Lélia Gonzalez: por um feminismo afro-latino-americano

Alexandra Lima da Silva

Apesar de todas as muitas dificuldades vividas no ano de 2020, este também foi um ano fértil para muitas rosas negras. Este foi o caso de Lélia Gonzalez, que finalmente mereceu uma obra à altura de sua existência. Para mim, este belo livro é também, uma justa reparação histórica ao pensamento e obra desta importante intelectual brasileira: “filósofa, antropóloga, professora, militante do movimento negro e feminista precursora, Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX” (RIOS & LIMA, 2020). 

Acredito sim que o livro Por um feminismo afro-latino-americano seja leitura obrigatória e urgente, e deveria constar nas ementas das disciplinas dos cursos de formação de professorxs no Brasil. 

Organizado pelas professoras Flavia Rios e Márcia Lima, as quais também assinam a bela introdução, o livro conta com publicação da Zahar, e estrutura-se harmonicamente em 3 partes: Ensaios; Intervenções e Diálogos. 

Que as palavras de Lélia González sigam presentes e sejam semente. 

Axé.

Para saber mais:

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afr-latino-americano. Organização: Flavia Rios; Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.


Imagem de destaque: Zahar / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *