Pandemia ilustrada: Isolamento

Maria G. Lara

Quase um ano já se passou desde o início da pandemia do coronavírus. De março de 2020 para cá, uma série de palavras passaram a fazer parte do nosso repertório cotidiano para explicar e entender o cenário todo. Uma delas, isolamento, virou título na série ilustrada pela quadrinista Helô D’Ângelo.

Isolada, é da janela do apartamento que a artista – como tantas outras pessoas – observa o mundo, lidando com as peculiaridades de novas dinâmicas sociais impostas pela pandemia. É esse olhar que Helô compartilha com a gente em Isolamento, uma janela que observa outras vidas por vislumbres nas sacadas.

O primeiro episódio foi publicado em 28 de março do ano passado e nos apresentou os moradores dos doze apartamentos do predinho das sacadas. As histórias, independentes, mas, conectadas por uma narrativa maior, se contam em fragmentos. Um casal em crise enquanto outro se curte meio escondidinho pelas suas muitas plantas, uma avó e um neto num impasse sobre ir à feira, uma mulher entre o home office e a maternidade, um senhor incomodado com a “petralhada” da vizinhança. A cada episódio, as personagens ganham mais forma e, mesmo da janela, parece que a gente vai chegando mais pertinho deles.

Helô define a série como sendo sobre “a solidão compartilhada entre vizinhos em isolamento voluntário” e é isso que une os moradores dos apartamentos de Isolamento. Além de um olhar bem humorado e sensível sobre as dinâmicas de diferentes pessoas atravessando a pandemia como podem, Isolamento também é um registro do que compartilhamos enquanto sociedade nesse cenário. Dos panelaços aos relacionamentos fragilizados, as solidões intensificadas, a adaptação torta e apressada a novos modos de trabalho e socialização. No traço simpático com cores gentis de Helô é ainda mais fácil para a gente se ver espalhada pelas sacadas do condomínio.

Episódios novos de Isolamento são publicados todas às terças, no Twitter e no Instagram de Helô D’Ângelo. A primeira temporada, finalizada em outubro, está reunida num Moments e nos destaques do Instagram da quadrinista. A segunda temporada também está disponível nas duas redes – aqui e aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *