Pensar a Educação, Pensar o Brasil

Em uma notícia recente, chegou-se ao dado de que apenas 29% dos municípios brasileiros realizam ações consistentes para implementação da Lei 10.639 nas escolas brasileiras. A Lei que visa garantir o ensino da cultura afro-brasileira busca reparar as desigualdades históricas produzidas pelos processos de colonização na história brasileira. 

Ao mesmo tempo que a educação antirracista precisa aprimorar seus instrumentos para continuar ampliando seu alcance, é verdade que setores da política educacional ainda não se responsabilizaram por uma mudança significativa do currículo, ainda bastante eurocêntrico. 

Estamos certos de que o compromisso por uma educação antirracista é decisivo para a efetivação de uma sociedade democrática, bem como para a elevação dos patamares de qualidade social das nossas instituições. Não podemos prescindir daqueles(as) que construíram o passado, reinventam o presente e sonham nosso futuros mais emancipados e verdadeiramente justos. 

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil se comprometeu, ao longo desses anos, em defender esses princípios em suas edições. Igualmente, se esforçou por garantir, semanalmente, um debate de qualidade, por meio da formação e reconhecimento da autoria de professoras e professores. 

Diante dos desafios que se transformam, continuamos assumindo o compromisso de nos renovarmos, de modo a pautar das mais diferentes formas a educação que desejamos. Contamos com você nessa nova fase do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil. 

O jornal vai ao ar também na semana em que se encerra mais um ciclo na coordenação executiva de sua editoria. Nesse momento de transição, nossa equipe tem buscado levar a cada professora e professor o que há de mais importante no debate público da educação brasileira. Agradeço a companhia até aqui e me despeço na esperança de poder reencontrá-los(as) na luta cotidiana pela qual construímos outros futuros para a educação que aqui pensamos: “Não nos afastemos, não nos afastemos muito. Vamos de mãos dadas” (Carlos Drummond de Andrade). 

Boa leitura! 

João Victor da Fonseca Oliveira, editor-chefe do Jornal Pensar a Educação em Pauta (2012-2023).


Imagem de destaque: Galeria de Imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *