Ciência na Praça – e de graça!

Vivian Teixeira

O convite desta edição não será a apresentação de um bom livro, mas um chamamento, uma singela convocação, uma espécie de anúncio público ou apenas uma solicitação de presença. Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, acontece a maior mostra de ciências de Minas Gerais na Praça da Liberdade, a Inova Minas FAPEMIG, que tem a ciência como núcleo, mas que também reúne atividades relativas à tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A ideia é justamente levar a população para conferir as pesquisas e projetos científicos financiados no Estado para a praça –  lugar de circulação, de lazer e de conhecimento. Mostrar que se pode ver uma competição de robôs feitos por alunos do Cefet, participar de um campeonato de cubo mágico, fazer uma oficina com os vinhos produzidos pela Epamig e ainda ver espetáculos de ciência do Circo da Física da PUC-Minas. E essas são apenas algumas das atividades que estarão nessa grande Mostra.

Caminhando pela Praça, ainda será possível encontrar e conversar com pesquisadores de diversos institutos de pesquisa de Minas Gerais. Mas é preciso ficar atento para reconhecê-los, porque eles não estarão com seus famosos jalecos brancos, pois a ideia é mostrá-los como são – igual a qualquer um de nós. São pesquisas sobre saúde, agricultura, engenharia, educação, direito e de diversas outras temáticas que serão mostradas por meio de uma linguagem acessível e com a exposição de alguns protótipos.

Enquanto os adultos poderão assistir a palestras sobre inovação e empreendedorismo, na Alameda do Conhecimento; crianças e adolescentes poderão visitar os caminhões da ciência da Funed, da UFMG, do Laboratório Aberto do Senai e ainda conferir outras iniciativas itinerantes que estarão espalhadas pelo local. Entre uma atividade e outra, os participantes ainda poderão aproveitar alguns shows e outras atrações culturais.

Durante a Inova Minas, será lançado o Portal de Periódicos de Minas Gerais. A plataforma digital é resultado de um trabalho desenvolvido por pesquisadores da UFMG, a pedido da FAPEMIG. Foi realizado um trabalho minucioso de mapeamento das revistas científicas do Estado que, agora, estarão reunidos em um só local. Com o lançamento, Minas Gerais torna-se o primeiro Estado a elaborar uma “política de periódicos”.

Como se pode ver, será um encontro rico em diversos aspectos e que merece a presença da população de Belo Horizonte, da Região Metropolitana e das demais regiões do Estado. O evento é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e de diversos outros atores. A programação completa e outras informações podem ser conferidas no site do evento: http://inovaminas.fapemig.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *