Jornal 348

Vol. 15, Nº 348/maio de 2022 – sexta-feira, 13.

EDITORIAL

Pela Reconstrução da Educação Nacional

Não resta dúvida, hoje, que precisamos reconstruir a educação pública brasileira. Depois de seis anos sob ataques sistemáticos das forças conservadoras e  da destruição imposta pelo atual governo federal, a escola pública brasileira precisará de uma atenção especial.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Letras e números, anotações para uma arqueologia da língua – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
A língua, o idioma, é uma coisa viva, no sentido de que vai se transformando com o tempo. Em nossa linguagem estamos constantemente criando palavras e algumas até acabam por se incorporar à norma culta, aparecendo nos dicionários.

Retomada das aulas: saúde mental, aprendizados e reaprendizados – Rafael Vinicius da Fonseca Pereira – EXCLUSIVO
Com a retomada das aulas presenciais, é possível notar um aumento do número de reclamações relacionadas à ansiedade presente nos educandos, bem como o avanço do estresse e da fadiga, a dificuldade de concentração, a indisposição para realizar tarefas e atividades, etc.

Parques urbanos como espaços de visitação e educação socioambiental: um esboço sobre a realidade da Grande BH – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
O presente trabalho visa analisar as áreas naturais inseridas no contexto da Região Metropolitana de Belo Horizonte como áreas prioritárias da biodiversidade associadas à prática do lazer, contemplação e qualidade de vida.

Os militares e a Educação  – Parte I – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Ainda havia quem imaginasse, nos anos 1980, que uma revolução pelas armas era possível e desejável no Brasil. Essa fantasia já não está presente, e quando vemos Cuba e Nicarágua longe de patamares democráticos mínimos, parece que alguma coisa falhou por lá, apesar da legítima rebeldia contra a opressão e a tirania.

Brasil entre bíblias e armas – Raquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
Trazemos aqui um paralelo com a política educacional adotada nos últimos anos no Brasil. Em julho de 2021, o então Ministro da Educação Milton Ribeiro participou de um evento no qual, entre outras coisas, teve a distribuição de bíblias. Segundo os presentes, o livro sagrado deveria ser distribuído em um evento religioso, porém foi entregue em um evento do Estado brasileiro.

O quanto eles sabem para nossa atualidade – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Os pensadores Comenius (1592-1670) e Rousseau (1712-1778) são dois grandes intelectuais que dedicaram atenção à educação. As propostas idealizadas por ambos são objeto de estudo nos cursos de formação de professores e não é sem motivo que isso acontece, afinal suas reflexões permanecem atemporais, pois falam sobre a importância da educação, como realizá-la e o resultado esperado.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
A CRÔNICA, um texto para adquirir o hábito da leitura – Alexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Costumo dizer aos meus alunos e leitores que a crônica é um texto fundamental para quem deseja criar o hábito da leitura. Inicialmente lemos um texto curto, que é a crônica, depois passamos para o conto, um texto um pouco mais longo, e assim por diante, até adquirir, de fato, o hábito da leitura.

Atos e fatos – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Nuvem de feira/ não é passageira/ vontade não cai/ Levanta!/ Yanomami/ Carijós/ Tapuias/ Xapiri/ Xamãs da palavra/ Tupinambás/ espírito em lava/ a porta/ aporta/                    …aqui!

CONVITE À LEITURA
“Amor é ação”: um convite à prática – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Gosto de trilogias no cinema. Mas bell hooks me ensinou a amar e aguardar ansiosamente pelos livros que compõem as trilogias escritas por ela. Agora temos acesso ao livro Tudo sobre amor, primeiro da trilogia dedicada ao amor. E essa é uma leitura para quem não tem medo de falar sobre esse tema.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
OPAS estabelece Comissão de Alto Nível sobre Saúde Mental e COVID-19 – OPAS
O trabalho da Comissão se concentrará em cinco áreas principais: recuperação da pandemia e promoção da saúde mental como prioridade; necessidades de saúde mental das populações vulneráveis; integração da saúde mental na cobertura universal de saúde; financiamento; e promoção e prevenção de condições de saúde mental.

O papel das mulheres na gestão de desastres no Brasil – Nexo
As mulheres se destacam em situações de crise. No entanto, essa participação fica restrita à sociedade civil. No âmbito político, as mulheres não têm a chance de atuar na gestão de desastres.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O retorno à escola e os novos desafios da escolarização – Alfredo Johnson Rodríguez – EXCLUSIVO
Ainda que permeada pela exaustão do confinamento social e das práticas educativas de natureza remota/virtual, a volta massiva de estudantes e educadores/as às atividades escolares efetivas e concretas ocorre num clima de tensão, medo e incerteza.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
À procura de uma autoria… – Rosa Gouvea de Sousa – EXCLUSIVO
Deve-se denunciar o impacto da neutralidade autoral e as tipificações que essa carrega. Este é um desafio que segue ao meu lado: como fazer pesquisa atenta às violências epistêmicas reproduzidas no sistema vigente acadêmico e como me deslocar para outros fazeres.

LIVRE EXPRESSÃO
Inacreditável Aberração – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Uma verdadeira aberração! Como se isto fosse incomum neste desgoverno. Esse senhor que se diz presidente de nosso país, sancionou uma lei que confisca o trabalho dos professores durante a pandemia. Seria como se todas(os) as(os) professoras(os) estivessem mortas(os) por mais de dois anos, portanto não trabalharam e, como não trabalharam, perderam os direitos ligados ao labor docente.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Brasil vive ataque legislativo e político contra educação sexual e de gênero, aponta ONG – Jornal da Ciência
Relatório analisou 217 projetos de lei sobre o tema propostos no País desde 2014 e investigou o efeito da pressão sobre professores.

Fundeb Permanente é tema de novo Estudo em Destaque – Câmara dos Deputados

Lula pretende ‘transformar’ universidades em 2023: ‘Elas precisam se abrir para a sociedade’ – Carta Capital
Segundo o ex-presidente, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o Planalto, a universidade “não pode ser um centro de luxo para produzir para ela própria”.

PENSAR INDICA
Flores de ébano: escrita de si como prática de liberdade  é uma exposição educativa virtual que procura dar visibilidade às escritas de si nas experiências de homens e mulheres que passaram pela traumática e dolorosa experiência da escravização. A exposição se situa no âmbito das preocupações da História da Educação, campo de pesquisa fundamental para promover uma educação para as relações étnico-raciais, no sentido de combater a cristalização de preconceitos e estereótipos, procura indicar que as escritas de si permitem a compreensão dessas pessoas como autores da própria história. A exposição é um convite para que possamos conhecer e respeitar as histórias de lutas de pessoas que foram injustiçadas, oprimidas e escravizadas. É preciso escutar as vozes destes homens e mulheres.  Acesse
aqui.

TIRINHA
Latuff