Anarquismo, sindicalismo e instrução popular

O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 1 de setembro, tem como tema “Educação e resistências: Anarquismo, sindicalismo e instrução popular no Brasil“.  A live acontece às 17h, no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil e traz reflexões sobre experiências realizadas por trabalhadores da educação nos primeiros anos do século XX em conjunto com congressos operários.

Durante os primeiros anos do século XX, trabalhadoras e trabalhadores em educação criaram escolas para atender as deliberações dos primeiros congressos operários. Tal interface, tanto oxigenou os sindicatos, estimulando lutas que ultrapassassem as questões mais imediatas, quanto politizou o espaço da escola. Entre essas instituições de ensino, destacaram-se as Escolas Modernas de São Paulo, fechadas sumariamente no contexto da chamada reforma Sampaio Dória na década de 1920.

Conheça os participantes:

Leonardo Leonidas de Brito é doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense e professor no Colégio Pedro II (RJ). Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017.

Rafael Saddi é professor da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). É licenciado e bacharel em História pela PUC-GO, mestre e doutor em História pela UFG.

Luciana Brito é professora de Filosofia, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estuda educação na teoria e estratégia anarquista, com ênfase para o pensamento de Mikhail Bakunin.

A conversa terá a medição do Rogério de Castro, professor do Colégio Pedro II e de Vanessa Macêdo uma das coordenadoras executivas do Pensar a Educação Pensar o Brasil (1822 – 2022).

A Live “Educação e resistências: Anarquismo, sindicalismo e instrução popular no Brasil” será no dia 1 de setembro, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *