Vol. 1, Nº 020 / Setembro de 2013 – sexta-feira, 20.

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 23 de setembro de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo dia 23 de setembro, o programa fará a transmissão ao vivo do VII seminário Educação Trabalho e Renda, que acontece na Faculdade de Educação da UFMG com Rodrigo Ednilson de Jesus, Coordenador do Programa Ações Afirmativas na UFMG, com atuação nas áreas de Políticas de Educação e Diversidade, Sociologia, Educação para as relações étnico-raciais e participação no Observatório da Juventude. Você pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Ciência Sem Fronteiras tem mais bolsistas no Nordeste – Jornal Estado de Minas
Historicamente menos prestigiado nas políticas de ensino superior, o Nordeste enviou o maior número de graduandos para o exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras, em relação ao número de estudantes da região. Até agosto, o governo concedeu 547 bolsas para cada 100 mil universitários nordestinos, contra 509 no Sudeste. As bolsas oferecidas pelo Brasil somam quase 37,8 mil – das 101 mil prometidas até 2015.

Pelo direito de ser especial – Campo Grande News
Senado e Câmara dos Deputados estão em meio a uma nova polêmica. Após enfrentar intensos debates sobre matérias variadas, como a distribuição igualitária dos royalties do petróleo aos Estados e o projeto do Ato Médico, e estar neste momento discutindo o fim do voto secreto, o Programa Mais Médicos e a proposta de reforma política, o Congresso Nacional se debruça também sobre projeto que envolve as organizações da sociedade civil que oferecem educação às pessoas com deficiência.

Baixa procura em cursos de licenciatura preocupa – Diário de Pernambuco
Dados do Censo do Ensino Superior 2012 mostram que os cursos de licenciatura não atraem estudantes. Divulgado ontem pelo ministro Aloizio Mercadante, o levantamento revela que as matrículas na área aumentaram apenas 0,8%, entre 2011 e o ano passado, e representam apenas 19,1% do total — bacharelados subiram 4,6% e tecnológicos, 8,5%. O indicador tem reflexo na educação básica, que encara um deficit de 170 mil professores em exatas. Os números preocupam educadores e o Ministério da Educação.

Investimento em educação é mal distribuído no Brasil – Tribuna do Norte
O relatório da OCDE mostra que o Brasil aumentou significativamente o investimento de 2000 para 2010, mas ainda está abaixo da média dos países da organização, que é de 6,3% do PIB. A porcentagem significa que, por aluno de instituição pública, o país investe, por ano, US$ 2,96 mil. Os países cuja proporção foi ultrapassada ou equiparada, investem mais em termos reais. A Hungria investe US$ 4,8 mil, a Itália US$ 7,83 mil e a Suíça, US$ 12,8 mil.

MEC lança programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor – Diário Catarinense
Com a oferta inicial de 30 mil bolsas em 2014, o Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira o Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor, para incentivar nas escolas públicas o estudo de disciplinas como matemática, física, química e biologia. O valor repassado aos estudantes de Ensino Médio será R$ 150. As bolsas serão concedidas a partir de fevereiro do ano que vem.

Pesquisa mostra que 90% acham que escola integral é ‘necessária’ – Folha de São Paulo
Nove em cada dez brasileiros consideram escola em período integral necessária para a educação das crianças. O resultado está em uma pesquisa nacional do Datafolha feita para a Fundação Itaú Social com 2.060 pessoas.

Especialista em educação e mercado de trabalho defende que o trabalhador é o diferencial da indústria – Diário Catarinense
A maior autoridade brasileira quando o assunto é trabalho e educação, José Pastore dá uma visão sobre os entraves no ensino brasileiro. O pós-doutor em sociologia e professor da faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, as duas da Universidade de São Paulo (USP), acredita que o que mais conta na produtividade é a formação básica, a lógica, o raciocínio, o domínio da matemática e da linguagem. Para ele, se o Brasil começar hoje uma revolução levaria uma geração — 25 anos — para se alcançar um nível educacional adequado.

Brasil está em 14º lugar no ranking mundial de pesquisas científicas – Agência Brasil
Os cientistas brasileiros publicaram 46,7 mil artigos científicos em periódicos no ano passado, número que coloca o Brasil em 14º lugar como produtor mundial de pesquisas. Segundo o relatório feito pela empresa Thomson Reuters, isso equivale a 2,2% de tudo o que foi publicado no mundo, em 2012. Nos últimos 20 anos, o país subiu dez posições nesse ranking.

Sem leitura, não se formam cidadãos – Folha de São Paulo
O que fazer com as crianças que, em várias partes do mundo, não têm adultos que apresentem e leiam livros para elas desde pequenas? A solução de Patrícia Aldana, editora guatemalteca radicada no Canadá, é conectar adultos disponíveis e prepará-los para serem mediadores de leitura, além de criar situações que permitam sua atuação. 

Educação a distância cresce mais que a presencial – Agência Brasil
A educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. 

Política de cotas avança na pós-graduação – Jornal da Ciência
Menos de um ano depois da vigência da Lei de Cotas, que garantiu pelo menos 12,5% de reserva de vagas em todos os cursos de graduação das universidades e institutos federais, algumas instituições de ensino superior foram além e já aplicam políticas afirmativas na pós-graduação. É o caso do programa de Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, que vai reservar pelo menos duas vagas para indígenas e adicional de 20% para candidatos negros, além de nota de corte inferior aos outros concorrentes.

Falando grego na sala de aula – O Estado de São Paulo
Desde fevereiro, as disciplinas Grego e Latim são obrigatórias para os cerca de 250 alunos do 4.º e do 6.º ano da Escola Municipal Amorim Lima. A iniciativa integra um projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Segundo a diretora da escola, Ana Elisa Siqueira, o objetivo é aumentar o repertório das crianças, além de desenvolver novos mecanismos de raciocínio. “Os textos utilizados também abordam questões sobre as origens da nossa cultura, ligadas à Grécia e a Roma.”

MEC usou menos de um terço do orçamento da pasta no primeiro semestre – Agência Brasil
Nos primeiros seis meses deste ano, o Ministério da Educação (MEC) usou menos de um terço do orçamento aprovado para a pasta. Desse total, 2% foram usados em investimentos, ou seja, no que é incorporado ao patrimônio público.

‘Atitude nas escolas é permissiva com o bullying’, diz escritora – Jornal O Globo
Para a escritora nova-iorquina Laurie Halse Anderson, a literatura é o melhor caminho para que os jovens estejam prontos para enfrentar o mundo real. E é através de um romance que ela tem ajudando milhares deles. Lançado em 1999, “Fale!” conta a história de Melinda, estudante do ensino médio que precisa lidar com problemas como bullying, abuso sexual, depressão e mudanças físicas, tão comuns a jovens de todo o mundo.

O direito ao letramento – Folha de São Paulo
“Fui passando, passando, passando e cheguei na quinta série sem saber ler nem escrever. Daí minha mãe me colocou na primeira série de novo, quando eu tinha 11 anos.” Essa é a trajetória da Tia Edna, que, mesmo sem abandonar os estudos ou ser reprovada, concluiu o ensino médio apenas aos 22 anos. Hoje, com 39, ela se dedica a dar aulas de reforço para crianças na periferia de São Paulo, a maioria não alfabetizada.

Universidade deve fazer patente? – Folha de São Paulo
Enquanto há quem diga que universidade não deve fazer patente, mas deve se preocupar com ensino e formação de conhecimento, no Brasil cinco dos dez maiores responsáveis por pedidos de patentes são justamente universidades.

Morto há 33 anos, Piaget ainda é mal interpretado por educadores – Portal Terra
Neste dia 16 de setembro, completam-se 33 anos da morte de Jean Piaget. E ainda há educadores que interpretam mal seus conceitos – e assim o aplicam em sala de aula. O protagonismo dado à criança pelo construtivismo acaba muitas vezes relegando o professor a um mero figurante, o que não era o objetivo do pensador.

O desafio da classe digital – O Estado de São Paulo
Embora a tecnologia esteja disseminada fora da escola, aplicá-la em sala de aula ainda é um desafio para os educadores. Mesmo em São Paulo, a maior cidade da América do Sul, são poucos os colégios que aplicam – com planejamento, seleção adequada de materiais e capacitação de professores – recursos digitais além do uso simples de computador e iPad.

Riqueza negra na educação – Tribuna do Planalto
Coordenador da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Daniel Cara, considera que concentração dos recursos do pré-sal, destinados à educação e saúde, nas mãos da União pode dificultar os investimentos na escola pública. 

Ensino superior cresce menos em 2012 – Jornal Estado de Minas
O ensino superior teve um crescimento menor no número de matrículas no ano passado. Foi o que revelou o Censo da Educação Superior 2012, divulgado nesta terça-feira, 17, pelo Ministério da Educação. Enquanto em 2011 o aumento em relação a 2010 chegou a 5,6% (de 6,38 milhões para 6,7 milhões), em 2012 o porcentual foi de 4,4% – 7,03 milhões.

As fronteiras (secas) do saber – Revista HCS Manguinhos
Há certas semelhanças entre o sistema de cotas e a profissionalização de uma atividade intelectual, o primeiro visando criar espaços reservados, ou garantidos, para a segunda. Tanto num como noutro caso, vejo algumas (des)vantagens indiscutíveis, se tivermos em conta os limites ou contextos em que tais medidas, programas ou corpos legais sejam conduzidos ou regulamentados.

MEC recebe propostas de aplicativos educativos – Portal do Aprendiz
O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para receber propostas de aplicativos educativos para tablets. Os aplicativos selecionados serão utilizados em tablets distribuídos pelo Ministério e devem ser totalmente gratuitos para os usuários, funcionar em Android 4.0 e estar disponíveis no Google Play.

Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 16 de setembro de 2013
Tema: O acampamento dos professores em frente à casa do governador Antônio Augusto Junho Anastásia e sobre a CONAE 2014 (Conferência Nacional de Educação).
Entrevistadas: coordenadora geral do Sindiute MG, Beatriz Cerqueira.

Pesquisa Educacional em Pauta: Ações de formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará?
O texto relata as principais ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que são desenvolvidas com profissionais do Sistema Prisional do Ceará. Atualmente, no Brasil são desenvolvidas tão somente duas ações de formação de professores do Sistema Prisional, no nível de especialização, uma delas executada no Ceará. 

Boletim Pensar a Educação em Pauta
www.pensaraeducacao.com.br
www.facebook.com/[removed]pensaraeducacaopensarobrasil
twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: 
Isabella Brandão
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

 

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