EDITORIAL
Ciências Humanas e Sociais e a Política: a oferta da palavra
Nunca é demais lembrar que, há poucos anos, o governo petista excluiu as Ciências Humanas e Sociais de importantes iniciativas no campo da ciência e tecnologia e educação superior, como o Ciências Sem Fronteiras, por exemplo, e que há muito tempo no interior da comunidade acadêmica e científica – o que vale dizer, no interior das universidades – as ciências humanas e sociais não são de grande prestígio ou, mesmo, de suficiente respeito dos pesquisadores das demais áreas.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de agosto receberá a professora Stella Goulart, presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco. Vamos conversar sobre a proposta Future-se, do Ministério da Educação e outras políticas para a educação pública. Segunda-feira também tem a coluna Pensando Bem, Reportagem Especial, e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
Educação e Direitos Humanos – Luiz Carlos Castelo Branco Rena
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 05 de agosto recebeu o professor e pesquisador Luiz Carlos Rena, que discutiu a respeito dos Direitos Humanos e do papel da Educação para efetivá-los na nossa vida.
Memória e patrimônio da FaE UFMG – Eliezer Raimundo de Sousa Costa, Thais Kalile e Ana Claudia Avelar
O programa de rádio Pensar a Educação, pensar o Brasil do dia 05 de agosto também conversou com os pesquisadores do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da UFMG, que apresentaram o trabalho realizado no espaço.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Tsunami da Educação 13 A: movimento contra a violência histórica da direita – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
A violência é histórica e foi colocada como condição para formação da sociedade no Brasil.
Um Estado de loucos! – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
A cena favoreceu que um sentimento de tristeza rondasse a minha alma. “Algo de muito esquisito está nos tirando o direito à sobrevivência?”
A leitura democrática de paisagens na cidade e em seu entorno: debates e proposições – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
No contexto impertinente de cidade formal versus cidade informal, as ocupações urbanas dentre outras, são exemplos de busca de uma denominação comum que explicite o imaginário coletivo de todos que tecem a ordem/desordem social.
Problematizações curriculares I – as competências socioemocionais – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Enquanto pesquisador no campo dos Estudos Curriculares, senti-me com o compromisso político de compartilhar estudos e preocupações com os professores e com os formadores de professores para a Educação Básica.
Folha Universal – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
O problema é que o formato faz parecer jornal e, portanto, um compromisso com a verdade pública.
7 meses do Governo Bolsonaro: Destruição e Resistência -Educação em Pauta – Luciano Mendes
Professor comenta como as ações dos primeiros meses do governo Bolsonaro arrasam o sistema educacional brasileiro, sobretudo as políticas construídas nas últimas décadas visando torná-lo mais plural, democrático e emancipador.
Os impactos da reforma da previdência para os profissionais da educação – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG ressalta as consequências da Reforma da Previdência para a classe trabalhadora, quando acaba com o direito a uma aposentadoria digna.
Educação Democrática em instituições privadas – Reportagem Especial -Amanda Mendonça
A Educação democrática é um desafio para todos os níveis e sistemas de educação. Por isso a professora de sociologia da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro realizou em maio uma atividade que pensou a liberdade de ensinar nas instituições privadas de ensino.
Educação contra a barbárie – Blog do Prof. Christian
Na semana que marca a passagem do 50º ano do falecimento do filósofo alemão Theodor Adorno, voltar a ler seus textos é mais do que uma simples homenagem, é um exercício para compreender a atual realidade brasileira.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
VOCACIONAL: a escola que incomodou o regime civil-militar – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
O documentário de Ventura nos permite acessar uma página importante da História de Educação e nos obriga a relativizar os eventos da história recente que preocupam quem preza pela liberdade e se esforça para construir uma escola democrática e plural.
ENTREMEMÓRIAS
Não minha filha, isso é curso pra homem – Luciene Luvielmo Maicá – EXCLUSIVO
Os anos foram passando sem muitas lembranças marcantes até chegar o momento de tomar a decisão mais importante de minha vida naquele momento…
LIVRE EXPRESSÃO
Criança com fome não brinca – parte ii – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Quando o sinal fechou os portões da escola, as crianças sentaram na calçada. Uma ao lado da outra. Sem sorrir, sem falar, apenas sentaram.
PESQUISA EDUCACIONAL
O direito das crianças à alfabetização: um desafio na educação brasileira – Andreia Menarbini e Manuel Tavares Gomes – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
O artigo aborda questões que contextualizam a alfabetização infantil no país, retrata influências internacionais, relata um histórico sobre a alfabetização e perpassa pelas principais políticas nacionais de alfabetização implantadas, com destaque para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O ensino da ciência e da evolução – Capítulo II – Antonio Teixeira e Luiz Antonio Barreto de Castro – EXCLUSIVO
O enfumaçado papel social e cultural emascula a ciência biológica da evolução de tal forma que muitas vezes precisamos descartar embrulhos com disfarces pomposos e examinar apenas a essência da ciência pura.
“Estamos prevendo um tempo não muito alvissareiro à ciência”, diz pesquisadora – A Crítica
Secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vera Val aponta os prejuízos que podem ser causados à produção científica do País por conta do corte de verbas promovido pelo governo federal.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC bloqueia R$ 348,4 milhões para compra, produção e distribuição de livros didáticos – G1
Medida ocorre para atender ao novo contingenciamento de R$ 1,44 bilhão, anunciado pelo governo federal em julho.
AMÉRICA LATINA
Buscan las mejores prácticas para evitar la deserción escolar – El Tiempo – Colômbia
Ministerio de Educación invita a los colegios públicos a postular sus iniciativas.
PENSAR INDICA
O projeto Memórias Indigenistas no Nordeste, iniciado em 2013, tem o intuito de recuperar e organizar acervos documentais a respeito das trajetórias do movimento indígena e do indigenismo nesta região do Brasil. Tal empreitada é o desdobramento do trabalho de salvaguarda, pesquisa e divulgação do acervo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) – Regional Nordeste, construído a partir da década de 1970.
OPINIÃO DO LEITOR
Joaquim Ramos em 04/08/2019 – (EDITORIAL– Edição 246 – 02/08/2019 – HÁ SAÍDAS!)
“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”! Fora Bozo! Lula livre!
Eu pergunto a você aonde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar
Ana Luiza j. Costa em 02/08/2019 – (EDITORIAL– Edição 246 – 02/08/2019 – HÁ SAÍDAS!)
É bom ler palavras de esperança nesses tempos!
Dalvit Greiner de Paula em 02/08/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 246 – 02/08/2019 –Presença do aluno, presença do professor)
Sim, Kuleska. A mediação do professor é muito importante nessa relação, seja presencial ou a distância. O que não podemos é abrir mão dos professores/as. Nunca!
Dalvit Greiner de Paula em 02/08/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 246 – 02/08/2019 –A Pedagogia da Faca)
Isso mesmo, Matheus:
“Arma de pobre é fome, é facão
Abre semente, aperta inimigo, espeta até gavião”.
São fases: daqui a pouco é hora de espetar gavião com nosso facão guarani.
Abraços, de Minas!
Dalvit Greiner de Paula em 02/08/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE– Edição 246 – 02/08/2019 – Do bicho-de-pé às marcas na alma)
Que bom, Aleluia! Acreditava que só a minha família era doida. Nossa mãe, a guardiã das grandes regras, nos ensinou a viver na rua. Brincamos, vivemos, aprendemos, fomos meninos e meninas da rua em que moramos até hoje. Uma das experiências pedagógicas de minha irmã (aqui em casa somos muitos professoras e professores) é recriar as brincadeiras de nossa infância com as suas crianças. Para quê? Para aumentar-lhes a infância.
Abraços!
Leticia Schneider em 02/08/2019 – (EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS – Edição 246 – 02/08/2019 – Estado laico, Direitos Humanos e Educação: aprendizagens possíveis)
Excelente texto. Parabéns aos autores.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção– Seminário na UFABC analisará o “Future-se”. O evento no próximo dia 12 pensará a Universidade Pública Brasileira entre impasses e promessas.
Yolanda Assunção– O Plantão Psicológico volta a atender alunos, professores, técnicos e terceirizados da UFMG depois de três anos. Oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), o projeto de extensão tem o objetivo de beneficiar pessoas que sentem necessidade de conversar e refletir com um profissional sobre o momento que está vivendo.
Gilmar