerqueira – Portal Vermelho

Esses trabalhadores estão num limbo. Acreditaram na palavra do Estado, que deveria ser de honestidade e boa fé e, hoje, estão na rua, sem direito sequer a aposentadoria! Este é um relato da eficiência do choque de gestão!

Resolução ética pesquisa CHSSApl. GT CONEP – Por Luiz Fernando Dias Duarte

É muito importante que cada associação promova uma análise cuidadosa dos termos da minuta, de modo a criticá-la positivamente ou apoiá-la na nova fase de lutas que agora se inicia.

Brasil: dos modelos de educación, dos modelos de sociedade – Por Pablo Gentili – Blogs El País

Lo que está en disputa actualmente en Brasil, se pone en evidencia de forma clara en el campo educativo.

As Eleições e o Ensino Superior – Carta Capital

Para atingir as metas do Plano Nacional e incluir 7 milhões de jovens, universidades precisarão de PAC específico e programas de permanência. Mas, até agora, nenhum candidato tocou no assunto.

Meritocracia é base de propostas de Aécio para a educação – Rede Brasil Atual

Assessora da área para o programa de governo tucano, Maria Helena Guimarães Castro diz em sabatina que FHC é pai da política educacional petista, menos do ProUni, que ela ‘gostaria de ter criado’

Comissão vai acompanhar aplicação das metas do PNE e do piso do magistério – Jornal da Ciência

Os temas que preocupam os deputados do colegiado não são apenas os projetos de lei em análise, mas também assuntos que já viraram lei e agora estão em fase de implementação, como o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso neste ano.

Especialistas criticam problemas no acordo ortográfico – Jornal da Ciência

O professor Pasquale Cipro Neto defendeu nesta quarta-feira (22) revisão no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 

Propostas legislativas incentivam acesso de idosos à educação – Portal Senado

Facilitar o acesso dos idosos à educação é objetivo de várias propostas que tramitam no Senado, dentre elas, o PLS 651/2011e o PLS 344/2012.

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