Educação Quilombola e Indígena: conversa sobre diversidades

PENSAR ao Vivo do dia 28 de outubro recebe pesquisadores para refletir sobre as peculiaridades da Educação Quilombola e Indígena e a construção de uma educação plural. Haverá emissão de certificado para os participantes. 

Com a chegada das eleições, é preciso refletir como as diversidades existentes dentro da educação devem pluralizar os saberes e aprendizagens e não alargar as desigualdades já existentes. Um ponto de atenção são os sistemas educacionais não tradicionais, como a educação indígena e quilombola. Para refletir sobre as necessidades e possibilidades desses sistemas, no PENSAR ao Vivo do dia 28 de outubro, Vanessa Macêdo e Paulo Vinicius da Silva (NEAB/ANPED/UFPR) recebe Givânia Silva (ABPN/CONAQ/UnB) e Jusnei Xakriabá (liderança e Professor Indígena) para um papo com pesquisadores e educadores da área. 

Givânia Silva é quilombola, professora e pesquisadora. É membro da Associação Nacional de Pesquisadoras e pesquisadores Negras e Negros e co- fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, onte integra os coletivos de mulheres e educação. Professora substituta da UnB e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, do Grupo de Estudo Mulheres Negras, Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais e do grupo Cauim.

Jusnei Xakriabá é uma liderança e educador indígena. É professor de Matemática, Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais e já integrou a Coordenação de Educação Indígena do Estado representando os povos indígenas de Minas Gerais.

Paulo Vinicius Baptista da Silva possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Educação e Doutorado em Psicologia Social. É fundador e editor da Journal of African and Afro-Brazilian Studies; foi da equipe de editores da revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e foi Editor da Educar em Revista. Atualmente é Secretário da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.

Vanessa Macêdo é Historiadora, Mestre e Doutora em Educação. Integra a coordenação do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022 e desde 2017 é editora executiva da Revista Brasileira de Educação Básica.

A Live “Educação Quilombola e Indígena: conversa sobre diversidades” será no dia 28 de outubro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificado para os participantes. 

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