Educação em debate, edição 299

Estamos preparados para a Educação 4.0?Luciano Andrade Ribeiro – EXCLUSIVO
Com a aprendizagem por competências, espera-se aplicar melhor o conhecimento, de um jeito mais prático, para que seus resultados sejam efetivos de forma pragmática ou reflexiva.

IDEB enquanto indicador de resultados, e não de qualidade – Marcos Rogério – EXCLUSIVO
Apesar da importância do IDEB no apontamento de fragilidades relacionadas ao desempenho e ao fluxo escolar, o índice é insuficiente enquanto indicador de qualidade.

O direito à experiência escolar – Aleluia Heringer Lisboa Teixeira – EXCLUSIVO
A interrupção da convivência escolar devido à pandemia não deve ser vista como avanço, pois a maior tecnologia que uma escola pode oferecer está na redescoberta e na valorização do que nos torna humanos.

A cidade educadora de Belo Horizonte e a Serra do Curral enquanto seu ícone cultural e ecológicoVagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A Serra do Curral é um ícone ecológico e cultural para Belo Horizonte e, por isso, entendido como território de múltiplas possibilidades educativas sobre a história citadina e seus múltiplos itinerários.

O que esperar do ano letivo de 2020: o dever de casa de gestores, educadores aluno e família – Mariana Abbês Emery – EXCLUSIVO
A pandemia da COVID-19 acertou precisamente não só a saúde e a economia dos brasileiros, mas também a educação de milhões estudantes e sim, de seus responsáveis também.

Nova Constituinte, um projeto a ser construído – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Não obstante as defesas em contrário é inegável o fato de que a Constituição Cidadã, de 1988, que tantos avanços sociais garantiu em sua letra, carece de uma ampla e competente revisão para que a prática de seus enunciados seja uma realidade concreta.

Título de eleitor: o diálogoDalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Numa Democracia, o que vale
é o argumento e nenhum argumento justo, bom e verdadeiro se materializa numa relação entre as pessoas. O argumento é a arma das pessoas livres que não sentem medo, nem sentem necessidades.

Revisão Bibliográfica em Educação
Para marcar o lançamento da 20º edição do periódico Pensar a Educação em Revista e do ebook “Passando em revista: o que você precisa saber sobre sete temas em Educação”, o PENSAR ao vivo do dia 04 de novembro refletiu sobre os processos de revisão bibliográfica.

O ensino híbrido e a produção do idiota digital feliz – Avaliação Educacional
Recentemente havíamos mostrado como os norte-americanos estavam reagindo à invasão das telas nas escolas americanas com a produção de leis e normas que visam proteger seus filhos da excessiva exposição a dispositivos eletrônicos. O alerta agora vem da Europa.

Especialistas questionam projeções de Bolsonaro para a Educação – Carta Capital
Governo publicou decreto que institui a estratégia federal de desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031.

FGOEI: carta aberta à população de Goiás – Avaliação Educacional
O Fórum Goiano de Educação Infantil torna pública sua posição contrária ao retorno imediato às atividades educacionais presenciais na Educação Infantil, tendo em vista o contexto de pandemia e a especificidade que demarca a natureza do trabalho com crianças de zero até seis anos de idade em instituições como creches e pré-escolas, sejam elas públicas ou privadas.

 

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