Jornal 343

Vol. 10, Nº 343/abril de 2022 – sexta-feira, 08.

EDITORIAL

Educação, fortalecer as resistências

Os últimos acontecimentos para os quais mais se chamou a atenção no país mostram que o Brasil de 2022 se assemelha, cada vez mais, com aquilo que nossas elites mais perversas sempre investiram em torná-lo: é a defesa da tortura pela família Bolsonaro, aqui; a contagem dos mortos durante o período chuvoso ali; é a denúncia de corrupção no MEC acolá; é a inflação que retorna galopante. Isso, sem contar a invasão das terras indígenas apoiada pela FUNAI, a continuidade da violência policial contra a população negra e periférica, a fome que volta a bater às portas de milhões de brasileiras/os.

Leia mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A construção da cidadania na Rússia – Antonio Carlos Will Ludwig EXCLUSIVO
As ideologias se encontram presentes em todas as formações sociais e, no caso da Rússia, a história registra que algumas delas influenciaram a formação de seu povo.

Educação, forma e afrocentricidade – Marcos Borges dos Santos Júnior – EXCLUSIVO
A população negra perante a contemporaneidade (2022), dentre as múltiplas adversidades que encontram na sociedade brasileira, constantemente necessitam construir instrumentos para sobreviver/ressignificar.

Gestão escolar em pauta: gestão de pessoas versus com pessoas? – Edilson da Silva Cruz – EXCLUSIVO
A administração da escola é essencialmente diferente da gestão empresarial. Na primeira, há um processo administrativo que considera cada um/uma como sujeito, visando sua formação humano-histórica como participantes ativos e conscientes da sociedade.

Hipotermia social e nossas salas de aula – Prof. MSc Leonardo Eustáquio  –EXCLUSIVO
Agrupar os humanos foi um trabalho evolutivo fantástico que gerou benefícios a todos que aceitaram se submeter às regras de convívio. E nessas regras precisam constar que devemos olhar o outro como olhamos para nós mesmos.

O impacto do novo ensino médio para a educação brasileira – Rita Rangel – EXCLUSIVO
Em vigor a partir deste ano, o Novo Ensino Médio propõe uma nova concepção para essa última fase da Educação Básica. O século XXI tem exigido rápidas mudanças, e a partir daí surgem as demandas com relação ao desenvolvimento de novas habilidades por parte dos estudantes.

Reinvenção docente na Pandemia – Saimo Ferreira de Souza –EXCLUSIVO
O distanciamento social provocou a suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades em todo território nacional. Foram momentos novos, muitas escolas de nível fundamental não estavam preparadas para o ensino remoto.

Sobre a proposta de Milton Friedman para a educação – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
A proposta de Milton Friedman de criar vouchers não é suficiente para resolver o problema da educação brasileira. Se não criarmos os mecanismos necessários para manter as crianças na escola, não irá adiantar de nada dar o voucher para que ela estude numa escola particular.

A Educação transforma a realidade ambiental e sociocultural – Vagner Luciano de Andrade e Nirza Coelho de Andrade – EXCLUSIVO
Descrever não é apenas enumerar o máximo de números presumíveis de pormenores. Basicamente, as sequências descritivas literárias se diferem das sequências descritivas técnicas pelo contexto apresentado na narrativa registrada.

Ministro da educação pede exoneração para fugir de denúnciasEXCLUSIVO
O Ministro Milton Ribeiro e o presidente Jair Bolsonaro decidiram por uma “saída honrosa”  após vir à tona denúncias. Trata-se do quarto Ministro da Educação em menos de quatro anos de governo Bolsonaro.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Pelas tipografias e seus papeis: a independência nos impressos da Parahyba do Norte– Aline de Morais Limeira –EXCLUSIVO
O mercado impresso na província da Parahyba do Norte no século XIX muito se assemelhou com o das demais regiões brasileiras e capital. Da mesma forma, foi muito semelhante a presença constante do assunto “Independência do Brasil” em seus materiais ao longo do século XIX e XX.

Maria Firmina dos Reis: mulher afrodescendente, escritora e educadora no Maranhão oitocentista – Zeila Sousa de Albuquerque – EXCLUSIVO
Não podemos deixar de mencionar a conquista de uma mulher negra, filha “bastarda”, fruto do incomum relacionamento amoroso entre uma portuguesa e um africano escravizado, no século XIX: Maria Firmina dos Reis.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Onde começam as guerras?
– Janayna Alves Brejo – EXCLUSIVO
No início da pandemia, muitos falavam que após essa experiência as pessoas se tornariam melhores. Mas, infelizmente, não foi bem isso que aconteceu.

Lá da casa da sogra – a dança das máscaras – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Com o curso da pandemia, não apenas as palavras se instalaram acontecimentos. As pessoas também. Invernadas, sem trato, salvaram o casco e afundaram a tripulação.

No resgate de alguns escritores – Suelio Geraldo Pereira – EXCLUSIVO
O Brasil é um país de memória fraca que esquece e ignora muito dos nossos escritores. Comparar é preciso para saber o que é bom. Entretanto, essas comparações são relativas e dependem muito do contexto histórico, social, econômico e cultural do momento.

CONVITE À LEITURA
King Richard: um filme sobre mulheres protagonizando por um homem
– Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A reação do ator Will Smith à piada ofensiva dirigida à sua esposa, ofuscou o próprio filme, que também merece um convite à leitura e à reflexão.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Novos dados da OMS revelam que bilhões de pessoas ainda respiram ar insalubre – OPAS
As evidências levaram a OMS a destacar a importância de reduzir o uso de combustíveis fósseis e tomar outras medidas tangíveis para reduzir os níveis de poluição do ar.

Dia Mundial da Saúde quer manter as pessoas e o planeta saudáveis – Onu
Nosso Planeta, Nossa Saúde é um movimento para criar sociedades mais preocupadas com o bem-estar e saúde das pessoas e do planeta. Este é ainda o foco deste 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde.

Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Educação e Direito: um passeio pela literatura
 – Joaquim Márcio de Castro Almeida – EXCLUSIVO
A obra de Franz Kafka é repleta de contos e romances que se desenrolam num contexto ditatorial, no qual não se tem um processo como garantia; senão, apenas, como simples instrumento da justiça, manejado por um distinto grupo de pessoas.

Eleições 2022: o que a Escola tem a ver com isso? – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
É preciso preparar a população para um voto de qualidade na escolha do Presidente da República, dos governadores de estado, bem como dos deputados e senadores para os parlamentos.

EJA EM PAUTA
Mano Brown: o sujeito da EJA por excelência – Daiana Maria da Silva – EXCLUSIVO
Já como professora, descobri a mágica de motivar meninos meio brigados com a escola usando as letras das músicas dos Racionais MC’s. Que magnetismo! 

LIVRE EXPRESSÃO
Marias do amor
 Ivane Laurete Perotti –EXCLUSIVO
Maria sem dono nem trono/ princesa em trapos,/ farrapos,/ amiga de homens e ratos/ monstros e gatos/ cavaleiros em seu colchão.

Já! Fora! – Dalvit Greiner –EXCLUSIVO
O que mais ouvimos nas manifestações em praça pública é o grito Já! O grito faz parte do nosso repertório pela urgência de nossas causas. Nossas causas são políticas e imediatas.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Nossos melhores cientistas são bolsistas de pós-graduação – Nexo
Ao contrário do que se pensa, pesquisadores formados e estabelecidos não são os maiores protagonistas de descobertas científicas.

Reconduzida ao cargo, reitora da UFMG defende universidade diversa Estado de Minas
Primeira dirigente reeleita para comandar a maior universidade do estado, Sandra Goulart foca na conjunção de qualidade e inclusão.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Divulgamos o e-book “Educação e Nação no Bicentenário da Independência”, uma obra produzida a partir do primeiro curso oferecido pelo Portal do Bicentenário. O livro traz discussões fundamentais sobre a educação brasileira, em diferentes perspectivas, envolvendo grupos da sociedade em sua diversidade, trazendo pautas essenciais a serem discutidas nestes 200 anos de Independência do Brasil.  Em breve sairá também a versão impressa. Boa leitura a todes!

Livro disponível para baixar no Portal do Bicentenário da Independência: Acesse aqui. 

A Campanha por mais Mulheres Escritoras, iniciativa do Canal Sororidade junto ao Fórum Social Mundial, lança, com participação gratuita, a coletânea Mulheres Maravilhosas Volumes I, II, III, IV e V. O objetivo é incentivar mulheres de todas idades a publicarem seus textos, já que muitas, por motivos diversos, deixam seus escritos esquecidos. Coordenado e mediado por Sol Figueiredo, as transmissões são sempre ao vivo pelo Canal Sororidade no Youtube, tendo a participação das autoras. Os volumes anteriores já estão disponíveis em e-book pela organização Sol Figueiredo e Margarete Prado. E o volume V que faz uma homenagem a três grandes compositoras: Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Elza Soares, terá seu lançamento em 13 de maio de 2022 com a participação mais uma vez de Maria Mariá (Maria do Rosário) homenageando Chiquinha Gonzaga e que em breve lançará seu livro individual. Acesse aqui.

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar