EB Nº 079 – 24/04/2015

Ano III – Edição 079 / sexta-feira, 24 de abril de 2015 

Seminário Anual do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 discute a formação de professores. 

No dia 30 de abril, quinta-feira, para dar continuidade ao tema de 2015 “Das escolas normais à pós-graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil”, a pesquisadora e professora emérita da UFMG e atualmente professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto, Eliane Marta Lopes, trará a conferência intitulada Eu,Escola Normal. O seminário acontece a partir das 19h, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no Campus Pampulha. Outras opções para acompanhar o seminário serão a transmissão pela rádio Web FaE, acessando o link a seguir e seguindo às instruções descritas na página: http://www.radio.fae.ufmg.br/ ou, ainda, a transmissão ao vivo por áudio e vídeo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022: www.youtube/PensarEdu. A entrada é gratuita e a participação dará direito a certificado. Clique aqui e veja a programação completa.

Educadores no debate – Boletim UFMG

“O boletim é a ação mais recente. Vai ao ar toda sexta-feira à tarde em nosso site, contemplando a divulgação científica na área de educação. É também um espaço de disputa de opiniões repercutido por vários órgãos de pesquisa e publicações do país. Embora tenha começado na UFMG, o projeto ultrapassa as fronteiras da Universidade”, destaca Luciano Mendes.

Universidade de São Paulo diz não às cotas raciais – Carta Capital

Enquanto todas as universidades federais e 30 das 38 estaduais aderem à reserva de vagas, a Universidade de São Paulo fala em “meritocracia”

Mudança tímidaCarta Fundamental

O que mudou dentro das escolas desde que o velho quadro-negro passou a dividir espaço com lousas digitais, tablets e salas 3D, entre outras invenções? Não muito, responde o documentário brasileiro Do Giz ao Tablet.

Universidade de São Paulo diz não às cotas raciais – Carta Capital

Enquanto todas as universidades federais e 30 das 38 estaduais aderem à reserva de vagas, a Universidade de São Paulo fala em “meritocracia”

Os desafios do novo ministro da Educação – Carta Capital

Competências desejáveis incluem conhecimento da conjuntura política, compromisso com o ensino público e atuação que vise às políticas de implementação mais rápidas do PNE e da aplicação dos 10% do PIB.

Pela primeira vez, Choque é convocado em manifestação de professores – Carta Capital

Professores estaduais de São Paulo decidem permanecer em greve após nova assembleia na avenida Paulista.

Saiba como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinas – Portal Geledés

A escola funciona há dez anos como um projeto experimental na rede municipal de São Paulo e foi inspirada na Escola da Ponte, do educador português José Pacheco. Entre os principais objetivos desse modelo pedagógico estão o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos e a troca de saberes.

Professores aprendem mais para evoluir no ensino de matemática – Portal MEC

Curioso para aprender mais sobre teoria e prática e tornar-se melhor professor em sala de aula, Júlio Cezar Marinho da Fonseca tinha a distância como a grande dificuldade.

Livros de Simon Schwartzman radiografam o Brasil contemporâneo – Jornal da UNICAMP

Ao longo de pelo menos quatro décadas, o sociólogo e cientista político mineiro Simon Schwartzman tem se dedicado ao estudo de temáticas fundamentais para compreender o Brasil atual. 

Sou professora. Estou em greve. E explico o porquê – farofafa/Carta Capital

Tem muita gente exigindo uma postura firme do sindicato, da presidente, dos partidos. Tem gente cantando “o professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo” nas Assembleias. Tem gente discutindo a importância de uma escola pública de qualidade. Por isso, dessa vez estou acreditando firmemente que “não tem arrego”.

Justiça suspende lei que obrigava escolas de Florianópolis a terem bíbliaPortal IG Educação

A Justiça suspendeu liminarmente a lei municipal que obriga escolas das redes pública e privada de Florianópolis a manterem uma Bíblia em “local de destaque”. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou a lei inconstitucional.

Servidor da UEPB se torna primeiro vigilante com título de doutor na ParaíbaPortal Correio

Conciliando trabalho e estudo, José Itamar enveredou pelos caminhos da cultura popular para realizar o sonho de se tornar o primeiro doutor vigilante da Paraíba, seguindo uma trajetória que não foi fácil e lhe custou sacrifício e muita dedicação.

Após reunião sem acordo, docentes tentam invadir Secretaria de Educação (São Paulo) Portal UOL Notícias

Após reunião com a Secretaria de Educação na manhã desta quinta-feira (23), professores da rede estadual de São Paulo tentaram invadir o prédio da pasta, na praça da República, região central da capital paulista.

Professores defendem maior formação para educação de qualidade, mostra estudoPortal EBC Agência Brasil

Uma pesquisa inédita da Fundação Lemann em parceria com a Instituto Paulo Montenegro e o Ibope Inteligência mostra que os professores consideram positivas as avaliações externas e defendem a formação para melhorar o trabalho em sala de aula.

Ministro quer integrar sistemas de acesso ao ensino superiorPortal EBC Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, quer integrar os sistemas de acesso ao ensino superior. Segundo ele, a pasta pretende facilitar a inscrição do aluno aproveitando os dados inseridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os programas de acesso à universidade.

Aplicativo que conecta pais e professores chega ao BrasilJornal Tribuna da Bahia

Usado por cerca de 1 milhão de professores e 17 milhões de pais e alunos somente nos Estados Unidos, Remind chega ao Brasil graças à iniciativa da Fundação Lemann, que lança a versão em português do aplicativo.

Plantão Gramatical vai na contramão da internet e tira 100 dúvidas por dia via telefone Jornal Tribuna do Ceará

Mesmo com a facilidade de busca via Google, alguns preferem serviços mais à moda antiga. Com 35 anos de atuação, o Plantão Gramatical segue em alta em Fortaleza.

USP recebeu 16 denúncias de abusos nos trotes universitários este anoPortal G1

A Universidade de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (23) um balanço do sistema de denúncias de abusos em trotes (Dique Trote) que funcionou por 30 dias na época das matrículas dos calouros, em fevereiro, e início das aulas, em março.

MEC descarta mudanças na contratação de professoresRevista Gestão Universitária

O Ministério da Educação (MEC) descarta mudanças na forma de contratação dos professores das universidades federais. A seleção de docentes será mantida por meio de concurso público.

Trabalhadores da Educação param e 55 mil alunos ficam sem aulasJornal Gazeta de Alagoas

Os professores da rede municipal de ensino de Maceió decidiram, na manhã de ontem, deflagrar greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 13,01%, mais transparência nas negociações e repudiam a aprovação do Projeto de Lei 4330 – que regulamenta a atividade de terceirização.

Cresce o número de calouros da USP oriundos de escolas públicas Portal G1

A Universidade de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (22), que o número de ingressantes oriundos de escolas públicas na USP cresceu 8% em relação a 2014, passando de 32,3% para 35,1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *