Conquistas e desafios da produção científica no Brasil

Na próxima segunda-feira, dia 26 de julho, às 10h,  o “E por falar em ciência…” organiza um bate-papo para dialogar sobre a produção científica e as trajetórias dentro da academia. A proposta é conversar sobre a importância e os desafios de se fazer ciência no Brasil, considerando a baixa remuneração e a desvalorização do trabalho do(a) cientista e do(a) pesquisador(a).

A live “Conquistas e desafios da produção científica no Brasil” surge pelo desejo de discutir a produção científica no país a partir de algumas questões acerca do assunto. Quem faz ciência no Brasil, de que maneira e quais são os percalços encontrados pelas pessoas que seguem na vida acadêmica são algumas das perguntas que devemos fazer para compreender melhor a amplitude do tema.

Conheça os participantes:

Thiago Rosado é interiorano e licenciado em Teatro pela UFMG. Cineasta atuante na produção e investigação de documentários. Trabalha com produção, técnica e interpretação no campo do Teatro. Atualmente é coordenador executivo do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022) e atua nas produções do Estúdio de Produção Audiovisual (EPA).

Robson Nascimento possui graduação em Psicologia pela PUC Minas, especialização em História da Ciência pela UFMG, mestrado em Psicologia pela UFMG e doutorado em Psicologia pela UFMG. É professor do departamento de psicologia da PUC Minas e atua nos seguintes temas: história e epistemologia da psicologia, métodos qualitativos; biografia científica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica.

Cristiana Brito é bióloga pela PUC Minas e mestre e doutora em bioquímica e imunologia pela UFMG. Pesquisadora titular em saúde pública no Instituto René Rachou e coordenadora dos programas de extensão e divulgação científica da Fiocruz Minas. Também é coordenadora do coletivo CTSMov e secretária regional da SBPC-MG.

Melissa Souza é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem formação técnica em Administração pela ETEC Prof. Carmine Biagio Tundisi. Atualmente é bolsista no projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, e atua no Observatório da Comunicação Pública da Ciência.

A live “Conquistas e desafios da produção científica no Brasil” acontece na próxima segunda-feira, dia 26 de julho, às 10 da manhã, em youtube.com/pensaredu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *