O Projeto

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 foi criado na UFMG em 2007 e articula um conjunto de ações na interface entre extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação, com o objetivo maior de propor reflexões e alternativas para a educação pública brasileira.

Cumprindo a responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, seu intuito é o de aproveitar o período que antecede a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil (por isso, suas datas de referência, 1822-2022) para propor projetos que estimulem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo e igualitário. Para tanto, entende que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.

Nossa expectativa é a de contribuir para problematizar os sentidos da Independência por meio de um debate sistemático sobre o lugar da educação nos projetos de Brasil nos últimos dois séculos de nossa história.

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil articula no momento uma rede de 12 instituições universitárias pelo Brasil, com sede na UFMG. Sua diretriz metodológica assenta-se na necessidade de uma integração entre a universidade e o ambiente que a circunda. Em nosso caso, isto se realiza por meio de suas diversas ações, com mobilização de tecnologias diversas, sempre com o intuito de expandir o alcance das reflexões que promovemos, buscando aproximação e intercâmbio permanentes com a escola básica.

 

Equipe

Coordenação Geral

 Luciano Mendes de Faria Filho

Tarcísio Mauro Vago

 

Coordenação Executiva

Priscilla Nogueira Bahiense

 

Coordenação de Ação

Alexandra Lima da Silva

Evelyn de Almeida Orlando

Marileide Lopes dos Santos

Rosana Areal de Carvalho

Sonia de Oliveira Camara Rangel

Valéria de Fátima Raimundo

Vanessa Costa de Macêdo

 

Bolsistas de Apoio Técnico

Claudia Chaves Fonseca

Mauro Lúcio Campos Amado

Pedro Luiz Costa Cabral

Yolanda de Freitas Assunção

 

Bolsistas de Extensão

Diogo Cavalcanti do Nascimento

Gustavo Sampaio Mazzeti

Ligia Matni Almeida

Maria Gabriela de Souza Lara

Thacyane Martinelli Maciel

 

Quem já passou por aqui