Educação em debate, edição 226

Universidade e livre-pensar sob ameaça – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Ainda mais lamentável é supor que a crianças e jovens possa estar vedado algum conhecimento, de maneira que devesse haver um desestímulo ao que seria, nessa visão apequenada, inadequado.

Educação, mobilidade e meio ambiente: o transporte coletivo como pauta pedagógica – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Na perceptiva do movimento, a educação promove a mobilidade. Movimentar-se na cidade impõe reflexões urgentes que não podem mais ser ignoradas pelos educadores.

BNCC do Ensino Médio – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a BNCC do Ensino Médio aprovada na última semana.

Impactos da reforma trabalhista sobre os trabalhadores – Pensando Bem – Frederico Melo
Na coluna desta semana Frederico Melo, técnico do Dieese na Subseção da CUT Minas, fala sobre os impactos da Reforma da Previdência para a classe trabalhadora.

Editoras, Livros e Políticas Culturais no Exterior: para onde caminhará o Brasil? – Luciano Mendes
Qual será a política cultural e científica da equipe do novo governo,  que terá no Palácio  Itamaraty um sujeito que acha que o aquecimento global é criada pelos socialistas e que o marxismo começou sua sanha destruidora da cultura ocidental no final do século XVIII, quando Marx nem havia nascido.

Secretária do MEC explica Base Nacional Docente e diz: “não será obrigatória” – Nova Escola
Para Maria Helena Guimarães, ministério tem apenas como induzir aplicação do documento nos cursos de pedagogia e licenciatura

A Escola sem Partido retira do aluno o direito de pensar – Sindi-UTE Minas
O alunos precisam além de coordenação, ter o direito de pensar, para agir com senso crítico.

Onde a escola deve se colocar na Quarta Revolução Industrial? – Estadão
A grande novidade da Quarta Revolução Industrial está em sua velocidade, amplitude e abrangência.

Estudante de escola paga tem o dobro da chance de entrar na faculdade, aponta estudo do IBGE
Segundo a pesquisa, 79,2% dos estudantes que completam o ensino médio na rede privada ingressam no ensino superior. Na rede pública, esse percentual cai drasticamente — para 35,9%.

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