Educação pelo Brasil, número 331

Reitor diz que extinção da Uerj é ‘inconstitucional e inconcebível’; parlamentares negociam retirada do projeto – Jornal da Ciência
De autoria do deputado Anderson Morais, a proposta gerou reação imediata de acadêmicos e entidades de ensino.

Entrevista – Escola cidadã: Educando para a democracia – Revista Brasileira de Educação Básica
Nesta entrevista alguns professores e alunos da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar, nos falam sobre a relação da educação e política, práticas e experiências no ambiente escolar e o potencial que uma vivência democrática pode exercer sobre os sujeitos, dentro e fora da escola.

‘Próximos meses exigem muito cuidado’ – CBN
De acordo com o colunista, seguir os protocolos e o avanço da vacinação são fatores fundamentais para evitar um retrocesso e um novo fechamento das escolas.

Mãe de criança com autismo denuncia ter sido impedida de matricular filho em escola: ‘Nem me deixou entrar’, diz – G1
Nice Barros e o filho Arthur Felipe, de 4 anos, participaram de uma aula experimental na terça (24), mas a matrícula da criança foi negada pela gestora da escola no dia seguinte. Lei determina que instituições de ensino arquem com os custos de educação especial.

Dois de cada três brasileiros com deficiência não foram à escola ou têm fundamental incompleto – Jornal da Ciência
Ministro da Educação defendeu separar alunos com determinados graus de deficiência, sob argumento de que a convivência com os colegas pode ser ‘impossível’ em alguns casos.

Bolsonaro quer matricular filha em colégio militar sem passar por seleção – Pragmatismo Político
Bolsonaro pede ao Exército matricular filha em colégio militar sem passar por processo seletivo.

Novo Ensino Médio promete educação técnica mas entrega ‘formação rebaixada e reduzida’ – Rede  Brasil Atual
Pesquisador alerta que a reforma do ensino médio troca formação escolar por cursos de baixa complexidade que serão ofertados por atores privados. Mudança ‘reduz horizontes’ dos alunos mais pobres da rede pública.

‘A gente só aprende realmente aquilo que sente’ – Porvir
Participantes da conversa “Sentir é Aprender, Aprender é Sentir” destacam a importância de vivências e da escuta ativa para que estudantes compreendam seus sentimentos, como citou a escritora Conceição Evaristo.

Cerca de 140 milhões de alunos deixam de entrar na escola devido à pandemia  – Jornal da Ciência
Pelo menos 29% dos alunos do ensino fundamental não seguem ensino a distância; covid-19 fechou portas para 168 milhões de estudantes.

Quais os caminhos para oferecer educação de qualidade a alunos com deficiência – CNN
Neste episódio do podcast E Tem Mais, Carol Nogueira trata de iniciativas para promover a inclusão de estudantes com deficiência na vida escolar e social.

Competições Acadêmicas de Direito revelam talentos; saiba mais – Estado de Minas
Importantes para a formação do futuro profissional, as disputas contribuem também para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos participantes.

Estudo expõe realidade de alunos de pós-graduação brasileiros em meio à pandemia  – Jornal da Ciência
Pesquisa com mais de 47 mil pós-graduandos de todo o País mostra que estresse, pressão das universidades e mudanças repentinas nas rotinas e métodos estão interferindo na produção de estudos e trabalhos.

UFMG inaugura unidade em parceria com a Embrapii para inovação no setor automotivo – Notícias UFMG
Laboratórios da Engenharia e do ICEx integram a iniciativa; lançamento será nesta quarta, 25, às 17h, no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *