Existe vida além do ENEM
Jacqueline Caixeta
Milhares de estudantes estão fazendo a prova do ENEM e eles precisam saber que existe vida além do ENEM.
O ENEM é uma grande oportunidade para o acesso ao ensino superior e, para muitos, a única porta de entrada, pois as famílias não possuem recursos para que façam o curso dos seus sonhos em universidades privadas. É uma disputa acirrada, muita gente concorrendo a poucas vagas. Infelizmente ainda não conseguimos um jeito de democratizar o ensino superior e colocá-lo ao acesso de todos. Quando digo todos, é todos mesmos, não só os que não podem pagar, mas os que não possuem tantas habilidades cognitivas, os que têm condições diferenciadas e ritmos de aprendizados mais lentos, todos que apresentam algum tipo de deficiência e precisam de adaptações, enfim, todo aquele que deseja cursar uma universidade, deveria ter esse direito, não apenas garantido nas lindas páginas da nossa constituição, mas na realidade das escolas de ensino superior do Brasil.
Bem, que o ENEM é excludente, já sabemos. Quero trazer uma reflexão aos pais e alunos: vocês sabiam que existe vida além do ENEM? Muitos reduzem a escola e o aprendizado , ao simples fato de ter a competência para que passem no ENEM.
Os pais já chegam na escola perguntando qual o índice de aprovação da instituição no ENEM e seus filhos ainda estão com 3 anos de idade. Ora bolas, a escola não é só isso! A escola é muito, muito mais do que isso! Se você pensa a escola como algo apenas para dar competência ao seu filho de passar em uma prova, você está reduzindo, e muito, o papel da escola. Seu filho tem uma vida inteira para aprender coisas que vão muito além de conteúdos curriculares. A escola não pode ser reduzida a isso. Uma boa escola está preocupada e focada em que seu filho aprenda muito mais do que só fazer uma prova e passar. Estamos voltados para que o ensinar seja algo que vá de encontro ao aprender e, nessa relação de ensino e aprendizagem, há um ser humano no meio. Há uma criança, um adolescente que precisa muito mais do que simplesmente ter competências para fazer provas. A socialização, o afeto, a fraternidade, a responsabilidade, o respeito, o saber lidar com o que aprende, a empatia, e tantos outros aspectos precisam fazer parte da formação acadêmica de qualquer pessoa. O conteúdo não é e nunca deve ser o foco das atenções. O que fazer e como fazer com o que estou aprendendo, esta habilidade é que deve preocupar educadores e pais.
Precisamos educar para transformar realidades e não para perpetuar uma sociedade tão cheia de mazelas e, nessa árdua tarefa, o aprendizado precisa ter um significado diferente. O meu aluno precisa aprender e aprender a fazer e ser bem mais que uma máquina de saber fazer provas. A preocupação não deve ser na “ensinagem”, mas na aprendizagem, não só de conteúdos que farão com que façam boas provas, mas em conteúdos e valores que façam com que sejam bem mais do que uma nota mil no ENEM.
Aos alunos, quero que reflitam bastante e saibam que a prova do ENEM é só uma prova e que o sucesso e o fracasso, são só a vida acontecendo como ela é. Que entrar para uma boa universidade ou não ter acesso à ela, não diz do que ele é, diz apenas do quanto ele está preparado ou não neste momento e que a vida é muito mais do que isso. Muitos se preocupam em estudar e quando passa a famigerada prova do ENEM, chutam o balde. Não sejam tão reducionistas assim, não se nivelem tão baixo, o aprender tem que ter um significado maior para vocês! Vocês não passaram 15 anos da vida de vocês dentro de uma escola para quererem apenas isso, para saírem sendo apenas estudantes que passaram no ENEM. Vocês precisam sair bem mais que isso. Precisam sair dos muros dessa escola que aprisionou vocês tantos anos, com a alma mais livre, mais criativa, mais segura e certa de que tudo o que aprenderam servirá para bem mais do que passar numa prova. Vocês precisam saber usar todo o conhecimento para produzir mais conhecimento de maneira ética e responsável. A finalização da escola tem que ter um gosto de “estou pronto” para a vida que acontecerá daqui pra frente.
Se você está concluindo o ensino médio feliz porque fez uma boa prova do ENEM e acha que isso será suficiente, a sua escola te ensinou muito pouco. A sua escola foi muito incompetente com você! A sua escola só enxergou em você um mero estudante que precisava fazer uma boa prova. Ah, por favor, sejam mais do que isso, sejam bem mais do que seres competentes para tirarem boas notas em provas, sejam seres competentes para tirarem boas notas como pessoas éticas, empáticas, criativas, inteligentes e livres. Queiram muito mais da vida do que o simples fato de passar em uma prova. Ousem ser mais, bem ,mais do que bons estudantes, sejam boas pessoas para esse mundo tão carente de gente do bem.
Com afeto,
Jacqueline Caixeta