Inteligência Artificial no Brasil: Ciência, ética e cotidiano

Integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Pensar ao vivo realiza um bate papo sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial e seus impactos na nossa rotina.  Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

 

A cada dia o mundo digital e o mundo físico estão mais interligados e, para muitos especialistas, trata-se de um fenômeno que nos coloca no centro de uma revolução digital. A Inteligência Artificial é um importante resultado da confluência de diversos empreendimentos tecnológicos, e tem sido reconhecida, atualmente, como uma das mais potentes propulsoras desse advento. São as plataformas digitais, a internet das coisas, os algoritmos, outras linguagens e tecnologias que, não só impactam a nossa vida cotidiana, mas também suscitam questões como os limites materiais e éticos das suas intervenções, entre outras, no desenvolvimento das sociedades e nas condições da vida humana.

No dia 21 de outubro, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o PENSAR ao Vivo discute a relação entre Inteligência Artificial, pesquisa e impactos sociais. Valéria Raimundo e Yolanda Assunção, do Observatório da Comunicação Pública da Ciência, uma das ações do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, recebem Gianna Sagazio (CNI), Renata Baracho Porto (UFMG) e Mauro Condé (UFMG) para um papo sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil, suas aplicações e impactos na sociedade.

Gianna Sagazio é diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria.  É membro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Renata Maria Abrantes Baracho Porto é arquiteta, cientista da computação, Mestre em Ciência da Computação e Doutora em Ciência da Informação. É professora da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, já foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e é membro do Instituto Internacional  de Informática e Sistemas.

Mauro Lucio Condé possui Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Filosofia. É professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o Scientia: Grupo de Teoria e História da Ciência da UFMG

Valéria Raimundo, é graduada e mestre em Comunicação Social e doutora em Sociologia e Política. É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do Núcleo de Estudos de Recepção e Mediações em Comunicação Pública da Ciência (NERCOPC) além de coordenar o Observatório de Comunicação Pública da Ciência, projeto de Extensão Universitária – PEPB/UFMG.

Yolanda Assunção é comunicóloga e coordenadora de comunicação do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

A Live “Inteligência Artificial no Brasil: Ciência, ética e cotidiano” será no dia 21 de Outubro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá intérprete de LIBRAS e emissão de certificado para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *