Educação pelo Brasil n.119

Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas – Daisy Silva – MATÉRIA EXCLUSIVA

A iniciativa visa a melhorar a qualidade das instituições e dos cursos ofertados, além de liberar informações para autoavaliação das instituições. A plataforma pretende também oferecer um banco de dados sobre os egressos. Nele, os estudantes formados poderão compartilhar sua evolução profissional pelo período de um a três anos.

Deputados de AL aprovam lei que proíbe professor de opinar em sala de aula – Diário de Pernambuco

Os deputados estaduais de Alagoas decidiram, no fim da tarde desta terça-feira, derrubar o veto ado governador Renan Filho (PMDB) ao projeto Escola Livre. Por 18 votos a oito, os parlamentares determinaram que os professores são obrigados a manter “neutralidade” em sala de aula e não podem “doutrinar” ou “induzir” estudantes em assuntos religiosos, políticos e ideológicos. O docente que descumprir essa ordem pode ser punido até com a demissão.

Além de AL, 4 estados e DF avaliam lei sobre ‘doutrinação’ em sala de aula – Portal G1

Ao menos três projetos de lei na Câmara dos Deputados e outros sete em quatro estados (SP, RJ, GO e RS) e no Distrito Federal buscam nova regulamentação da atuação dos professores dentro de sala de aula. As propostas são contra o que seus autores chamam de “doutrinação ou assédio ideológico”, e buscam a “neutralidade” dos docentes diante de questões políticas, ideológicas e religiosas.

Fapesp rebate Alckmin e diz que ‘ciência deve tornar pessoas mais sábias – Portal Painel Acadêmico

Por meio de seu site oficial, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) divulgou nota na qual afirma que continuará financiando pesquisas em todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico.

APP convoca alunos a não comparecerem às aulas no 29 de abril; Casa Civil diz que governo vai descontar o dia dos professores – Jornal Gazeta do Povo (PR)

Os cerca de um milhão de estudantes das 2, 1 mil escolas estaduais foram convocados pela APP-Sindicato, entidade representativa dos professores estaduais, por meio de panfletagem nesta semana, para não comparecerem às aulas nesta sexta-feira, data que marca um ano do dia 29 de abril – a “Batalha do Centro Cívico” – que em ocorreu em 2015 durante as manifestações contra a reforma da Paranaprevidência.

Sem punição, ‘batalha’ da PM contra professores no PR faz 1 ano – Jornal Folha de S. Paulo

Um ano depois do episódio, ninguém foi punido pela ação que deixou 200 pessoas feridas. Logo depois da batalha, o secretário de Segurança Pública pediu demissão. Fernando Francischini (SD-PR) reassumiu o mandato de deputado federal e, neste mês, deu um “sim” efusivo na votação pelo impeachment de Dilma Rousseff.

PNE em risco: mobilização alerta para a urgência no cumprimento das metas – Portal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Semana de Ação Mundial no Brasil pressiona pela regulamentação do Sistema Nacional de Educação e implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi).

Enem será considerado na avaliação do ensino superior – Portal EBC Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a contar na avaliação de cursos e de instituições de ensino superior. O desempenho servirá como marco zero da avaliação do estudante, que será feita também no final do curso. 

Ministério da Educação faz neste sábado primeiro simulado nacional do Enem – Portal EBC Agência Brasil

Amanhã (30), os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio poderão fazer o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet.  Para participar é preciso fazer a inscrição no portal Hora do Enem.

Quase metade das escolas indígenas não tem material didático específico – Portal EBC Agência Brasil

Ir para a escola e assistir aulas em outro idioma, não conhecer a própria história, aprender a história de outro povo e ter exemplos estranhos à realidade em que se vive é uma situação que parece irreal. No entanto, é assim que são educadas muitas crianças e jovens indígenas.

Inscrições do FIES 2016/2 começam em 14 de junho – Portal Brasil Escola

As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/2 serão feitas entre 14 e 17 de junho. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 27 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC).

Regras ganham mais flexibilidade para ampliar acesso de mais estudantes à educação superior – Revista Gestão Universitária
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As mudanças são válidas já para o processo seletivo do segundo semestre deste ano, antecipado para 14 de junho. Mais autonomia das instituições de ensino e distribuição mais equilibrada das vagas para cursos prioritários são algumas das novidades.

Dirigentes devem validar no Simec lista de escolas prioritárias para o “Mais Educação” – Portal da UNDIME

Está liberado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) a adesão, por parte dos Dirigentes Municipais de Educação à participação ao “Programa Compromisso de extensão da jornada escolar em escolas públicas de educação básica prioritárias”.

Assentados relatam dificuldades enfrentadas por estudantes para chegarem à escola em Santa Rita do Tocantins – Jornal Conexão Tocantins

Moradores no Assentamento São Judas, no município de Santa Rita do Tocantins, estudantes precisam caminhar cerca de 5 km até chegarem ao ponto de transporte escolar.

Sintet informa redução no tempo das aulas nas escolas da rede estadual para sensibilizar o governo a cumprir compromissos com os professores – Jornal Conexão Tocantins

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) divulgou carta aberta à população tocantinense informando redução no tempo das aulas nas escolas públicas da rede estadual.

Corte de bolsa de pós no exterior afeta credibilidade, dizem pesquisadores – Portal G1
Alta do dólar e cortes no Orçamento afetam programas da Capes e do CNPq. Acadêmicos avaliam prejuízos para credibilidade dos cientistas brasileiros.

Estudantes ocupam escola de SP contra ‘máfia da merenda’ – Jornal Folha de S. Paulo

Centenas de estudantes da rede estadual e escolas técnicas protestaram na tarde desta quinta-feira (28) contra a chamada máfia da merenda, que é investigada pelo Ministério Público, e pedindo que o governo estadual faça mais investimentos na área da educação.

Merenda no Paraná é arroz, feijão e olhe lá, por Esmael Morais – Portal GGN
O problema da falta de merenda nas escolas estaduais está se agravando e o governador Beto Richa (PSDB) põe a culpa na crise. Só que o governo continua criando mais cargos e contratando servidores comissionados com altos salários para abrigar e sustentar os aliados.

Sobe número de estudantes por sala de aula na rede pública de SP, diz estudo –Portal GGN

O número de alunos por sala nas escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo voltou a subir em 2016, revertendo tendência de queda observada desde 2007.

Por que os estudantes de São Paulo estão voltando a ocupar as escolas  Por Mauro Donato – Portal Diário do Centro do Mundo

Os estudantes da rede estadual de ensino e escolas técnicas e profissionalizantes (ETECs) e faculdades (FATECs) ocuparam na tarde de ontem o Centro Paula Souza que é o coração administrativo de todas ETECs e FATECs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *