Educação em debate, edição 306

É tudo para ontem, UFBACarla Aragão e Lilian Bartira Silva – EXCLUSIVO
Esse sentido de urgência, aliada a uma perspectiva crítica, criativa e verdadeiramente inclusiva, precisa pautar os encaminhamentos que serão tomados, à luz de uma profunda análise do Semestre Letivo Suplementar, a despeito de promover uma ampliação dos abismos já existentes na comunidade universitária.

Abram as câmerasAleluia Heringer – EXCLUSIVO
Se, no ano passado, a interrupção do ensino presencial significou instabilidade, desgastes e arranjos, iniciamos 2021 com experiência e compreensão do ensino remoto e o pleno domínio dos seus processos. Hoje, a situação não mais nos intimida. Tecnicamente estamos resolvidos, mas isso não é tudo.

Universidade derrotada: O ensino como espetáculoAlexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
As aulas devem ser experiências em que a objetividade social da transmissão de um saber se coloca, nada mais que isso. Se forem lentas, tanto melhor, é preciso de tempo para pensar e para formular uma boa expressão retórica.

Ir ou não ir à escola: eis a questão em tempos de pandemiaMarcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Sabe-se que inúmeras crianças e adolescentes anseiam em rever seus colegas e professores, assim como o direito de acesso à formação de qualidade deve ser seriamente considerada nas políticas educacionais nesse contexto de pandemia. Contudo, equacionar essas legítimas demandas não é tarefa fácil e não há uma resposta única para todas as situações.

Liberalismo e educação para a cidadaniaAntonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Essencialmente, os arautos do liberalismo concebem que o individualismo se revela a base da totalidade existencial que envolve os aspectos moral, político, cultural e econômico. O sujeito antecede a sociedade e se apresenta mais real que ela. Cada ser humano em particular é encarado como sendo de igual valor. A pessoa é vista como um ente solitário, fechada em si mesma, enclausurada em sua subjetividade. Seus interesses e aspirações são postos acima de tudo.

Vandalismo escolar: é preciso cortar o mal pela raiz – Marcus Periks Barbosa Krause  – EXCLUSIVO
A Escola é um patrimônio público, portanto, cabe não somente à comunidade escolar adotar medidas para sua preservação. Todos devem zelar por ela, isso inclui os pais dos alunos e a comunidade.

Prioridades na vacinaçãoWojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Alguns acham que têm mais necessidade, outros que têm mais direito e ainda há os que querem se vacinar de qualquer jeito, mesmo que seja preciso recorrer a meios extremos, lícitos ou ilícitos. A epidemiologia nos ensina claramente que deve ser considerada prioritária na vacinação a população constituída pelos indivíduos de grupos de risco.

Há um retorno possível?Laura Amato – EXCLUSIVO
Acredito que todos nós concordamos que as escolas realmente ficaram fechadas tempo demais e não sabemos ainda qual impacto isso terá, mas não podemos esquecer que a educação não é só pautada pelo conhecimento científico e crítico.

Professor homem na Educação Infantil: conheça os desafios e experiências – Nova Escola

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