O Núcleo de Estudos de Recepção e Mediações em Comunicação Pública da Ciência –NERCOPC – é um grupo de pesquisa inscrito no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vinculado ao MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o incentivo à pesquisa no Brasil.

Sua proposta é contribuir para ampliação e democratização do debate Ciência/Tecnologia e Sociedade, desenvolvendo estudos de recepção e mediações em comunicação pública da ciência. As pesquisas abordam as complexidades advindas de fatores culturais, políticos, históricos e sociais que afetam a inserção dos sujeitos nesse debate e se inscrevem na Linha Temática Estudos de Recepção e Comunicação Pública das Ciências, a qual aglutina estudos que visam a entender os processos de apropriação e mobilização pública das ciências e da tecnologia pela população em geral ou por grupos populacionais e/ou profissionais específicos.

Atualmente, o NERCOPC congrega uma rede projetos oriundos de instituições como universidades públicas, centros federais de educação tecnológica e fundações estaduais de pesquisa, apoiados financeiramente por agências de fomento e de apoio à pesquisa. Esses projetos são corpus de investigação da pesquisa em curso, no âmbito do Núcleo, intitulada Contribuições da comunicação para o debate sobre ciência e tecnologia: um estudo de recepção e mediações em ações de comunicação divulgação cientifica.

O Núcleo atua de maneira integrada com o OBCOPC – Observatório da Comunicação Pública da Ciência, que é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822/2022.

As reuniões NERCOPC acontecem quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH/UFMG, no terceiro andar, na sala 3047.

Líderes do grupo:

Valéria de Fátima Raimundo : professora Departamento de Comunicação Social/UFMG FAFICH/UFMG – Lattes

Luciano Mendes de Faria Filho:  professor da Faculdade de Educação/UFMG – Lattes

Professores e professoras:

Camila Mantovani: professora Departamento de Comunicação Social/UFMG – Lattes

Mauricio Guilherme: professor do Uni -BH e FAPEMIG – Lattes

Jornalistas:

Vanessa Fagundes: PCCT/FAPEMIG – Lattes

Vivian Teixeira: PCCT/FAPEMIG – Lattes

Yolanda Assunção: PEPB/UFMG – Lattes

Alunos:

Verônica Soares Costa: doutoranda do PPGCOM/UFMG – Lattes

Thayse Menezes: graduanda em Comunicação Social/FAFICH/UFMG – Lattes

 

Projetos acompanhados:

Ciência em Movimento – Funed

Ciência Móvel – EPAMIG

GEPTT – CEFET-MG

Pensar a Educação, Pensar o Brasil – UFMG

Processos do Conhecer – UFMG

Sentidos do Nascer – UFMG

A Formação Política pela Sétima Arte – UFU

Últimas Notícias