Jornal 346

Vol. 13, Nº 346/abril de 2022 – sexta-feira, 29.

EDITORIAL

Divulgação Científica: a hora e a vez das Redes!

A divulgação científica, muito salutar, infelizmente ainda encontra pouco apoio, quando não barreiras, em nossas instituições científicas e agências de apoio à pesquisa. Premidos pela necessidade de defender suas próprias instituições, um número cada vez maior de cientistas e estudantes têm se ocupado da comunicação pública das ciências, mobilizados pela vontade política de contribuir para que a população tenha mais acesso aos distintos modos de fazer ciência e aos conhecimentos aí produzidos.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Democracia do “tipo” universitária – Alexandre Fernandez Vaz EXCLUSIVO
O mais problemático, no entanto, é o fato de que ambas as chapas poderiam ter se ocupado de forma menos discreta da relação universidade-sociedade. Isso é antes sintoma de um processo do que falha delas.

Fraternidade e EducaçãoEugênio Magno – EXCLUSIVO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está trabalhando desde a Quarta-feira de Cinzas na Campanha da Fraternidade de 2022. A Campanha da Fraternidade (CF) visa promover diálogos a partir da realidade educativa do país, à luz da fé cristã.

Novo Ministro da Educação é nomeado pelo governo BolsonaroAPUBH UFMG+  – EXCLUSIVO
No último dia 18 de abril, o governo Bolsonaro nomeou Victor Godoy Veiga ao cargo de Ministro da Educação. A nomeação contradiz o discurso do governo Bolsonaro, que por várias vezes afirmou que nomearia ministros por critérios eminentemente técnicos às suas respectivas áreas.

Promessas que não acabam nuncaMarcus Periks B. Krause  – EXCLUSIVO
Todo ano surgem em nossas portas candidatos com promessas maravilhosas, afirmando que irão pôr fim ao analfabetismo, acabar com a evasão escolar, etc. Mas quando estes candidatos chegam ao poder não se observa, na educação, a prometida revolução defendida em seus palanques.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Corpos pela cidade acesaIvane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
De um lado da rua, o Angico Branco. Espirros verdes projetando-se sobre o corpo fundido. Fundiu-se aos paralelepípedos. Tragado. Indistinto. Raízes expostas. Da árvore. Do homem. Da miséria atropelando a noite.

Ensaio sobre o meu amor – Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça – EXCLUSIVO
O amor nasce com o tempo. Na convivência com o ser desejado, a paixão cede lugar ao nascimento do amor. Mas o amor precisa conhecer profundamente o outro ser, sente necessidade de uma entrega sem medos.

Heróis, mas nem tantoGustavo Neves – EXCLUSIVO
No momento mais crítico do isolamento, fazíamos promessas de que, uma vez debelada a pandemia, habitaríamos uma sociedade mais justa, cordial, humana e confiante na ciência. O amigo leitor há de concordar que não é necessariamente isso o que estamos assistindo.

CONVITE À LEITURA
Independência e Instrução no Brasil – João Victor da Fonseca Oliveira
O livro é organizado por Aline de Morais Limeira, Edgleide Clemente e José Gondra. Confira a descrição da obra fornecida pelos(as) organizadores(as). 

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O Direito Humano ao espaço públicoFlávio Alves Barbosa EXCLUSIVO
Penso que é urgente e necessária uma educação que promova e defenda o Direito Humano ao espaço público. Em primeiro lugar, importa dizer que espaço público é o meio que nos possibilita coexistir.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
Você é?Bruna Amato EXCLUSIVO
Tem de tudo, ali, naquela rede de conexões homogêneas, exceto homogeneidade. Um punhado de mancas, outras cegas, todas tortas – sem dúvida alguma. As dúvidas que pairam naqueles ares da manhã de sexta-feira: como parar de morrer?

LIVRE EXPRESSÃO
Sinais de Fumaça – Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
Este senhor, a quem muitos saúdam como presidente de nosso país, vivia às escondidas nos bastidores do poder do planalto central do Brasil. Quais os projetos que ele apresentou em benefício de nosso povo? Ou melhor, quais os projetos que ele apresentou em 31 anos de politicagem?  

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Projeto de lei que dá prioridade para filhos de vítimas de violência em matrículas nas escolas estaduais será analisado pelo Piratini – GauchaZH
A proposta foi aprovada de forma unânime na Assembleia Legislativa na terça-feira.

‘Escolaridade é muito mais ampla que o mundo do trabalho’ – CBN
Pesquisa do Instituto IDados apontou que 40% das atividades com maior número absoluto de trabalhadores entre 15 e 29 anos, têm o ensino fundamental incompleto como escolaridade mais frequente.

Leia mais.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Covid-19 demanda novas formas de distribuição de vacinasFiocruz
“Há muitos mísseis nucleares no mundo. Por que não temos instalações suficientes para a produção de vacinas?”.  A cobrança partiu de Adrian Hill, diretor do Jenner Institute, da Universidade de Oxford.

Saúde global e diplomacia da saúde: o que esperar em 2022?Fiocruz
O que se desenha, por enquanto, como desafio para 2022 é superar a pandemia e a imensa desigualdade sanitária e socioeconômica, buscar uma retomada social e econômica em bases realmente mais equitativas e estabelecer relações definitivamente mais sustentáveis com o planeta.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Bibliografia Viva: Pedagogia e Formação de Professores na obra de Iria Brzezinski. O Programa Bibliografia Viva, Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822 – 2022) em parceria desenvolvido em de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, a Equipe Audiovisual da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a Rede Comunica Educação e Portal de Livros Abertos da Faculdade de Educação, inicia na próxima semana, dia 29 de abril de 2022, a sua segunda edição.  Acesse aqui.

INDICAÇÃO DO(A) LEITOR(A)
João Victor Oliveira – UNESCO publicou, nesta quinta-feira (18/04), o  “Relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da Educação”. Acesse aqui.

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar