[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O Projeto
O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 foi criado na UFMG em 2007 e articula um conjunto de ações na interface entre extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação, com o objetivo maior de propor reflexões e alternativas para a educação pública brasileira.
Cumprindo a responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, seu intuito é o de aproveitar o período que antecede a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil (por isso, suas datas de referência, 1822-2022) para propor projetos que estimulem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo e igualitário. Para tanto, entende que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.
Nossa expectativa é a de contribuir para problematizar os sentidos da Independência por meio de um debate sistemático sobre o lugar da educação nos projetos de Brasil nos últimos dois séculos de nossa história.
O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil articula no momento uma rede de 12 instituições universitárias pelo Brasil, com sede na UFMG. Sua diretriz metodológica assenta-se na necessidade de uma integração entre a universidade e o ambiente que a circunda. Em nosso caso, isto se realiza por meio de suas diversas ações, com mobilização de tecnologias diversas, sempre com o intuito de expandir o alcance das reflexões que promovemos, buscando aproximação e intercâmbio permanentes com a escola básica.
Equipe
Coordenação Geral
Coordenação Executiva
Coordenação de Ação
Sonia de Oliveira Camara Rangel
Bolsistas de Apoio Técnico
Bolsistas de Extensão
Diogo Cavalcanti do Nascimento
Bolsista Voluntária de Extensão
Quem já passou por aqui
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]