Educação pelo Brasil n.152

Metade dos professores do ensino fundamental (51%) conseguiu desenvolver pelo menos 80% do conteúdo previsto para o ano. Na outra ponta, 11% concluíram menos de 60% daquilo que deveria ter sido ensinado aos alunos. 

Quem sabe faz, quem não sabe ensina! – O Globo

Liquidar uma universidade é um crime inominável contra a juventude, contra o Brasil e contra o que nos torna humanos: a transmissão do saber 

Brasil joga fora excelentes iniciativas em educação – Poder 360 

Melhores resultados vêm da continuidade. É preciso respeitar Darcy, Anísio e Freire. 

“O currículo da cidade é a capacidade de aprender a ler o que acontece nela” – Centro de Referencia para a Educação Integral 

Autor de inúmeros artigos e livros sobre educação, formação docente, currículo escolar e inovação educativa, Jaume busca cada vez mais aprofundar a relação entre cidade e educação, propondo a noção da cidade como um texto que deve ser lido, interpretado e transformado pelos cidadãos. 

Ministério da Educação doa primeira biblioteca para o sistema prisional brasileiro – Portal MEC 

Mendonça Filho exaltou a felicidade em celebrar uma parceria “tão importante, envolvendo a área da educação e o sistema penitenciário paulista”. 

ONU reconhece iniciativas que promovem respeito à diversidade sexual em escolas brasileiras – Nações Unidas no Brasil 

Em Curitiba, o Prêmio “Educando para o Respeito à Diversidade Sexual” reconheceu na sexta-feira (17) 11 iniciativas voltadas para o combate à discriminação no ambiente escolar.  

Sobe para 157 o número de escolas no Pará com o “Jovem de Futuro” – Agência Pará 

Os professores e supervisores do Projeto Jovem de Futuro passam por formação para garantir o bom desempenho nas ações realizadas com os alunos. 

Ministro do STF suspende programa inspirado no Escola sem Partido – Gazeta do Povo 

Projeto estabelecia punição para professores que praticassem ‘doutrinação ideológica’ em sala de aula. 

MEC vai analisar contribuições ao novo currículo do ensino médio – Agência Brasil 

As mudanças com a reforma do ensino médio devem levar o Conselho Nacional de Educação a ajustar 11 resoluções, disse o presidente do órgão, Eduardo Deschamps, que também vê a necessidade de adaptar regulamentações e normas infralegais. 

SBPC divulga nota pública sobre a reforma do Ensino Médio – Jornal da Ciência 

No documento divulgado nesta quarta-feira, a SBPC solicita aos secretários de Educação de Estados e Municípios e ao Ministério da Educação “que orientem seus sistemas educativos para que TODAS as escolas de Ensino Médio tenham a oferta de TODOS os componentes curriculares que integram a Base Nacional Comum Curricular, e que permitam aprofundamentos nas áreas que a compõem” 

Por meio da capoeira, projeto da UFT estimula reflexão sobre preconceitos raciais – Conexão Tocantins  

Promover a reflexão e a superação das práticas e ações que configuram racismo, marginalização e preconceitos étnico­raciais através da prática de capoeira.  

Dê sua opinião: governo federal pode se tornar responsável pelo piso salarial dos professores – Agência Senado 

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde teve como relator o senador José Maranhão (PMDB-PB). Agora aguarda votação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, posteriormente, da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). 

Censo escolar e o Plano Nacional – Valor Econômico 

O Censo Escolar de 2016, apresentado em fevereiro pelo Inep/MEC, tratou essencialmente de quantificar dados referentes a insumos, processos e alguns resultados, como as taxas de promoção e evasão de alunos. O que mais chamou atenção foi a linguagem usada.  

“Não existe país digno e justo sem uma educação superior forte” – Nossa Ciência 

A afirmação é do novo reitor da UFCG,Vicemário Simões, que tomou posse na última sexta-feira na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. 

“A política de segurança pública deve se basear na evasão escolar zero”, diz Marcos Rolim – Revista Época

Doutor em sociologia, Rolim acompanha a segurança pública há mais de 20 anos. Sua mais recente pesquisa mostra a influência direta da ausência de
escola na vida de jovens violentos 

Brasil já tem cerca de 40 alunos com Síndrome de Down nas universidades – Extra 

Apesar de o direito à matrícula de pessoas com Síndrome de Down nas escolas e universidades ser garantido por lei, Patrícia conta que ainda são muitos os casos de instituições que, apesar de aceitarem a matrícula destes alunos, não fazem ajustes necessários para os receber de forma adequada. 

Para cobrir educação inclusiva como direito, sem simplificações – Jeduca 

Datas internacionais da Síndrome de Down e do autismo são bons ganchos para tratar da relação entre educação e deficiência, que ainda tende a receber na mídia o tratamento de “problema a ser superado” 

5 passos para os dados tabulados no diagnóstico fazerem a diferença na escola – Gestão Escolar 

A tabulação é um dos passos mais importantes desse processo porque é nela que teremos indicativos para conduzir um bom trabalho, principalmente no primeiro semestre.  

Com apoio de Fundação Lemann e Google, NOVA ESCOLA publicará milhares de planos de aula gratuitos e alinhados à Base Nacional Comum – Revista Nova Escola
O projeto, anunciado nesta quarta (22), vai oferecer recursos pedagógicos de alta qualidade para ajudar os professores a garantir o aprendizado dos seus alunos.

Ministério da Educação quer rediscutir proposta de lei de responsabilidade educacional – Agência Câmara de Notícias

A proposta estende punições previstas na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) ao gestor público que permitir, injustificadamente, o retrocesso da qualidade da educação básica nos estados, municípios e Distrito Federal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *