Carta aberta ao povo pernambucano e os motivos da ocupação – Virgínia Pereira da Silva de Ávila

Carta aberta ao povo pernambucano e os motivos da ocupação

Virgínia Pereira da Silva de Ávila

Compartilho com os leitores do Jornal Pensar a Educação em Pauta a Carta Aberta enviada pelo movimento de ocupação da Universidade de Pernambuco, Campus de Petrolina. São 50 dias de ocupação, com muita discussão, estudos, formação política, cultura, cinema, arte e muitos mais.

“Carta aberta ao povo pernambucano, aos trabalhadores, camponeses e operários, aos intelectuais progressistas, aos estudantes do estado de Pernambuco, às organizações dos movimentos populares e todos aqueles que, em todo o país, reconhecem a importância da Universidade de Pernambuco e seus serviços prestados à população.

A Universidade de Pernambuco (UPE) sofre de problemas crônicos que têm se agravado drasticamente nos últimos anos. Por isto os estudantes da UPE Campus Petrolina, reunidos em assembleia, decidiram paralisar suas atividades nos dias 10 e 11 e na sequência ocuparam as instalações da Universidade. A luta dos estudantes tem sido somada com a luta dos professores do Campus. Desde a greve dos professores, a partir do dia 28 de outubro, o processo de unificação das pautas entre professores e estudantes se concretizou, considerando que todos os pontos de pauta levantados visam a melhoria da nossa Universidade.

Nossos pontos de pauta consistem em: (1) realização de concurso público para professores efetivos, (2) reajuste salarial de 24% dos professores, (3) seleção simplificada imediata para professores substitutos e temporários, (4) cumprimento do Edital para concurso dos Técnicos Administrativos, (5) implantação do plano estadual de assistência estudantil, (6) financiamento da FACEPE aos mestrados profissionais da UPE, (7) integralização da Dedicação Exclusiva como regime de trabalho, sem perda de outras gratificações garantidas.

Fomos em caravana no dia 24 de novembro para Recife participar da audiência pública com a Comissão de Educação e Cultura na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) para debater e reivindicar as pautas dos diversos Campi da nossa universidade. Contamos com a presença da reitoria, da secretária de Ciência e Tecnologia, com representantes da ADUPE (Seção Sindical Docentes da Universidade de Pernambuco) e do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), além das representações estudantis de cada unidade ocupada e que está em greve. Unimos estudantes do Sertão ao litoral contra os desmandos do governo federal e do governador Paulo Câmara.

Após ouvir as demandas dos estudantes e professores da UPE, a deputada Teresa Leitão se comprometeu a atualizar ajustar o relatório do plano de assistência estudantil à nova situação da Universidade e reencaminhar o relatório para o Executivo. Além da apresentação das pautas entre os estudantes e professores, um dos pontos mais colocados foi a necessidade de uma reunião na presença do governador com os representantes dos estudantes e professores para o encaminhamento dos pontos de pauta. Nesse sentido, a deputada se comprometeu a reforçar o convite do movimento ao governador. Contudo, mesmo com todas as atividades e conquistas já alcançadas, temos um objetivo em vista: uma reunião na presença do governador Paulo Câmara.

Desta forma, o governador tem negligenciado nosso movimento no sentido de não mostrar abertura para o diálogo do que argumentamos em torno de nossas pautas. Por exemplo, no dia 23 de novembro, uma comissão de estudantes da Universidade não foi recebida pelo governador. Além disso, este tem se negado de maneira intransigente a negociar com os professores em greve. Até o momento, o governador não lançou sequer comunicado ou nota sobre o movimento. Trata-se de um grande desrespeito, pois o que sustenta este estado é o trabalho e os impostos pagos pelo povo, por isto a obrigação mínima do governador, que se diz representante do povo, era nos receber.

Convocamos todos a se somarem à luta em defesa da UPE e solicitamos que manifestem seu apoio assinando esta carta que será encaminhada ao governador do Estado de Pernambuco”.

http://www.otc-certified-store.com/antifungals-medicine-usa.html zp-pdl.com https://zp-pdl.com/apply-for-payday-loan-online.php http://www.otc-certified-store.com/muscle-relaxants-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *