ED Nº 130 – 05/08/2016

Ano 4 – Nº 130 / sexta-feira, 05 de agosto de 2016 

Blog Pensar a Educação

O Blog do Pensar a Educação continua cobrindo os assuntos referentes à escola pública e à ciência e tecnologia. Nas últimas semanas, chamou a atenção para a necessidade de valorização da educação republicana com uma das formas de combate às propostas reacionárias no campo da educação. Do mesmo modo, se manifestou em defesa da UERJ, da universidade pública e gratuita e da necessidade de sua expansão e contra a demissão, pelo MEC, de funcionários altamente capacitados. Interagiu, também, com os blogs que fazem parte da Rede de Blogs em Defesa da Escola Pública, especialmente do o Blog do Freitas, repercutindo alguns dos textos ali publicados.

Pensar a Educação em Revista Alexandra Lima e Evelyn Orlando – EXCLUSIVO

Acaba de sair do forno o sexto número do Pensar a Educação em Revista, que apresenta o texto de revisão bibliográfica sobre Leitura e Educação, elaborado pela professora Márcia Cabral da Silva, Doutora em Teoria e História Literária pelo Instituto dos Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Jogos olímpicos, sociedade, educação – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

Um legado para a Educação pode ser este, o de pensar sobre o esporte como expressão deste nosso tempo. Para os habitantes da cidade do Rio de Janeiro, no entanto, parece que muito pouca coisa vai, de fato, restar de positivo. Que a cidade, tão necessitada de tudo, e o próprio país, ainda mais, precisassem dos Jogos para investir em infraestrutura, já é mostra, de qualquer forma, de que a coisa não vai bem.

Os ideais democráticos e a educação infantil – Marcelo Ribeiro – EXCLUSIVO

Partindo do princípio que educar é antes de tudo uma tomada de posição, um assumir a perspectiva em relação ao humano e ao mundo, a ordem política sempre será uma condição sine qua non dos processos educativos. Educar é uma ordem política, portanto, mesmo quando não se queira assumir essa ordem.

O injusto ensino superior gratuito  – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Cabem então alguns esclarecimentos, se é que alguém da elite deste país nos lê aqui. Mas quem sabe nossas escritas aqui nesse espaço, que tem um caráter bastante formativo, seja lido e ouvido por alguém que ainda segue opiniões de jornais como O Globo. Nosso ensino superior, bem como qualquer etapa de nossa escolarização não é gratuita. Ele é pago, apesar de mal pago.

Aqui é assim!!- II texto (Continuação do Texto I) – Nilton Ferreira Bittencourt Junior – EXCLUSIVO

Este tipo de situação nos leva a pensar na distância que um sistema de formação mal implementado causa entre o conhecimento real e o educacional. Falta liga entre a teoria (capacitação) e a prática na estrutura cultural. Mas a possibilidade de ser uma resistência à cultura do privado pode ser aqui inferida também.

A avaliação da EAD na UFMG – Otavio Henrique Ferreira da Silva

Nesse sentido a UFMG vem promovendo algumas mudanças como o reconhecimento de disciplinas a distância na carga de trabalho dos docentes e a aceitação de que é necessário colocar em um patamar de equidade o trabalho dos docentes de educação presencial e de educação a distância.

Mudanças no Ciencia sem Fronteiras – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e terá novo foco no ensino de idiomas, no Brasil e no exterior, para jovens de baixa renda que cursam o ensino médio em escolas públicas. O programa também vai ampliar a oferta para cursos de pós-graduação, com ênfase em bolsas para professores e pesquisadores, com participação mais ativa das instituições de ensino superior. Não serão concedidas novas bolsas para estudantes de graduação. O professor Luciano Mendes conversou com o Jornalista Vinicius Luis sobre essas alterações no programa. 

Reforma previdenciária – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

Na coluna Pensando Bem a presidente do Sind-UTE discute a proposta feita pelo governo interino de Michel Temer de reforma no Sistema Pevidênciário

 

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