RBEB lança chamada para edição especial

RBEB e EduMiTe lançam chamada para edição especial: Educação e Desastres Minerários

A Revista Brasileira de Educação Básica e o grupo de pesquisa Educação, Mineração e Território convidam, no período de 20 de julho a 20 de agosto, professoras e professores  da Educação Básica, para colaborar com suas experiências, reflexões e investigações críticas para a edição especial Educação e Desastres Minerários.

Os desastres provocados em 2015, pelas mineradoras Samarco-Vale-BHP ao longo da bacia do rio Doce, assim como o desastre provocado pela Vale, em 2019, no rio Paraopeba, intensificaram o debate sobre as controvérsias e os impactos da atividade minerária nos territórios.

No percurso dos rompimentos e das barragens que podem se romper, existem também escolas. Por isso, a parceria busca visibilizar práticas pedagógicas sob um olhar crítico, que refletem sobre os discursos acerca da mineração em um contexto crítico e diferente daqueles observados nos livros didáticos e nas atividades presentes no cotidiano de escolas das regiões onde as mineradoras atuam. 

Mesmo sob ameaça, professores e ativistas seguem trabalhando e lutando em conjunto, visando transformar a realidade e evitar perseguição e isolamento de quem ousa denunciar e se mobilizar contra os abusos da exploração mineral. 

Esta edição especial pretende apresentar, sob a voz dos professores e por meio de suas práticas, um estímulo ao debate em relação aos impactos dessa atividade no cotidiano de professores, comunidades e escolas, mesmo que em contexto perigoso. 

Professoras e professores comunicam suas práticas docentes e reflexões a respeito da escola e da profissão. O convite é para que possam também contribuir por meio da Edição Especial Educação e Desastres Minerários. É possível colaborar com artigos ou relatos de experiência em vídeo.

Mais informações podem ser encontradas na página da chamada. Para entrar em contato com a organização do número especial, envie um e-mail para desastresminerarios.rbeb@gmail.com

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