Bibliografia‌ ‌Viva:‌ ‌A‌ ‌Sociologia‌ ‌da‌ ‌Educação‌ ‌de‌ ‌Maria‌ ‌Alice‌ ‌Nogueira‌ ‌

Sabrina Moreira Santos¹

Nelma Marçal Lacerda Fonseca²

Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), o Grupo de Pesquisa GERAES da Universidade Federal de Ouro Preto, a Equipe Audiovisual e Portal de Livros Abertos da Faculdade de Educação, o programa visa dar visibilidade às trajetórias homenageando autores e autoras que contribuíram com seus estudos, pesquisas e publicações no cenário educacional brasileiro. 

A ação, que consiste em uma live, acontece toda última quinta-feira do mês às 19:00, pelo Youtube da Faculdade de Educação. Com a mediação do professor Luciano Mendes (FaE/UFMG) e Marcos Vinícius Fonseca (GERAES/UFOP), as lives terão como convidados pessoas que, de diferentes formas, cruzaram sua trajetória com a da homenageada ou homenageado do dia, debatendo seu percurso acadêmico como também as diversas facetas, incluindo as relações interpessoais. 

O programa foi inaugurado dia 27 de maio/2021, quinta-feira, às 19h, homenageando a professora/pesquisadora Maria Alice Nogueira, da FaE/UFMG.  Para conversar sobre a Sociologia da Educação de Maria Alice Nogueira contaremos com a presença de três importantes pesquisadoras que compartilharam vivências com a pesquisadora do campo da Sociologia da Educação, serão elas, as professoras Nadir Zago (UFSC), Marilice Nogueira (UFOP) e Tânia Resende (UFMG). 

Maria Alice Nogueira iniciou sua trajetória acadêmica em 1973, hoje aposentada, continua atuando no programa de pós-graduação da FaE, no Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE/UFMG), mantém suas produções acadêmicas em parceria com CNPq. Durante esses 40 anos de atuação no campo educacional, a educadora se dedicou a importantes pesquisas no campo da Sociologia da Educação, especialmente, nas temáticas família-escola. 

Junto a outros pesquisadores da FaE fomentou a criação do OSFE, participou ativamente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – Anped e da Sociedade Brasileira de Sociologia. Maria Alice é considerada uma das importantes pesquisadoras brasileiras que se dedicam ao estudo sobre a relação família-escola, no âmbito da Sociologia.

 

¹Graduanda em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de divulgação científica do Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022).

²Doutoranda FaE/UFMG. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *