Educação em debate, edição 222

Universidade cobiçada – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
Como instância de produção e reprodução social, a educação está presente nas diferentes, e muitas vezes conflitantes, ideologias que habitam nosso cotidiano e que configuram representações distintas em disputa na sociedade.

Educação, empreendedorismo e contemporaneidade: possíveis caminhos para uma emancipação dos alunos-sujeitos – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O ensino do futuro requalifica educadores como elementos-chave para uma nova ordem socioambiental.

Brasil é o país que mais desprestigia a educação em ranking internacional – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre O pretígio da profissão professor no Brasil.

Moção de Repúdio à aprovação de diretrizes para o Ensino Médio pelo CNE – Anped
O financiamento da oferta privada com recursos públicos significa que o governo federal e os governos distrital e estaduais estarão terceirizando o que é de sua responsabilidade constitucional.

‘É o esvaziamento do currículo, seja pela dualidade, seja pela fragmentação’ – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Em entrevista, a pesquisadora Marise Ramos discute o significado das mudanças à luz da disputa que hoje se dá em torno de qual deve ser o papel do Estado no provimento da educação básica.

‘Escola sem partido não entra na USP’, garante reitor – UOL
Vahan Agopyan, reitor da USP, falou sobre o papel das universidades e a polarização política que atinge as instituições de ensino.

Ensino Médio: entidades repudiam CNE – Avaliação educacional
Entidades da área educacional divulgam Moção de Repúdio à aprovação de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio pelo Conselho Nacional de Educação.

Brasil fica em último lugar em ranking sobre prestígio do professor – Unisinos
Análise de 35 países aponta que desempenho dos alunos está ligado à valorização dos docentes. No Brasil, apenas 20% dos pais encorajaria filhos a seguir profissão.

Estamos no caminho certo? Como saber? – Café Filosófico CPFL
O mestre em educação Bruno Tovar Falciano traz a reflexão para pensar em nosso país, com toda sua dimensão e diversidade, quais têm sido os critérios internos de avaliação para saber se estamos bem ou estamos mal na educação.

 A ideologia do ENEM – Avaliação Educacional
O presidente eleito parece não perceber (ou faz de conta) que existem leis no país que vai governar e que, portanto, nem tudo depende da sua vontade.

Educação para o Século XXI: Uma luz no fim do túnel… – Alerta Total
O papel da gestão educacional do país é intensificar esta integração para acelerar o acesso e melhorar a qualidade do ensino e a inclusão de todos.

Mesmo sem virar lei, Escola Sem Partido já promove censura em sala de aula – Brasil de Fato
O projeto de lei tem recebido duras críticas em todo o Brasil por ferir a autonomia dos professores em sala de aula

Mais de 100 promotores e procuradores lançam manifesto contra ‘professores militantes e ativistas’
Nota Técnica ‘Escola Sem Partido’, divulgada nesta sexta, 9, alerta que ‘as famílias são lesadas quando a autoridade moral dos pais é solapada por professores que se julgam no direito de dizer aos filhos dos outros o que é certo e o que é errado’

As novas diretrizes curriculares para o ensino médio: o bom, o ruim e o inútil – Simon Schwartzman
O principal mérito destas diretrizes é que elas reafirmam a ideia fundamental da nova legislação sobre o ensino médio, a diversificação, que está lá no item VII do artigo 5, sobre os princípios gerais que devem fundamentar o novo ensino médio .

Afinal, o Escola Sem Partido é inconstitucional? – Nova Escola
Entenda os pontos de sustentação e conflito do projeto que almeja acabar com a “doutrinação na sala de aula”.

Qual a eficácia das propostas de Bolsonaro para a educação? – Deutsche Welle Brasil
Presidente eleito quer cobrança de taxas nas universidades públicas e transferência de recursos do ensino superior para a educação básica. Estudo da Câmara dos Deputados e especialistas contestam efeitos das medidas.

Uma montanha-russa chamada docência   – Rede professores Transformadores
A rotina de um professor é assim. Em uma sala de aula pode acontecer de tudo. O conteúdo a ser ministrado, frequentemente, é extrapolado por outras situações, cotidianas ou não.

O parentesco desastroso para a educação – Carta Educação
O parentesco entre Paulo Guedes, ministro da Economia, e Elizabeth Guedes, vice-presidente da Associação Nacional de Universidades Privadas, é incrivelmente conveniente para os privatistas do ensino.

Pesquisa mostra percepção de vários países sobre profissão do professor – CBN
Vários critérios são avaliados. País, por exemplo, está em primeiro lugar quando se avalia o quesito respeito dos alunos ao professor.

‘Escola sem partido, no fundo, é de um só partido’, diz reitora da PUC-SP – Rede Brasil Atual
Maria Amalia fala sobre relação entre universidade e sociedade, a ira da elite com o acesso dos pobres ao ensino superior e a desconstrução da lei da mordaça. No “Entre Vistas”, 22h, na TVT.

Mariano Jabonero: “Escola sem partido é uma coisa insólita” – El País Brasil

Secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos defende maior debate nas escolas e é contra políticas extremas

“Sem relação com o espaço, a educação fica esvaziada”, afirma professor da UFABC – Carta Educação

A Educação à Distância volta a ser vista como possibilidade ao Ensino Fundamental pela equipe do presidente Jair Bolsonaro. Especialistas mostram preocupação

Rossieli defende qualidade das provas do Enem após críticas – Agência Brasil

Questão do exame foi criticada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro

“O futuro da educação é a personalização de experiências”, diz criador do Pisa – O Globo

Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, diz que ampliará avaliação de competências cognitivas, sociais e emocionais: “alunos precisam disso para ter sucesso”

Prelúdio e talentos: esperanças no horizonte – Correio Braziliense (via Jornal da Ciência)
É preciso que identifiquemos os nossos talentos em todas as áreas de atuação e conhecimento para que tenhamos líderes que possam transformar o cenário atual em um cenário virtuoso.

Belíssima reflexão: ‘Os professores’, por Valter Hugo Mãe – Revista Pazes
Achei por muito tempo que ia ser professor. Tinha pensado em livros a vida inteira, era-me imperiosa a dedicação a aprender e não guardava dúvidas acerca da importância de ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *